Page 23 - Revista EAA - Edição 65
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de uma tecnologia já testada por outra
nova. De acordo com o prof. Neville
Jackson, da Ricardo, consultoria estra-
tégica e ambiental em engenharia, este
é um risco nada atraente. “Todos os
fornecedores de motores alternativos
precisam mostrar alguma vantagem
competitiva significativa comparada
aos atuais produtos e tecnologias,”,
avalia. “Além disso, pode ser que mos-
trem qualquer demérito ou desvan-
tagem específica que poderia causar
problemas na aplicação e desenvolvi-
mento”, finaliza.
O dr. Oded Tour acredita que a
relação com os fabricantes precisa ser
transparente. “Na nossa visão, acho
tivo precisariam fazer para convencê- O projeto da Tour Engines que a comunicação como os fabrican-
-lo, ele afirmou: “Teriam de apresentar emprega pistões opostos com tes tem sido muito aberta, frutífera e
uma drástica melhoria sobre o que te- ciclo dividido. Para a empresa, razoável. Não acredito em conspiração
mos hoje, em termos de custo, CO 2 e sua concepção é muito similar ou que queiram nos afastar. Se eles ti-
instalação. Qualquer configuração que à dos motores a gasolina vessem visto em qualquer um de nós
não seja de quatro cilindros em linha uma solução real e viável, gostariam de
não é viável e não tem possibilidade ser os primeiros a usá-la.”
de fazer melhor do que o que temos
atualmente.” Para a Ford, os conceitos Acesso ao mercado
Essa ausência de confiabilidade nos alternativos ainda não atingiram Assim como qualquer nova tecnolo-
motores alternativos é devida, princi- a mesma eficiência dos gia, inserir as arquiteturas alternativas
palmente, à inconveniência da troca atuais motores do ciclo Otto de motores no competitivo mercado
automobilístico provavelmente en-
volverá aplicações em determinados
nichos antes de trabalhar em uma
adoção mais generalizada. Os forne-
cedores podem aumentar suas chances
de assegurar investimentos oferecendo
soluções especializadas para problemas
particulares dentro do desenvolvimen-
to de motorizações.
A Scuderi adotou esta posição para
seu motor de ciclo dividido, como ex-
plica Stephen Scuderi: “Encontramo-
-nos mais vantajosos na área de gás
natural”, diz. “Nosso primeiro acesso à
área de tecnologia automobilística será
provavelmente em veículos comerciais
movidos a gás natural, como frotas de
caminhões e ônibus que circulam em
áreas metropolitanas”, projeta.
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