Page 21 - Revista EAA - Edição 65
P. 21
da EcoMotors, de Detroit, Michi- Motor diesel de cilindros
gan, explica como o motor de pistões opostos e a dois tempos,
e cilindros opostos (OPOC) de sua da Achates Power, é uma
empresa trouxe significativos melho- evolução do modelo
ramentos ao velho desenho. “As fer- original surgido na
ramentas analíticas que existem hoje década de 1930, criado
não existiam 75 anos atrás. Nós po- pelo alemão Junkers
demos simular em menos de um mês Jumo. Segundo a
as mesmas coisas que levariam até um empresa, ele oferece uma
ano para serem feitas. Os fatores proi- vantagem de até 30%em
bitivos de custo e de tempo com que consumo de combustível,
os engenheiros da época tiveram de li- secomparado a alguns
dar, nós não temos”, continua Soman. dos motores atuais
O executivo explica ainda que ou- mais eficientes
tra razão para o ressurgimento desses
motores é a menor intensidade do
desenvolvimento dos motores con-
vencionais. Segundo ele, houve uma O motor de ciclo dividido
grande melhoria da eficiência quando
da Scuderi Engine deve
se mudou o foco da potência dos anos ter sua primeira aplicação
1970 para a economia de combustível comercial dentro de dois
de hoje. No entanto, ainda de acordo
anos, equipando veículos
com Amit Soman, esse caminho che- movidos a GNV como
gou a um ponto em que, mesmo com ônibus e caminhõespara
melhorias substanciais, as mudanças a
áreas urbanas
passos largos não estão acontecendo.
Adaptação da produção
Uma das principais vantagens que os
Previsto para estrear nos
fornecedores de motores alternativos
automóveis até 2017,
destacam, animados, é a facilidade
o motor a diesel a dois
que os fabricantes teriam em adaptar
tempos da Ecomotors
as fábricas para adotar esses motores,
adota o desenho com
em função de as tecnologias de com-
pistões e cilindros
bustão interna estarem tão difundidas
opostos (OPOC)
hoje. Segundo eles, em termos simples,
é suficiente efetuar ajustes às linhas de
produção existentes, em vez de derru-
bar tudo e começar do zero.
“Todas as 83 fábricas na Europa
que produzem motores e transmissões
podem ser mudadas para produzir
nosso motor sem ter de demoli-las e
começar de novo, como se poderá ter
de fazer se caso seja decidido em favor
das células de combustível ou bate-
rias de íons de lítio como o futuro da
propulsão automobilística. Ambas vão
21