Page 26 - Revista EAA - Edição 65
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TECNOLOGIA
Motor com cilindro flutuante
para determinação de atrito
A DEMANDA POR MENORES NÍVEIS DE CONSUMO E se 40% das perdas por atrito de um
EMISSÕES TÊM TORNADO A REDUÇÃO DE ATRITO DOS motor – que são as perdas mecânicas,
COMPONENTES INTERNOS DOS MOTORES, UM IMPORTANTE descartando-se processos de bombea-
TEMA DE DESENVOLVIMENTO PARA A INDÚSTRIA mento de gasolina e de componentes
AUTOMOTIVA. UM BANCO DE PROVAS FOI ESPECIALMENTE auxiliares – em um motor SI*, e são
DESENVOLVIDO PARA MELHOR AVALIAÇÃO DAS FORÇAS ainda maiores para os sistemas de
DE ATRITO ENTRE O CONJUNTO DO PISTÃO E CILINDRO, motores CI*, tornando a célula de po-
PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS E tência um grande foco em estudos de
PRODUTOS PARA OS MOTORES FUTUROS, COM FOCO EM atrito. A Figura 1.2 ilustra a distribui-
ção das perdas de energia em motores
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EVERTON LOPES DA SILVA, LEONARDO COELHO
BERGANTIM, CARLOS CAMARGO, RENATO CARLINI* de ignição por centelha e ignição por
compressão:
A Figura 1.3 apresenta um estudo
Com as crescentes preocupações ambientais ocorridas ao longo das últimas três das perdas de energia ocorridas em
décadas, os estudos da eficiência dos motores tornaram-se cada vez mais impor- motores SI de quatro cilindros e 2,0 l
tantes em função da necessidade de otimizar o desempenho dos veículos com Embora as perdas por atrito te-
motores de menor cilindrada, para atender às normas cada vez mais rigorosas nham influência limitada sobre a re-
em termos de economia de combustível e emissões. Sabe-se que aproximada- dução do consumo de combustível e
mente 25% da potência efetiva de um motor (potência gerada pelo combustível, de emissões, conforme mostrado na
descartando-se perdas ocorridas pelos processos térmicos e outros menores) é Figura 1.4, estudos comprovam que
desperdiçada por meio de processos mecânicos em um motor em plena carga e ainda há espaço para significativas
esse percentual pode de acentuar ainda nas cargas parciais. melhorias em termos de eficiência
Um dos meios mais simples e confiáveis de estudar a eficiência mecânica de dos motores, especialmente quando
um motor é medir diretamente as forças de atrito que atuam sobre o sistema, se trata de redução de atrito. A Figu-
como o caso do FLE (motor de cilindro flutuante). ra 1.5 mostra o desenvolvimento do
A Figura 1.1 ilustra o diagrama controle de emissões dos motores no
de perda de potência em um motor decorrer das últimas três décadas, e
de combustão: Fig.. 1.1: Diagrama de perdas uma projeção para os próximos anos:
O atrito entre pistões, anéis de pis- do motor. Cortesia de
tão e cilindros é responsável por qua- M. Valverde, da MAHLE Jundiaí Motor de cilindro flutuante
O Motor de Cilindro Flutuante é um
potência de bombeamento potência monocilindro, de ignição por cente-
de atrito lha, com injeção no duto desenvolvida
por Furuhama e Takiguchi. Esse mo-
potência tor foi concebido para que se possa
energia do disponível medir forças de atrito entre pistões
combustível no eixo
do motor e cilindros, bem como entre anéis de
pistão e cilindros. Esses componentes
podem ser avaliados em grupo ou in-
dividualmente, por meio da análise de
um conjunto básico de componentes, FOTOS DIVULGAÇÃO
potência das perdas por calor ou apenas de um componente que foi
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