Page 45 - Revista EAA - Edição 64
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zes entre 2012 e 2025, à medida que
os consumidores procurarem carros
mais leves e com menor consumo de
combustível.
De acordo com a Alcoa, o Micro-
mill faz parte da próxima geração de
produtos automobilísticos de alumí-
nio e prepara a empresa para atender
à crescente demanda do setor. Espe-
cula-se, também de acordo com a Au-
toNews, que o Jeep Wrangler deverá
ser o próximo modelo a mudar do
aço para uma carroceria de alumínio.
Ainda segundo a publicação, a Gene-
ral Motors também estaria disposta a
aumentar o conteúdo de alumínio das
picapes Chevrolet Silverado e GMC
Sierra já utilizando o Micromill, e que
para isso está implantando um pro-
cesso de soldagem patenteado pela
própria empresa, o qual é compatível
com o novo metal.
Maior economia
Para o chefe de tecnologia da Al-
coa, as empresas se beneficiarão com qualidade de superfície para painéis Micromill executa em 20 min
a redução do custo oferecido pelo externos e seu desempenho geral. Se- a laminação hoje feita em 20
Micromill, já que diminuirão o nú- gundo Mike Murphy, vice-presidente dias. E ainda reduz em 50% o
mero de ligas de alumínio usadas em comercial da Alcoa para o segmento consumo de energia
seu processo de fabricação e também automobilístico, também em decla-
porque a reciclagem de materiais su- ração para a revista especializada, a
cateados é muito mais fácil. “Fabri- empresa tem enviado amostras da nova liga de alumínio para as fabricantes e
cantes como Jaguar, Land Rover e recebido engenheiros de manufatura em sua fábrica, para lhes mostrar o novo
outras usam principalmente as ligas processo de produção.
das famílias 5000 e 6000; elas sepa- A tecnologia Micromill de fundição contínua foi concebida com flexibilidade
ram a sucata, que volta à manufatura para atender, também, aos mercados industrial e de embalagens. Conforme co-
para a reciclagem. E o alumínio auto- municou a Alcoa, o mix de produtos pode ser alterado com facilidade e pode-se
mobilístico produzido com o processo fazer a transição para ligas diferentes sem a necessidade de parar a fundição.
Micromill possibilitará o mesmo pro- O novo processo Micromill também será o sistema de fundição e laminação de
cedimento”, afirmou Kilmer. alumínio mais rápido e produtivo do mundo. Enquanto um laminador tradicional
A partir de sua unidade-piloto do leva cerca de 20 dias para transformar metal fundido em bobina, o Micromill exe-
Micromill em San Antonio, no Te- cuta este processo em apenas 20 minutos. Além disso, ele ocupa um espaço subs-
xas, a Alcoa afirma ter realizado tes- tancialmente menor do que um laminador tradicional, já que tem um quarto do
tes bem-sucedidos com um cliente tamanho, e reduz o uso de energia em 50%.
estratégico, sem, no entanto, revelar o Contudo, segundo Ray Kilmer, apesar dessa significativa diminuição na
seu nome. De acordo com ela, esses quantidade de energia empregada para produzir as chapas e de outros custos
testes confirmaram as características mais baixos, os preços para as fabricantes não deverão ser reduzidos, uma vez que
exclusivas do material Micromill, sua o alumínio deve continuar custando mais do que o aço. ■
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