Page 49 - Revista EAA - Edição 64
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Modernizações foram feitas no Esquilo (esq.) e no
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             Já faz parte da filosofia de projeto
           as reuniões críticas com os clientes,
           as chamadas Preliminary Design Re-
           view (PDR) e Critical Design Review
           (CDR) para atender às demandas de
           mercado. Requisitos operacionais do
           cliente são confrontados com o pro-
           duto para sintonizar necessidades e
           dar respostas a elas, deliberando, assim,
           a especificação do produto final. Daí
           um projeto detalhado para ser sub-
           metido à autoridade para certificação.
           Aí surgem novos questionamentos e   oportunidade para um novo salto qualitativo no país. Em vez de comprar novas
           a necessidade de respostas. Nesse ca-  aeronaves para a Força Aérea, seria muito mais proveitoso delinear uma parceria
           minho, aparecem oportunidades para   que resultasse em um programa de transferência de tecnologia e de capacitação
           se desenvolver mais e também buscar   de mão de obra para produzir o modelo necessário no país. A partir desse mo-
           fontes de informações na matriz eu-  mento deu-se uma compra conjunta das três Forças Armadas, com projetos ca-
           ropeia. Hoje a Helibras já conquistou   pazes de racionalizar o fornecimento de equipamentos, simplificando a logística
           autonomia e responsabilidade para de-  e implementando políticas de benefício da indústria brasileira.
           senvolver coisas novas.              O projeto remonta a € 1,9 bilhão em custo de aquisição. Para atender ao con-
                                             trato, a Helibras investiu mais de R$ 430 milhões na nova fábrica, envolvendo no-
           EC725: a alavanca fundamental     vas instalações, aquisição de ferramental e todos os processos de transferência de
           O programa EC725 é um consór-     tecnologia, novos prédios auxiliares na planta fabril em Itajubá etc. O número de
           cio formado pela Helibras, Airbus   funcionários da empresa passou de 260 para 800 em 2014 e de oito para 80 enge-
           Helicopters e COPAC, que represen-  nheiros. Para o programa do EC725, foram contratadas 37 companhias brasileiras
           ta as três forças. O projeto do EC725   responsáveis pela fabricação de componentes, sistemas e materiais empregados
           surgiu a partir de um edital lançado   nas aeronaves. A transferência de tecnologia não aconteceu somente da matriz
           pela FAB, em 2008, que visava um   francesa para a subsidiária brasileira. Catorze empresas, das 37, estão recebendo
           helicóptero de transporte multimissão   treinamento e se especializando nos itens necessários para os modelos EC725.
           de porte médio. Na época, as direções   A Helibras já fez a integração de novos sistemas e a entrega oficial (junho de
           da Helibras e da Airbus Helicopters   2014) da primeira unidade totalmente montada no Brasil. O BRA 17, destinado
           consideravam que essa era uma grande   à Marinha, passou por todas as etapas de produção no país. Esse helicóptero


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