Page 18 - Revista EAA - Edição 65
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TESTE EAA
O sistema de infotenimento
possui sensor de proximidade:
quando o motorista movimenta a
mão próximo à tela tátil, o sistema
automaticamente passa do modo
mostrador para o de entrada
tentar evitar a colisão. O sistema ajuda
o motorista avisando-o estar próximo
demais do carro à frente.
Frenagem urbana de emergência
– esse sistema é uma extensão da as-
sistência dianteira, funciona igual, com
a diferença de que a aplicação de freio
é total ou, caso o motorista não freie
forte o suficiente, o auxílio a frenagem
atua automaticamente.
Detector de fadiga – detecta a per-
da de concentração do motorista pela
análise de seus movimentos ao volante
ao começar a viagem e depois, revelan-
do perda de concentração, alertando-o
por meio de sinal sonoro durante cin-
co segundos, acompanhado de mensa-
gem visual – ideograma de uma xícara
trole de estabilidade e foi calibrado para a Golf Variant. Melhora a agilidade e re- de café – no quadro de instrumentos.
duz a necessidade de esterçar muito para que entre em ação freando as duas rodas Caso o motorista não pare nos próxi-
internas à curva (vetoração por torque), e induzindo o veículo à mesma. Colabora mos 15 minutos, os avisos se repetem.
para reduzir a saída de frente e facilita o dirigir sobe piso de pouca aderência. Assistente de farol alto – a partir
Proteção proativa dos ocupantes – caso o sistema detecte uma situação de de 60 km/h, ativa ou desativa automa-
potencial acidente, como o início de uma frenagem enérgica com ativação o as- ticamente o farol alto a partir de câme-
sistente de frenagem, os cintos de segurança do motorista e do passageiro ao ra no para-brisa, não simplesmente co-
seu lado são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção mutando lâmpadas ou filamentos, mas
possível. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detec- por mudança de posição de máscara ao
tada, as janelas laterais e o teto solar são fechados. redor da lâmpada, quando há tráfego
Controlador de velocidade adaptativo – há um sensor tipo radar na dianteira contrário ou no mesmo sentido.
do veículo dotado de câmbio robotizado como o da Golf Variant que serve ao Assistente de estacionamento 2.0
controle de velocidade adaptativo de tal forma que, dependendo da situação, o – possibilita estacionamento em va-
carro pode chegar a parar e, estando no modo Stop and Go, arrancar automa- gas paralelas ao meio-fio e perpendi-
ticamente. O controle mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância culares à via e, também, freia o carro
predeterminada do carro à frente, acelerando ou freando conforme o trânsito. O numa saída de vaga perpendicular caso
sistema pode ser ajustado pelo motorista. detectado veículo se aproximando;
Assistência dianteira – funciona como o controlador de cruzeiro adaptativo, adicionalmente, auxilia a sair de uma
monitorando o tráfego à frente. Mesmo com este desligado, a assistência dian- vaga paralela. Sensores de ultrassom
teira ajuda o motorista em situações críticas condicionado previamente os freios garantem estacionar com apenas 40
e alertando-o por meio de sinal visual ou sonoro caso necessária uma reação. cm de espaço para manobra. Em todos
Se o motorista não frear forte o suficiente, ocorre uma freada automática para os casos o volante é autoacionado, pre-
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