Page 22 - Revista EAA - Edição 65
P. 22

TECNOLOGIA





                                                             O motor           sugere que a transição seja feita de
                                                             Pinnacle é        forma suave, por meio de desenhos
                                                             voltado para      mais flexíveis em relação a instalação
                                                             a aplicação       e possibilidade de fabricação. O motor
                                                             em scooters e     de pistões opostos com ciclo dividido
                                                             motocicletas,     criado pela sua empresa foi concebido
                                                             e deve chegar     sob estes aspectos. “Acho que uma das
                                                             ao mercado        grandes vantagens dos motores Tour
                                                             indiano até 2018  sobre os semelhantes é que instalação e
                                                                               a produção é muito similar aos de ciclo
                                                                               Otto”, diz ele.
                                                                               Convencendo os fabricantes
                                                                               Os fornecedores de motores alterna-
                                                                               tivos precisam provar para os fabri-
                                                                               cantes que seus produtos são capazes
                                                                               de entregar significativas melhorias
                                                                               às soluções já existentes. Apesar de
           exigir novas instalações de manufatura, nenhuma como existe hoje,” sentencia o   os fabricantes terem conhecimento
           executivo da Achates.                                               de empresas como a Achates Power e
             De fato, um dos diferenciadores dos motores alternativos frente às outras
                                                                               EcoMotors, nenhum se impressionou
           tecnologias de baixa emissão é sua similaridade com os de combustão usados
                                                                               o suficiente pelas suas tecnologias de
           atualmente. Para Stephen Scuderi, vice-presidente da Scuderi Engine, de West   trem de força a ponto de investir nelas
           Springfield, Massachusetts, o número de tecnologias compartilhadas entre os
                                                                               para seus veículos.
           motores de ciclo dividido de sua empresa com os convencionais torna adaptação
                                                                                  O  dr.  Andreas  Schamel,  diretor
           das indústrias um caso simples. “Ainda estamos falando de cilindros, pistões e   global de Powertrain, Pesquisa e En-
           bielas”, diz ele. “A maior diferença, provavelmente, será o sistema de válvulas. Mas
                                                                               genharia da Ford, acredita que embora
           temos um desenho robusto e completamente desenvolvido”.
                                                                               os motores alternativos tenham algum
             O fundador, presidente e diretor técnico da Pinnacle Engines, Monty Clee-  potencial, eles ainda têm um longo ca-
           ves, de San Carlos, também na Califórnia, da mesma forma está confiante de que   minho a seguir antes que satisfaçam as
           os componentes dos motores a combustão incluídos em seus motores de pistões
                                                                               necessidades das grandes fabricantes.
           opostos do ciclo Cleeves farão uma transição simples. “Mesmo nosso mecanismo
                                                                               “Ainda não chegamos ao ponto onde
           de compressão variável usa uma tecnologia já existente de fase variável de coman-  qualquer um dos conceitos alternativos
           do de válvulas”, afirma.
                                                                               tenha atingido a mesma eficiência da
             O dr. Oded Tour, executivo-chefe da Tour Engine, também de San Diego,
                                                                               tecnologia atual”, dispara ele. “O mo-
                                                                               tor de cilindros opostos, por exemplo,
                                                           Também utilizando   é um pouco superestimado quanto ao
                                                                o conceito de   consumo de combustível. Mas atender
                                                              pistões opostos   às emissões é um desafio muito maior.
                                                                e mecanismo    Como são motores de dois tempos, o
                                                              de compressão    consumo de óleo também é uma preo-
                                                           variável, o Pinnacle   cupação”, justifica.
                                                                promete uma       De acordo com Michael Fleiss, vi-
                                                            redução de 20% a   ce-presidente de Powertrain do Volvo
                                                            25% no consumo     Car Group, não há planos na empresa
                                                              de combustível   para incluir novas arquiteturas em um
                                                                               futuro próximo. Perguntado sobre o
                                                                               que os fornecedores de motor alterna-

           22
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27