Page 46 - Revista EAA - Edição 64
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TECNOLOGIA
As novas da Volkswagen
Demonstrando como o automóvel e FABRICANTE ANTECIPA O
o computador estarão cada vez mais FUTURO DA MOBILIDADE
interligados daqui por diante, a EXIBINDO INOVAÇÕES
Volkswagen desembarcou na 2015 TECNOLÓGICAS QUE
Consumer Electronics Show (CES) INCLUEM TRENS DE FORÇA
– exposição anual de tecnologias de MAIS EFICIENTES, SISTEMAS
consumo, realizada no início de janei- INTELIGENTES DE DIREÇÃO
ro, em Las Vegas, nos Estados Uni- E AMPLA CONECTIVIDADE
dos – trazendo um extenso portfólio COM APARELHOS MÓVEIS
de soluções tecnológicas que prome-
E APPS FABIO OMETTO
tem tornar a mobilidade, desde agora,
mais sustentável, segura e interessante.
A fabricante focou sua participa-
ção na mostra em quatro aspectos: operação intuitiva do veículo, com a primeira Motor 2.0 biturbodiesel do novo
exibição do conceito Golf R Touch (leia mais na página 16 desta edição); siste- VW Passat, de 240 cv, é o quatro-
mas de direção controlados por computador; integração entre apps (aplicativos) cilindros TDI mais potente já feito.
e smartphones; e direção autônoma e semiautônoma. A seguir, são apresentadas E o consumo é de 18,8 km/l
as principais inovações exibidas pela marca, algumas já incluídas nos modelos de
série e outras previstas para chegarem ao mercado em breve.
Menos emissões os sistemas atuais), mas também em
A estratégia de sustentabilidade “Think Blue. Engineering.”, da VW, estabelece movimento, quando o veículo está a
que cada novo produto incorpore ganhos ambientais em relação ao modelo an- menos de 7 km/h ou em velocidades
tecessor. É o caso, por exemplo, do novo Passat, que estreia o motor 2.0 biturbo- elevadas, assim que o motorista tira o
diesel de 240 cv (176 kW) – o mais potente quatro-cilindros TDI já produzido, pé do acelerador.
segundo a marca; capaz de levar o sedã a 240 km/h, ele apresenta consumo médio Ainda em relação aos trens de for-
de 18,8 km/l. Mais adiante, sua potência poderá saltar para 272 cv, com a otimi- ça convencionais, recentemente a VW
zação dos ciclos de troca gasosa e o uso de comando de válvulas variável e de um apresentou, na Alemanha, o câmbio
dispositivo para aumento da força, conhecido como electric booster. robotizado de 10 marchas com dupla
Outra tecnologia evoluída é o novo sistema start-stop 2.0, que não ape- embreagem, voltada a motores com até
nas desliga o motor enquanto o carro está parado no sinal vermelho (como 56 kgfm (550 Nm) de torque. Segun-
do a fabricante, o novo desenho das
Connected Golf: engrenagens contribui para diminuir
conceito inclui ainda mais as emissões de CO .
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programas como De volta à CES, a Volkswagen
o App Connect expôs também o sistema Intelligent
e o Car-Net, que Charge, que permite a recarga au-
integram os tomática das baterias de tração dos
smartphones automóveis elétricos por meio de es-
aos sistemas de tações indutivas, bastando estacionar
infotenimento na vaga equipada com essa tecnologia
embarcados para “encher o tanque”, sem qualquer
intervenção. No futuro, será possível FOTOS DIVULGAÇÃO
ver pelas luzes externas do veículo se
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