Page 19 - Revista EAA - Edição 65
P. 19

cisando o motorista apenas controlar o   cional com borboletas, controlador automático de velocidade, conjunto de ilumi-
           veículo pelo acelerador e pelo freio.  nação e visibilidade, e rodas de 17 pol. com pneus 225/45R17W, custa R$ 4.500.
             Seleção do perfil de condução  –   Por R 8.890 vem o pacote Exclusive, que traz os itens do pacote Elegance mais
           opcionalmente, a Golf Variant pode vir   sistema de infotenimento com navegador. Como opcionais isolados, pintura me-
           com este recurso, que tem quatro mo-  tálica por R$ 1.200, perolizada por R$ 1.700 e teto solar por R$ 5.300. Assim, a
           dos: Normal, Sport, Eco e Individual.   Comfortline de básica por R$ 87.490 pode chegar a R$ 103.300.
           No Eco, os gerenciamentos do motor,   A versão topo Highline já traz os itens da Comfortline mais ar-condicio-
           ar-condicionado e outros sistemas au-  nado de duas zonas, bancos de couro, controlador automático de velocidade,
           xiliares são controlados para resultar no   iluminação ambiente, sensores de chuva e crepuscular e volante multifuncional
           menor consumo de combustível.     com borboletas.
             Sensor de proximidade no sistema   O pacote Elegance, por R$ 5.820, inclui rodas e pneus 225/45R17W (de série
           de infotenimento – Todas as telas de   são 205/55R16V), seleção de perfil do motorista, navegador com comando de
           sistema de infotenimento possuem   voz e acesso sem chave com partida por botão.
           sensores de proximidade: assim que o   Por R$ 26.670, tem-se o pacote Premium, que é o do Elegance mais ajuste
           motorista, ou o passageiro  da frente,   elétrico do banco do motorista, detector de fadiga, sistema de infotenimento mais
           movimenta a mão próximo à tela tátil,   sofisticado, e sistema proativo de frenagem. Opcionais isolados são as duas pintu-
           o sistema automaticamente passa do   ras da Comfortline, rodas de desenho diferente (Madrid) por R$ 400 e o mesmo
           modo mostrador para o de entrada.   teto solar. Tudo somando, a Golf Variant Highline pode montar a R$ 130.260.
             A lista é mesmo enorme. A direção   Em que pese valores tão elevados, mesmo sem os pacotes e opcionais a Golf
           eletroassistida, por exemplo, ao ser es-  Variant é um veículo primoroso de execução e de comportamento, com sua sus-
           terçada por tempo maior que o neces-  pensão independente nas quatro rodas, de alta capacidade de frenagem com seus
           sário para efetuar uma curva, entende   freios a disco na frente e atrás. O desempenho e a suavidade do motor 1,4-litro
           que  a pista tem caimento  exagerado   turbo e o funcionamento do câmbio robotizado são exemplares. É um motor fru-
           ou há vento lateral, provendo assistên-  gal, mesmo a Volkswagen não tendo informado o consumo oficial Inmetro, mas
           cia necessária para que o motorista não   a julgar pelo Gol de mesmo motor e câmbio manual de seis marchas, 11,3 km/l e
           precise ficar exercendo força no volan-  13,3 km/l cidade e estrada, a Golf Variant não deve ficar longe disso.
           te, por menor que seja.              A Volkswagen estima vender 2.000 unidades por ano, mas pelo produ-
             A doação de itens de conforto, co-  to que é pode faltar carro. O tempo dirá se a estratégia de voltar a oferecer
           modidade e segurança, de série, é ex-  uma perua, desta vez a par com o que existe na Europa, foi um passo correto.
           tensa. Mesmo na versão “de entrada”   Há quem aposte que foi.                                     n
           Comfortline há saída de ar-condicio-
           nado (automático monozona) para o
           banco traseiro, sistema de infoteni-
           mento com tela tátil de 5,8 pol., faróis
           de neblina com luz de conversão, sensor
           de estacionamento dianteiro e traseiro,
           sistema desliga-liga, assistente de parti-
           da em rampa e controle de estabilidade.
             Todavia, à medida que o cliente
           pede itens opcionais, os preços da Golf
           Variant sobem de maneira assustadora.
             Na    Comfortline,  o   pacote
           Elegance, que traz volante multifun-

                 Lançada simultaneamente
              com o Golf de sétima geração
              em 2013, a Golf Variant chega
                  ao Brasil em duas versões

                                                                                                           19
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24