Page 18 - Revista EAA - Edição 65
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TESTE EAA





                                                                               O sistema de infotenimento
                                                                               possui sensor de proximidade:
                                                                               quando o motorista movimenta a
                                                                               mão próximo à tela tátil, o sistema
                                                                               automaticamente passa do modo
                                                                               mostrador para o de entrada



                                                                               tentar evitar a colisão. O sistema ajuda
                                                                               o motorista avisando-o estar próximo
                                                                               demais do carro à frente.
                                                                                  Frenagem urbana de emergência
                                                                               – esse sistema é uma extensão da as-
                                                                               sistência dianteira, funciona igual, com
                                                                               a diferença de que a aplicação de freio
                                                                               é total ou, caso o motorista não freie
                                                                               forte o suficiente, o auxílio a frenagem
                                                                               atua automaticamente.
                                                                                  Detector de fadiga – detecta a per-
                                                                               da de concentração do motorista pela
                                                                               análise de seus movimentos ao volante
                                                                               ao começar a viagem e depois, revelan-
                                                                               do perda de concentração, alertando-o
                                                                               por meio de sinal sonoro durante cin-
                                                                               co segundos, acompanhado de mensa-
                                                                               gem visual – ideograma de uma xícara
           trole de estabilidade e foi calibrado para a Golf Variant. Melhora a agilidade e re-  de café – no quadro de instrumentos.
           duz a necessidade de esterçar muito para que entre em ação freando as duas rodas   Caso o motorista não pare nos próxi-
           internas à curva (vetoração por torque), e induzindo o veículo à mesma. Colabora   mos 15 minutos, os avisos se repetem.
           para reduzir a saída de frente e facilita o dirigir sobe piso de pouca aderência.  Assistente de farol alto – a partir
             Proteção proativa dos ocupantes – caso o sistema detecte uma situação de   de 60 km/h, ativa ou desativa automa-
           potencial acidente, como o início de uma frenagem enérgica com ativação o as-  ticamente o farol alto a partir de câme-
           sistente de frenagem, os cintos de segurança do motorista e do passageiro ao   ra no para-brisa, não simplesmente co-
           seu lado são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção   mutando lâmpadas ou filamentos, mas
           possível. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detec-  por mudança de posição de máscara ao
           tada, as janelas laterais e o teto solar são fechados.              redor da lâmpada, quando há tráfego
             Controlador de velocidade adaptativo – há um sensor tipo radar na dianteira   contrário ou no mesmo sentido.
           do veículo dotado de câmbio robotizado como o da Golf Variant que serve ao   Assistente de estacionamento 2.0
           controle de velocidade adaptativo de tal forma que, dependendo da situação, o   –  possibilita  estacionamento  em  va-
           carro pode chegar a parar e, estando no modo Stop and Go, arrancar automa-  gas paralelas ao meio-fio e perpendi-
           ticamente. O controle mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância   culares à via e, também, freia o carro
           predeterminada do carro à frente, acelerando ou freando conforme o trânsito. O   numa saída de vaga perpendicular caso
           sistema pode ser ajustado pelo motorista.                           detectado veículo se aproximando;
             Assistência dianteira – funciona como o controlador de cruzeiro adaptativo,   adicionalmente, auxilia a sair de uma
           monitorando o tráfego à frente. Mesmo com este desligado, a assistência dian-  vaga paralela. Sensores de ultrassom
           teira ajuda o motorista em situações críticas condicionado previamente os freios   garantem estacionar com apenas 40
           e alertando-o por meio de sinal visual ou sonoro caso necessária uma reação.   cm de espaço para manobra. Em todos
           Se o motorista não frear forte o suficiente, ocorre uma freada automática para   os casos o volante é autoacionado, pre-

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