Page 44 - Revista EAA - Edição 64
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TECNOLOGIA
Micromill, o alumínio do futuro
ALCOA LANÇA PROCESSO DE PRODUÇÃO QUE RESULTA EM As mudanças possibilitadas pelo
CHAPAS MAIS LEVES, RESISTENTES E MALEÁVEIS FABIO OMETTO processo Alcoa Micromill ocorrem no
nível molecular. “O ritmo em que o
metal se converte de líquido para sóli-
A Alcoa, multinacional do segmento de tecnologia, engenharia e manufatura de do é tão rápido que ele faz o bloqueio
metais leves, acaba de apresentar nos Estados Unidos um processo de fabricação nos elementos da liga”, explicou Ray
inovador, o Alcoa Micromill, que possibilitará a produção das chapas de alumí- Kilmer, chefe de tecnologia da Alcoa
nio mais avançadas do mercado, conforme anunciou a empresa. no mercado americano, em matéria
Patenteada pela própria Alcoa, a tecnologia Micromill altera significativa- publicada no site revista Automoti-
mente a microestrutura do metal, resultando em uma liga de alumínio que é ve News. “Por causa desse processo
40% mais maleável e 30% mais resistente do que o alumínio convencional, ao acontecer tão rapidamente, é possível
mesmo tempo em que preenche requisitos rigorosos de qualidade de superfície solidificar os compostos químicos de
automobilísticas. Assim, segundo a fabricante, as autopeças produzidas com ma- maneira mais uniforme”, concluiu.
terial Micromill serão duas vezes mais moldáveis e pelo menos 30% mais leves Para o presidente do Conselho
do que as peças feitas de aço de alta resistência. A liga produzida pelo Micromill e executivo-chefe da Alcoa, Klaus
tem características de maleabilidade comparáveis às dos aços doces. Com isso, a Kleinfeld, o Micromill representa um
chapa de alumínio Micromill é mais fácil de moldar em formas complexas como grande avanço nos materiais de alumí-
os painéis internos das portas dos automóveis e os para-lamas, que geralmente nio. “Essa tecnologia abrirá caminho
são feitos de aço. O aumento de 30% na resistência do material fará com que seja para a próxima geração de produtos
mais difícil amassá-lo, o que permitirá automobilísticos com combinações de
a produção de chapas automobilísticas Nível molecular: rapidez na resistência, maleabilidade e qualidade
mais finas e ainda mais leves do que as solidificação dos compostos de superfície que não eram possíveis
gerações anteriores. torna a liga mais uniforme antes. Ela permitirá que nossos clien-
tes redefinam as fronteiras dos proje-
tos automobilísticos com a criação de
veículos mais leves, energeticamente
eficientes, seguros e elegantes.”
Especialistas em engenharia au-
tomobilística afirmam que a redu-
ção de 10% no peso total do veículo
possibilita a adoção de motores me-
nores, gerando a melhoria de 7% no
consumo, em média. Por conta disso,
a Ford decidiu utilizar o alumínio
em 97% da carroceria da nova picape
F-150 – o modelo mais vendido nos
últimos 32 anos dentro dos Estados
Unidos, maior mercado de automó-
veis do mundo –, o que deve estimular
outras fabricantes a seguir na mesma
direção. A previsão da consultoria de
mercado Ducker Worldwide é de que
o conteúdo de chapas de alumínio nos FOTOS DIVULGAÇÃO
veículos americanos aumentará 11 ve-
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