Page 41 - Revista EAA - Edição 64
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Indíce Principais modos Modos de sub- Critérios Parâ
DR de operação operação metros
Saída
Aceleração Demora na troca
Figura 2. Hierarquia da avaliação Aceleração rápida Troca de marcha durante Redução de tração
acel. a carga parcial
de dirigibilidade com o AVL-DRIVE, Liberação rápida Troca de marcha durante Tempo de troca
no exemplo, temos a operação Condução normal aceleração a plena carga Características das trocas de marcha
de mudança de marchas Índice total dirigibilidade 7,26 Velocidade constante Troca de marcha após Aumento da acel.
Troca de marcha
acel. a carga parcial
Trancos
Troca de marcha após
acel. a plena carga
Marcha-lenta
sultados dos testes foram utilizados Resposta ao acelerador Redução de marcha pelo Solavancos
acelerador
para identificar tendências que podem Motor ligado Redução de marcha após
apoiar uma conclusão sobre como o Desligamento do motor rápida acel.
Redução de marcha em
etanol pode influenciar a dirigibili- Vibrações condução normal Classificação de condução
dade de um automóvel de passeio. Fatores ponderados
É esperado que a dirigibilidade
durante a fase de aquecimento seja transientes como arrancada da imobilidade, acelerações, acelera e alivia, trocas
afetada pelo uso do etanol (E100) e de marcha, entre outras (figura 2). A análise estatística aplicada aos resultados do
também que, em temperaturas infe- AVL-DRIVE é realizada com testes de hipótese, comparando as medianas do
riores a 17 °C, a combustão durante etanol (E100) com as da gasolina (E25). Para cada um dos critérios, as amostras
a partida se torne instável a ponto de são comparadas seguindo o teste Mann-Whitney ou U-Test.
ser necessário o auxílio de dispositivos
como o de injeção de gasolina ou de Resultados da análise estatística
aquecimento de combustível (exce- Para processar esses dados, um programa em Excel VBA foi criado para reali-
to nos casos de motores com injeção zar os testes estatísticos, identificando os critérios que mostraram uma diferença
direta). Portanto, não é a intenção significativa entre as medianas do etanol (E100) e gasolina (E25). O programa
mostrar aqui o desempenho durante a realizou 2.474 testes de hipótese, dos quais 465 tiveram a hipótese nula rejeitada,
partida a frio ou dirigibilidade durante significando que eles apresentam uma diferença estatística entre as medianas dos
a fase de aquecimento, logo os resul- dois combustíveis. Esses critérios foram preparados para identificar as tendências
tados mostram comparações com em entre todos os veículos medidos.
temperaturas de motor estabilizadas. Após compilar os resultados dos 465 testes que tiveram a hipótese nula re-
O procedimento de testes execu- jeitada, observou-se que apenas 17 dos 124 critérios, ou 14%, mostraram uma
tado envolve manobras com diversas tendência para o etanol (E100) ser estatisticamente diferente da gasolina (E25).
combinações de cargas, rotações e Isso mostra que em mais de 50% dos veículos medidos, tivemos 17 critérios mos-
velocidades, incluindo manobras em trando uma diferença estatística entre as medianas dos dois combustíveis. As fi-
regime permanente e principalmente guras 3 e 4 mostram os critérios AVL-DRIVE que possuem a tendência das
Figura 3. Porcentagem de veículos que Figura 4. Porcentagem de veículos que
apresentaram uma diferença estatística entre apresentaram uma diferença estatística entre
etanol (E100) e gasolina (E25) / Tendência do etanol (E100) e gasolina (E25) / Tendência do
etanol (E100) apresentar notas melhores etanol (E100) apresentar notas melhores
Percentual de veículos Percentual de veículos Percentual de veículos Percentual de veículos
Percentual de veículos
com tendência para o
com tendência para o
E100 ser melhor
E100 ser melhor Rotação de Rotação de Torque Torque Percentual de veículos
marcha-lenta marcha-lenta absoluto absoluto
subnormal
Após
subnormal
Aceleração em Expectativa de Solavancos Oscilações da Acessórios Acess. elétricos Após fechar o aceleração
aceleração
ponto-morto Carga parcial Saída vigorosa velocidade elétricos ligados desligados acelerador constante
Carga total levantando o pé Sem carga dos Marcha- Resposta do Aceleração rápida
acessórios
Aceleração Saída Marcha-lenta lenta acelerador
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