Page 45 - Revista EAA - Edição 64
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zes entre 2012 e 2025, à medida que
           os consumidores procurarem carros
           mais leves e com menor consumo de
           combustível.
             De acordo com a Alcoa, o Micro-
           mill faz parte da próxima geração de
           produtos automobilísticos de alumí-
           nio e prepara a empresa para atender
           à crescente demanda do setor. Espe-
           cula-se, também de acordo com a Au-
           toNews, que o Jeep Wrangler deverá
           ser o próximo modelo a mudar do
           aço para uma carroceria de alumínio.
           Ainda segundo a publicação, a Gene-
           ral Motors também estaria disposta a
           aumentar o conteúdo de alumínio das
           picapes Chevrolet Silverado e GMC
           Sierra já utilizando o Micromill, e que
           para isso está implantando um pro-
           cesso de soldagem patenteado pela
           própria empresa, o qual é compatível
           com o novo metal.

           Maior economia
           Para o chefe de tecnologia da Al-
           coa, as empresas se beneficiarão com   qualidade de superfície para painéis  Micromill executa em 20 min
           a redução do custo oferecido pelo   externos e seu desempenho geral. Se-  a laminação hoje feita em 20
           Micromill, já que diminuirão o nú-  gundo Mike Murphy, vice-presidente  dias. E ainda reduz em 50% o
           mero de ligas de alumínio usadas em   comercial da Alcoa para o segmento  consumo de energia
           seu processo de fabricação e também   automobilístico, também em decla-
           porque a reciclagem de materiais su-  ração para a revista especializada, a
           cateados é muito mais fácil.  “Fabri-  empresa tem enviado amostras da nova liga de alumínio para as fabricantes e
           cantes como Jaguar, Land Rover e   recebido engenheiros de manufatura em sua fábrica, para lhes mostrar o novo
           outras usam principalmente as ligas   processo de produção.
           das famílias 5000 e 6000; elas sepa-  A tecnologia Micromill de fundição contínua foi concebida com flexibilidade
           ram a sucata, que volta à manufatura   para atender, também, aos mercados industrial e de embalagens. Conforme co-
           para a reciclagem. E o alumínio auto-  municou a Alcoa, o mix de produtos pode ser alterado com facilidade e pode-se
           mobilístico produzido com o processo   fazer a transição para ligas diferentes sem a necessidade de parar a fundição.
           Micromill possibilitará o mesmo pro-  O novo processo Micromill também será o sistema de fundição e laminação de
           cedimento”, afirmou Kilmer.       alumínio mais rápido e produtivo do mundo. Enquanto um laminador tradicional
             A partir de sua unidade-piloto do   leva cerca de 20 dias para transformar metal fundido em bobina, o Micromill exe-
           Micromill em San Antonio, no  Te-  cuta este processo em apenas 20 minutos. Além disso, ele ocupa um espaço subs-
           xas, a Alcoa afirma ter realizado tes-  tancialmente menor do que um laminador tradicional, já que tem um quarto do
           tes bem-sucedidos com um cliente   tamanho, e reduz o uso de energia em 50%.
           estratégico, sem, no entanto, revelar o   Contudo, segundo Ray Kilmer, apesar dessa significativa diminuição na
           seu nome. De acordo com ela, esses   quantidade de energia empregada para produzir as chapas e de outros custos
           testes confirmaram as características   mais baixos, os preços para as fabricantes não deverão ser reduzidos, uma vez que
           exclusivas do material Micromill, sua   o alumínio deve continuar custando mais do que o aço.     ■


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