Page 44 - Revista EAA - Edição 64
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TECNOLOGIA





           Micromill, o alumínio do futuro




           ALCOA LANÇA PROCESSO DE PRODUÇÃO QUE RESULTA EM                        As mudanças possibilitadas pelo

           CHAPAS MAIS LEVES, RESISTENTES E MALEÁVEIS       FABIO OMETTO       processo Alcoa Micromill ocorrem no
                                                                               nível molecular. “O ritmo em que o
                                                                               metal se converte de líquido para sóli-
           A Alcoa, multinacional do segmento de tecnologia, engenharia e manufatura de   do é tão rápido que ele faz o bloqueio
           metais leves, acaba de apresentar nos Estados Unidos um processo de fabricação   nos elementos da liga”, explicou Ray
           inovador, o Alcoa Micromill, que possibilitará a produção das chapas de alumí-  Kilmer, chefe de tecnologia da Alcoa
           nio mais avançadas do mercado, conforme anunciou a empresa.         no mercado americano, em matéria
             Patenteada pela própria Alcoa, a tecnologia Micromill altera significativa-  publicada no site revista Automoti-
           mente a microestrutura do metal, resultando em uma liga de alumínio que é   ve News.  “Por causa desse processo
           40% mais maleável e 30% mais resistente do que o alumínio convencional, ao   acontecer tão rapidamente, é possível
           mesmo tempo em que preenche requisitos rigorosos de qualidade de superfície   solidificar os compostos químicos de
           automobilísticas.  Assim, segundo a fabricante, as autopeças produzidas com ma-  maneira mais uniforme”, concluiu.
           terial Micromill serão duas vezes mais moldáveis e pelo menos 30% mais leves   Para o presidente do Conselho
           do que as peças feitas de aço de alta resistência. A liga produzida pelo Micromill   e executivo-chefe da Alcoa, Klaus
           tem características de maleabilidade comparáveis às dos aços doces. Com isso, a   Kleinfeld, o Micromill representa um
           chapa de alumínio Micromill é mais fácil de moldar em formas complexas como   grande avanço nos materiais de alumí-
           os painéis internos das portas dos automóveis e os para-lamas, que geralmente   nio. “Essa tecnologia abrirá caminho
           são feitos de aço. O aumento de 30% na resistência do material fará com que seja   para a próxima geração de produtos
           mais difícil amassá-lo, o que permitirá                             automobilísticos com combinações de
           a produção de chapas automobilísticas  Nível molecular: rapidez na  resistência, maleabilidade e qualidade
           mais finas e ainda mais leves do que as  solidificação dos compostos   de superfície que não eram possíveis
           gerações anteriores.              torna a liga mais uniforme        antes. Ela permitirá que nossos clien-
                                                                               tes redefinam as fronteiras dos proje-
                                                                               tos automobilísticos com a criação de
                                                                               veículos mais leves, energeticamente
                                                                               eficientes, seguros e elegantes.”
                                                                                  Especialistas em engenharia au-
                                                                               tomobilística afirmam que a redu-
                                                                               ção de 10% no peso total do veículo
                                                                               possibilita a adoção de motores me-
                                                                               nores, gerando a melhoria de 7% no
                                                                               consumo, em média. Por conta disso,
                                                                               a Ford decidiu utilizar o alumínio
                                                                               em 97% da carroceria da nova picape
                                                                               F-150 – o modelo mais vendido nos
                                                                               últimos 32 anos dentro dos Estados
                                                                               Unidos, maior mercado de automó-
                                                                               veis do mundo –, o que deve estimular
                                                                               outras fabricantes a seguir na mesma
                                                                               direção. A previsão da consultoria de
                                                                               mercado Ducker Worldwide é de que
                                                                               o conteúdo de chapas de alumínio nos  FOTOS DIVULGAÇÃO
                                                                               veículos americanos aumentará 11 ve-


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