Page 24 - Revista EAA - Edição 65
P. 24
TECNOLOGIA
Cleeves, da Pinnacle Engines, também menciona a importância do desen- Uma coisa em que os fabricantes
volvimento inicial segmentado. Sua companhia escolheu como foco o mercado parecem concordar é que os motores
indiano de scooters e motocicletas como forma de provar sua credibilidade, antes a combustão interna têm um longo
de se lançar no mercado de automóveis. “Essa aplicação está permitindo uma futuro pela frente. Schamel defende
redução de 20% a 25% no consumo de combustível, com um aumento de menos esses motores e diz que eles continu-
de 5% no custo do veículo, uma proposta que será a mudança do jogo na Índia. arão a exercer um papel importante,
Em uma aplicação automobilística, proporcionaremos os mesmos ganhos em re- apesar do crescente movimento em di-
dução de consumo pelo mesmo custo dos atuais motores de menor cilindrada. reção à eletrificação. “A transição não
Mercados sensíveis ao custo como Índia, China, Indonésia e África vão achar esta acontecerá da noite para o dia”, afirma.
combinação irresistível.” Michael Fleiss, da Volvo, concorda
Ao mesmo tempo, diversos projetistas de motores alternativos têm escolhido com esta visão e acredita que melhora-
como segmento de entrada os geradores de energia elétrica. “Com os motores de mentos significativos ainda podem ser
automóveis têm muitas limitações de instalação e problemas ao integrar o motor feitos na tecnologia dos atuais motores
no sistema, o gerador é um primeiro passo mais fácil”, avalia dr. Oded Tour. “E a combustão.
suas várias aplicações nos permite muitas oportunidades.” No entanto, essa confiança con-
tinuada na arquitetura convencional
Existe futuro? abre uma porta para os motores alter-
Por enquanto, afirma a matéria da Automotive World, não há uma resposta para nativos, como uma forma de melhorar
quando – e se – as arquiteturas alternativas de motor vão aparecer nos veículos a eficiência dos motores em produção,
de grande produção. Fornecedores preveem com variados graus de confiança que se incorporando à infraestrutura das
seus produtos entrarão brevemente na fabricação em série, em contraste com os grandes fabricantes. Por sua vez, os
fabricantes de veículos, que parecem ter pouco interesse nestas novas tecnologias. fornecedores permanecem otimistas
Para o prof. Jackson, da consultoria Ricardo, “Não é impossível, mas é pouco a respeito do futuro de seus produtos.
provável que a primeira aplicação de um motor com arquitetura alternativa seja A Pinnacle Engines tem dito que seu
em um carro de passeio de grande produção.” motor de scooter será visto pelas ruas
na Índia até o final de 2015, com pos-
sibilidade de sua primeira aplicação
automobilística surgir em 2018.
Para a EcoMotors, seus motores
Opoc estarão nos carros até o final de
2017 ou no início do ano seguinte, e
a Scuderi também prevê a adoção de
seu motor de ciclo dividido nos pró-
ximos dois anos. Menos específica, a
Achates dá uma estimativa de “ao re-
dor” de 2020.
A previsão mais conservadora vem
do dr. Oded Tour. “É difícil estimar,
mas será preciso pelo menos uma dé-
cada,” contemporiza. “É uma longa e
difícil caminhada, mas, definitivamen-
te, digna.” n
A Volvo descarta a adoção de novas
arquiteturas, pois não acredita
que elas sejam mais eficientes
do que os atuais quatro cilindros
24