Page 21 - Revista EAA - Edição 65
P. 21

da EcoMotors, de Detroit, Michi-  Motor diesel de cilindros
           gan, explica como o motor de pistões  opostos e a dois tempos,
           e cilindros opostos  (OPOC)  de sua  da Achates Power, é uma
           empresa trouxe significativos melho-  evolução do modelo
           ramentos ao velho desenho. “As fer-  original surgido na
           ramentas analíticas que existem hoje  década de 1930, criado
           não existiam 75 anos atrás. Nós po-  pelo alemão Junkers
           demos simular em menos de um mês  Jumo. Segundo a
           as mesmas coisas que levariam até um  empresa, ele oferece uma
           ano para serem feitas. Os fatores proi-  vantagem de até 30%em
           bitivos de custo e de tempo com que  consumo de combustível,
           os engenheiros da época tiveram de li-  secomparado a alguns
           dar, nós não temos”, continua Soman.   dos motores atuais
             O executivo explica ainda que ou-  mais eficientes
           tra razão para o ressurgimento desses
           motores é a menor intensidade do
           desenvolvimento dos motores con-
           vencionais. Segundo ele, houve uma                                         O motor de ciclo dividido
           grande melhoria da eficiência quando
                                                                                      da Scuderi Engine deve
           se mudou o foco da potência dos anos                                       ter sua primeira aplicação
           1970 para a economia de combustível                                        comercial dentro de dois
           de hoje. No entanto, ainda de acordo
                                                                                      anos, equipando veículos
           com Amit Soman, esse caminho che-                                          movidos a GNV como
           gou a um ponto em que, mesmo com                                           ônibus e caminhõespara
           melhorias substanciais, as mudanças a
                                                                                      áreas urbanas
           passos largos não estão acontecendo.

           Adaptação da produção
           Uma das principais vantagens que os
                                                                                        Previsto para estrear nos
           fornecedores de motores alternativos
                                                                                           automóveis até 2017,
           destacam, animados, é a facilidade
                                                                                          o motor a diesel a dois
           que os fabricantes teriam em adaptar
                                                                                          tempos da Ecomotors
           as fábricas para adotar esses motores,
                                                                                          adota o desenho com
           em função de as tecnologias de com-
                                                                                              pistões e cilindros
           bustão interna estarem tão difundidas
                                                                                                opostos (OPOC)
           hoje. Segundo eles, em termos simples,
           é suficiente efetuar ajustes às linhas de
           produção existentes, em vez de derru-
           bar tudo e começar do zero.
             “Todas as 83 fábricas na Europa
           que produzem motores e transmissões
           podem ser mudadas para produzir
           nosso motor sem ter de demoli-las e
           começar de novo, como se poderá ter
           de fazer se caso seja decidido em favor
           das células de combustível ou bate-
           rias de íons de lítio como o futuro da
           propulsão automobilística. Ambas vão

                                                                                                           21
   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26