Page 49 - Revista EAA - Edição 64
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Modernizações foram feitas no Esquilo (esq.) e no
Pantera (acima). O EC725 (abaixo) é o novo destaque
Já faz parte da filosofia de projeto
as reuniões críticas com os clientes,
as chamadas Preliminary Design Re-
view (PDR) e Critical Design Review
(CDR) para atender às demandas de
mercado. Requisitos operacionais do
cliente são confrontados com o pro-
duto para sintonizar necessidades e
dar respostas a elas, deliberando, assim,
a especificação do produto final. Daí
um projeto detalhado para ser sub-
metido à autoridade para certificação.
Aí surgem novos questionamentos e oportunidade para um novo salto qualitativo no país. Em vez de comprar novas
a necessidade de respostas. Nesse ca- aeronaves para a Força Aérea, seria muito mais proveitoso delinear uma parceria
minho, aparecem oportunidades para que resultasse em um programa de transferência de tecnologia e de capacitação
se desenvolver mais e também buscar de mão de obra para produzir o modelo necessário no país. A partir desse mo-
fontes de informações na matriz eu- mento deu-se uma compra conjunta das três Forças Armadas, com projetos ca-
ropeia. Hoje a Helibras já conquistou pazes de racionalizar o fornecimento de equipamentos, simplificando a logística
autonomia e responsabilidade para de- e implementando políticas de benefício da indústria brasileira.
senvolver coisas novas. O projeto remonta a € 1,9 bilhão em custo de aquisição. Para atender ao con-
trato, a Helibras investiu mais de R$ 430 milhões na nova fábrica, envolvendo no-
EC725: a alavanca fundamental vas instalações, aquisição de ferramental e todos os processos de transferência de
O programa EC725 é um consór- tecnologia, novos prédios auxiliares na planta fabril em Itajubá etc. O número de
cio formado pela Helibras, Airbus funcionários da empresa passou de 260 para 800 em 2014 e de oito para 80 enge-
Helicopters e COPAC, que represen- nheiros. Para o programa do EC725, foram contratadas 37 companhias brasileiras
ta as três forças. O projeto do EC725 responsáveis pela fabricação de componentes, sistemas e materiais empregados
surgiu a partir de um edital lançado nas aeronaves. A transferência de tecnologia não aconteceu somente da matriz
pela FAB, em 2008, que visava um francesa para a subsidiária brasileira. Catorze empresas, das 37, estão recebendo
helicóptero de transporte multimissão treinamento e se especializando nos itens necessários para os modelos EC725.
de porte médio. Na época, as direções A Helibras já fez a integração de novos sistemas e a entrega oficial (junho de
da Helibras e da Airbus Helicopters 2014) da primeira unidade totalmente montada no Brasil. O BRA 17, destinado
consideravam que essa era uma grande à Marinha, passou por todas as etapas de produção no país. Esse helicóptero
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