Page 48 - Revista EAA - Edição 64
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AEROESPACIAL
Helibras atinge maturidade
e pretende ir além
A Helibras teve início em 1978, ain- DA MONTAGEM DE nas customizações e, hoje, o grande
da dentro das instalações do CTA HELICÓPTEROS LEVES ATÉ portfólio tem sido a capacidade de
em São José dos Campos (SP), com MÉDIOS, A EMPRESA JÁ desenvolver sistemas complexos e in-
a montagem dos helicópteros Lama/ PLANEJA UM PROJETO tegrados, dada a evolução dos recursos
Gavião. De lá para cá, já com instala- humanos e equipamentos.
“HOMEMADE” JOÃO TILKI
ções próprias em Itajubá (MG), foi in- Os investimentos têm sido cons-
troduzido o Ecureuil/Esquilo, com as tantes, com treinamento na França,
primeiras encomendas dos setores militar e civil do Brasil e a montagem seriada dentro da filosofia de projetos do gru-
pela primeira, e ainda única, fábrica de helicópteros do país. Mais tarde, foram po Airbus. Também foram criadas
adquiridos os Dauphin/Panther e Puma, com a empresa dando todo o suporte algumas especificidades como enge-
necessário às suas operações. Nesses anos, a Helibras cresceu em porte e, neces- nheiros especialistas em cálculo e vi-
sariamente, em tecnologia. bração, questões típicas de um projeto
A nova realidade da Helibras tem origem no investimento na engenharia. de helicópteros. Também para ensaios
Foram criados domínios de engenharia que ainda não existiam. Esse foi o grande em voo, o domínio de engenharia de
salto que o programa EC725 proporcionou. A partir do contrato de EC725, foi sistemas, mediante análise da arquite-
gerado um “novo” centro de engenharia, com mais recursos. Foi criada uma es- tura dos sistemas para uma correta de-
trutura mais robusta de gerenciamento de projetos; engenharia de sistemas, uma finição de posicionamento de sensores
equipe dedicada a estudar novas tecnologias, sobretudo para os sistemas militares, na aeronave, por exemplo. A partir daí,
e criar versões próprias. os setores de mecânica e elétrica trans-
Também foi criada a área de ensaios em voo com o fim de desenvolvimento formam isso em projetos detalhados.
e certificação, em duas vertentes, testes experimentais e voos de produção, ma- Uma vez feita a concepção, segue-
nutenção e treinamento. Antes, eram feitos serviços mais simples como peque- -se a fabricação. Os métodos e pro-
cessos implantados visam transformar
esses projetos em métodos de fabrica-
ção dentro de uma lógica de sequen-
ciamento de instalações, otimizando
ao máximo as operações. Há de se ter
a aprovação da engenharia de cálculo e
vibração para que não ocorra nenhum
fenômeno imprevisível em voo, bem
como segurança completa do projeto.
Todos esses domínios são “orquestra-
dos” pela área de certificação, garan-
tindo que tudo atenda aos requisitos
aeronáuticos, tudo sendo reportado à
FOTOS HELIBRAS E MÁRCIO JUMPEI
autoridade aeronáutica.
Linha de produção abrange
helicópteros leve e médios
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