Page 19 - Revista EAA - Edição 65
P. 19
cisando o motorista apenas controlar o cional com borboletas, controlador automático de velocidade, conjunto de ilumi-
veículo pelo acelerador e pelo freio. nação e visibilidade, e rodas de 17 pol. com pneus 225/45R17W, custa R$ 4.500.
Seleção do perfil de condução – Por R 8.890 vem o pacote Exclusive, que traz os itens do pacote Elegance mais
opcionalmente, a Golf Variant pode vir sistema de infotenimento com navegador. Como opcionais isolados, pintura me-
com este recurso, que tem quatro mo- tálica por R$ 1.200, perolizada por R$ 1.700 e teto solar por R$ 5.300. Assim, a
dos: Normal, Sport, Eco e Individual. Comfortline de básica por R$ 87.490 pode chegar a R$ 103.300.
No Eco, os gerenciamentos do motor, A versão topo Highline já traz os itens da Comfortline mais ar-condicio-
ar-condicionado e outros sistemas au- nado de duas zonas, bancos de couro, controlador automático de velocidade,
xiliares são controlados para resultar no iluminação ambiente, sensores de chuva e crepuscular e volante multifuncional
menor consumo de combustível. com borboletas.
Sensor de proximidade no sistema O pacote Elegance, por R$ 5.820, inclui rodas e pneus 225/45R17W (de série
de infotenimento – Todas as telas de são 205/55R16V), seleção de perfil do motorista, navegador com comando de
sistema de infotenimento possuem voz e acesso sem chave com partida por botão.
sensores de proximidade: assim que o Por R$ 26.670, tem-se o pacote Premium, que é o do Elegance mais ajuste
motorista, ou o passageiro da frente, elétrico do banco do motorista, detector de fadiga, sistema de infotenimento mais
movimenta a mão próximo à tela tátil, sofisticado, e sistema proativo de frenagem. Opcionais isolados são as duas pintu-
o sistema automaticamente passa do ras da Comfortline, rodas de desenho diferente (Madrid) por R$ 400 e o mesmo
modo mostrador para o de entrada. teto solar. Tudo somando, a Golf Variant Highline pode montar a R$ 130.260.
A lista é mesmo enorme. A direção Em que pese valores tão elevados, mesmo sem os pacotes e opcionais a Golf
eletroassistida, por exemplo, ao ser es- Variant é um veículo primoroso de execução e de comportamento, com sua sus-
terçada por tempo maior que o neces- pensão independente nas quatro rodas, de alta capacidade de frenagem com seus
sário para efetuar uma curva, entende freios a disco na frente e atrás. O desempenho e a suavidade do motor 1,4-litro
que a pista tem caimento exagerado turbo e o funcionamento do câmbio robotizado são exemplares. É um motor fru-
ou há vento lateral, provendo assistên- gal, mesmo a Volkswagen não tendo informado o consumo oficial Inmetro, mas
cia necessária para que o motorista não a julgar pelo Gol de mesmo motor e câmbio manual de seis marchas, 11,3 km/l e
precise ficar exercendo força no volan- 13,3 km/l cidade e estrada, a Golf Variant não deve ficar longe disso.
te, por menor que seja. A Volkswagen estima vender 2.000 unidades por ano, mas pelo produ-
A doação de itens de conforto, co- to que é pode faltar carro. O tempo dirá se a estratégia de voltar a oferecer
modidade e segurança, de série, é ex- uma perua, desta vez a par com o que existe na Europa, foi um passo correto.
tensa. Mesmo na versão “de entrada” Há quem aposte que foi. n
Comfortline há saída de ar-condicio-
nado (automático monozona) para o
banco traseiro, sistema de infoteni-
mento com tela tátil de 5,8 pol., faróis
de neblina com luz de conversão, sensor
de estacionamento dianteiro e traseiro,
sistema desliga-liga, assistente de parti-
da em rampa e controle de estabilidade.
Todavia, à medida que o cliente
pede itens opcionais, os preços da Golf
Variant sobem de maneira assustadora.
Na Comfortline, o pacote
Elegance, que traz volante multifun-
Lançada simultaneamente
com o Golf de sétima geração
em 2013, a Golf Variant chega
ao Brasil em duas versões
19