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de uma tecnologia já testada por outra
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                                                                               Jackson, da Ricardo, consultoria estra-
                                                                               tégica e ambiental em engenharia, este
                                                                               é  um  risco  nada  atraente. “Todos  os
                                                                               fornecedores de motores alternativos
                                                                               precisam mostrar alguma vantagem
                                                                               competitiva significativa comparada
                                                                               aos atuais produtos e tecnologias,”,
                                                                               avalia. “Além disso, pode ser que mos-
                                                                               trem qualquer demérito ou desvan-
                                                                               tagem específica que poderia causar
                                                                               problemas na aplicação e desenvolvi-
                                                                               mento”, finaliza.
                                                                                  O dr. Oded  Tour acredita que a
                                                                               relação com os fabricantes precisa ser
                                                                               transparente.  “Na  nossa  visão,  acho
           tivo precisariam fazer para convencê-  O projeto da Tour Engines    que a comunicação como os fabrican-
           -lo, ele afirmou: “Teriam de apresentar  emprega pistões opostos com   tes tem sido muito aberta, frutífera e
           uma drástica melhoria sobre o que te-  ciclo dividido. Para a empresa,   razoável. Não acredito em conspiração
           mos hoje, em termos de custo, CO 2 e  sua concepção é muito similar   ou que queiram nos afastar. Se eles ti-
           instalação. Qualquer configuração que  à dos motores a gasolina     vessem visto em qualquer um de nós
           não seja de quatro cilindros em linha                               uma solução real e viável, gostariam de
           não é viável e não tem possibilidade                                ser os primeiros a usá-la.”
           de fazer melhor do que o que temos
           atualmente.”                               Para a Ford, os conceitos   Acesso ao mercado
             Essa ausência de confiabilidade nos   alternativos ainda não atingiram   Assim como qualquer nova tecnolo-
           motores alternativos é devida, princi-      a mesma eficiência dos   gia, inserir as arquiteturas alternativas
           palmente, à inconveniência da troca    atuais motores  do ciclo Otto  de  motores  no  competitivo  mercado
                                                                               automobilístico provavelmente en-
                                                                               volverá aplicações em determinados
                                                                               nichos antes de trabalhar em uma
                                                                               adoção mais generalizada. Os forne-
                                                                               cedores podem aumentar suas chances
                                                                               de assegurar investimentos oferecendo
                                                                               soluções especializadas para problemas
                                                                               particulares dentro do desenvolvimen-
                                                                               to de motorizações.
                                                                                  A Scuderi adotou esta posição para
                                                                               seu motor de ciclo dividido, como ex-
                                                                               plica Stephen Scuderi: “Encontramo-
                                                                               -nos mais vantajosos na área de gás
                                                                               natural”, diz. “Nosso primeiro acesso à
                                                                               área de tecnologia automobilística será
                                                                               provavelmente em veículos comerciais
                                                                               movidos a gás natural, como frotas de
                                                                               caminhões e ônibus que circulam em
                                                                               áreas metropolitanas”, projeta.

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