Page 22 - Revista EAA - Edição 65
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TECNOLOGIA
O motor sugere que a transição seja feita de
Pinnacle é forma suave, por meio de desenhos
voltado para mais flexíveis em relação a instalação
a aplicação e possibilidade de fabricação. O motor
em scooters e de pistões opostos com ciclo dividido
motocicletas, criado pela sua empresa foi concebido
e deve chegar sob estes aspectos. “Acho que uma das
ao mercado grandes vantagens dos motores Tour
indiano até 2018 sobre os semelhantes é que instalação e
a produção é muito similar aos de ciclo
Otto”, diz ele.
Convencendo os fabricantes
Os fornecedores de motores alterna-
tivos precisam provar para os fabri-
cantes que seus produtos são capazes
de entregar significativas melhorias
às soluções já existentes. Apesar de
exigir novas instalações de manufatura, nenhuma como existe hoje,” sentencia o os fabricantes terem conhecimento
executivo da Achates. de empresas como a Achates Power e
De fato, um dos diferenciadores dos motores alternativos frente às outras
EcoMotors, nenhum se impressionou
tecnologias de baixa emissão é sua similaridade com os de combustão usados
o suficiente pelas suas tecnologias de
atualmente. Para Stephen Scuderi, vice-presidente da Scuderi Engine, de West trem de força a ponto de investir nelas
Springfield, Massachusetts, o número de tecnologias compartilhadas entre os
para seus veículos.
motores de ciclo dividido de sua empresa com os convencionais torna adaptação
O dr. Andreas Schamel, diretor
das indústrias um caso simples. “Ainda estamos falando de cilindros, pistões e global de Powertrain, Pesquisa e En-
bielas”, diz ele. “A maior diferença, provavelmente, será o sistema de válvulas. Mas
genharia da Ford, acredita que embora
temos um desenho robusto e completamente desenvolvido”.
os motores alternativos tenham algum
O fundador, presidente e diretor técnico da Pinnacle Engines, Monty Clee- potencial, eles ainda têm um longo ca-
ves, de San Carlos, também na Califórnia, da mesma forma está confiante de que minho a seguir antes que satisfaçam as
os componentes dos motores a combustão incluídos em seus motores de pistões
necessidades das grandes fabricantes.
opostos do ciclo Cleeves farão uma transição simples. “Mesmo nosso mecanismo
“Ainda não chegamos ao ponto onde
de compressão variável usa uma tecnologia já existente de fase variável de coman- qualquer um dos conceitos alternativos
do de válvulas”, afirma.
tenha atingido a mesma eficiência da
O dr. Oded Tour, executivo-chefe da Tour Engine, também de San Diego,
tecnologia atual”, dispara ele. “O mo-
tor de cilindros opostos, por exemplo,
Também utilizando é um pouco superestimado quanto ao
o conceito de consumo de combustível. Mas atender
pistões opostos às emissões é um desafio muito maior.
e mecanismo Como são motores de dois tempos, o
de compressão consumo de óleo também é uma preo-
variável, o Pinnacle cupação”, justifica.
promete uma De acordo com Michael Fleiss, vi-
redução de 20% a ce-presidente de Powertrain do Volvo
25% no consumo Car Group, não há planos na empresa
de combustível para incluir novas arquiteturas em um
futuro próximo. Perguntado sobre o
que os fornecedores de motor alterna-
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