Page 41 - Revista EAA - Edição 64
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Indíce   Principais modos   Modos de sub-    Critérios      Parâ
                                               DR     de operação        operação                        metros
                                                         Saída
                                                       Aceleração                         Demora na troca
            Figura 2. Hierarquia da avaliação        Aceleração rápida  Troca de marcha durante   Redução de tração
                                                                        acel. a carga parcial
           de dirigibilidade com o AVL-DRIVE,         Liberação rápida  Troca de marcha durante   Tempo de troca
              no exemplo, temos a operação           Condução normal   aceleração a plena carga  Características das trocas de marcha
                    de mudança de marchas      Índice total dirigibilidade 7,26  Velocidade constante  Troca de marcha após   Aumento da acel.
                                                      Troca de marcha
                                                                        acel. a carga parcial
                                                                                            Trancos
                                                                        Troca de marcha após
                                                                        acel. a plena carga
                                                      Marcha-lenta
           sultados dos testes foram utilizados      Resposta ao acelerador  Redução de marcha pelo   Solavancos
                                                                          acelerador
           para identificar tendências que podem       Motor ligado    Redução de marcha após
           apoiar uma conclusão sobre como o         Desligamento do motor  rápida acel.
                                                                       Redução de marcha em
           etanol pode influenciar a dirigibili-       Vibrações         condução normal        Classificação de condução
           dade de um automóvel de passeio.                                                     Fatores ponderados
             É esperado que a dirigibilidade
           durante a fase de aquecimento seja   transientes como arrancada da imobilidade, acelerações, acelera e alivia, trocas
           afetada pelo uso do etanol (E100) e   de marcha, entre outras (figura 2). A análise estatística aplicada aos resultados do
           também que, em temperaturas infe-  AVL-DRIVE é realizada com testes de hipótese, comparando as medianas do
           riores a 17 °C, a combustão durante   etanol (E100) com as da gasolina (E25). Para cada um dos critérios, as amostras
           a partida se torne instável a ponto de   são comparadas seguindo o teste Mann-Whitney ou U-Test.
           ser necessário o auxílio de dispositivos
           como o de injeção de gasolina ou de   Resultados da análise estatística
           aquecimento de combustível (exce-  Para processar esses dados, um programa em Excel VBA foi criado para reali-
           to nos casos de motores com injeção   zar os testes estatísticos, identificando os critérios que mostraram uma diferença
           direta). Portanto, não é a intenção   significativa entre as medianas do etanol (E100) e gasolina (E25). O programa
           mostrar aqui o desempenho durante a   realizou 2.474 testes de hipótese, dos quais 465 tiveram a hipótese nula rejeitada,
           partida a frio ou dirigibilidade durante   significando que eles apresentam uma diferença estatística entre as medianas dos
           a fase de aquecimento, logo os resul-  dois combustíveis. Esses critérios foram preparados para identificar as tendências
           tados mostram comparações com em   entre todos os veículos medidos.
           temperaturas de motor estabilizadas.  Após compilar os resultados dos 465 testes que tiveram a hipótese nula re-
             O procedimento de testes execu-  jeitada, observou-se que apenas 17 dos 124 critérios, ou 14%, mostraram uma
           tado envolve manobras com diversas   tendência para o etanol (E100) ser estatisticamente diferente da gasolina (E25).
           combinações de cargas, rotações e   Isso mostra que em mais de 50% dos veículos medidos, tivemos 17 critérios mos-
           velocidades, incluindo manobras em   trando uma diferença estatística entre as medianas dos dois combustíveis. As fi-
           regime permanente e principalmente   guras 3 e 4 mostram os critérios AVL-DRIVE que possuem a tendência das


           Figura 3. Porcentagem de veículos que              Figura 4. Porcentagem de veículos que
           apresentaram uma diferença estatística entre       apresentaram uma diferença estatística entre
           etanol (E100) e gasolina (E25) / Tendência do      etanol (E100) e gasolina (E25) / Tendência do
           etanol (E100) apresentar notas melhores            etanol (E100) apresentar notas melhores



            Percentual de veículos            Percentual de veículos  Percentual de veículos     Percentual de veículos




                                              Percentual de veículos
                                                                                                 com tendência para o
                                              com tendência para o
                                                                                                 E100 ser melhor
                                              E100 ser melhor        Rotação de   Rotação de   Torque   Torque   Percentual de veículos
                                                                     marcha-lenta   marcha-lenta   absoluto  absoluto
                                                                     subnormal
                                                                                           Após
                                                                            subnormal
                 Aceleração em  Expectativa de   Solavancos  Oscilações da   Acessórios   Acess. elétricos   Após fechar o   aceleração
                         aceleração
                 ponto-morto  Carga parcial   Saída vigorosa  velocidade  elétricos ligados  desligados  acelerador  constante
                 Carga total  levantando o pé  Sem carga dos         Marcha- Resposta do   Aceleração rápida
                                       acessórios
                     Aceleração  Saída  Marcha-lenta                  lenta  acelerador
                                                                                                           41
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