Page 42 - Revista EAA - Edição 64
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TECNOLOGIA




             Percentual de veículos           Percentual de veículos  Percentual de veículos     Percentual de veículos





                                              Percentual de veículos
                                                                                                 com tendência para o
                                              com tendência para o
                                              E100 ser pior                                      Percentual de veículos
                                                                                                 E100 ser pior
                   Ponto de engate   Aumento da aceleração   Redução de rotação
                                   durante troca de marchas         Oscilações da velocidade   Pulo inicial   Aceleração rápida
                    Normal   Normal  Redução de marchas             Com carga dos acessórios  Após velocidade   Após aceleração
                    Saída    Saída  Mudança de marchas                          constante
                                                                      Marcha-lenta  Aceleração rápida  Liberação rápida
           Figura 5. Porcentagem de veículos que              Figura 6. Porcentagem de veículos que
           apresentaram uma diferença estatística entre       apresentaram uma diferença estatística entre
           etanol (E100) e gasolina (E25) / Tendência         etanol (E100) e gasolina (E25) / Tendência
           do etanol (E100) apresentar notas piores           do etanol (E100) apresentar notas piores

           medianas entre os dois combustíveis serem estatisticamente diferentes, com o   Conclusões do estudo
           etanol (E100) apresentando notas melhores.                          Os três critérios mais afetados pelo uso
             As figuras 5 e 6 mostram os critérios AVL-DRIVE que possuem a tendência   de etanol (E100) representam apenas
           das medianas entre os dois combustíveis serem estatisticamente diferentes, com o   2% do total dos critérios avaliados pelo
           etanol apresentando notas piores.                                   AVL-DRIVE em veículos com trans-
                                                                               missão manual. Os resultados levam
           Critérios de dirigibilidade afetados pelo uso do etanol (E100)      à conclusão que a dirigibilidade com
           A análise estatística mostrou que para a maioria (86%) dos critérios AVL-DRIVE,   E100 é 98% similar à dirigibilidade
           as medianas dos dois combustíveis são estatisticamente semelhantes. Consideran-  com E25 em condições de temperatu-
           do, finalmente, os 14% restantes, percebe-se que apenas alguns critérios mostram   ras do motor estabilizadas.
           tendência moderada do etanol (E100) afetar a dirigibilidade tendo a temperatura   Verifica-se também que os efeitos
           do motor estabilizada. Nas figuras 3, 5 e 6, podemos identificar os três critérios   de hesitações durante a arrancada inicial
           mais afetados pelo uso de etanol (E100) conforme identificado na figura 7.  são melhores com etanol (E100); e que
             A figura 8 mostra a porcentagem dos veículos que mostram uma tendência   os vazios iniciais encontrados durante o
           a ter a dirigibilidade afetada pelo uso do etanol (E100) considerando os critérios   acelerar – após velocidade estabilizada
           da tabela anterior.                                                 e pulos durante o levantar de pé – após
                                                                               uma aceleração são piores quando com-
           Figura 7. Critérios   Modo de Operação Principal  Modo de sub-operação  Critérios  parados à gasolina (E25).
               mais afetados      Saída         Saída vigorosa   Solavancos       Com uma amostra de 10 veículos, o
                pelo uso do   Aceleração rápida Após velocidade constante Pulo inicial  maior torque disponível nos testes com
               etanol (E100)  Liberação rápida  Após aceleração  Aceleração rápida  etanol (E100), que poderia gerar maiores
                                                                               forças de excitação no conjunto motriz,
                  Figura 8.                                                    não influencia na dirigibilidade e,m uma
              Porcentagem                                                      proporção que poderia resultar em uma
            de veículos com                                                    tendência entre os veículos.
              tendência de                                                        Essas considerações suportam o de-
             serem afetadas  Percentual de veículos                            senvolvimento de métodos de verificação
                pelo uso do                                    Porcentagem de veículos   específicos para os times de calibração,
              etanol (E100)                                    com tendência de o E100   desempenho, dirigibilidade e qualidade,
                                                               afetar a dirigibilidade
                                                                               visando elaborar testes cada vez mais efi-
                                                                               cientes no que diz respeito ao tempo de
                                                                               execução e aos custos de engenharia.  ■
                                     Trancos  Pulo inicial  Aceleração
                                   Saída vigorosa  Após aceleração constante  Após aceleração  *Edgard Marcelo de Assis, Douglas Martini e Edu-
                                     Saída  Aceleração rápida  Liberação rápida
                                                                               ardo Nunes da Silva são da Ford Motor Company;
                                                                               Lucas de Carvalho Kira é da AVL South America
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