Page 26 - Revista EAA - Edição 65
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TECNOLOGIA




           Motor com cilindro flutuante


           para determinação de atrito





           A DEMANDA POR MENORES NÍVEIS DE CONSUMO E                           se 40% das perdas por atrito de um
           EMISSÕES TÊM TORNADO A REDUÇÃO DE ATRITO DOS                        motor – que são as perdas mecânicas,
           COMPONENTES INTERNOS DOS MOTORES, UM IMPORTANTE                     descartando-se processos de bombea-
           TEMA DE DESENVOLVIMENTO PARA A INDÚSTRIA                            mento de gasolina e de componentes
           AUTOMOTIVA. UM BANCO DE PROVAS FOI ESPECIALMENTE                    auxiliares – em um motor SI*, e são
           DESENVOLVIDO PARA MELHOR AVALIAÇÃO DAS FORÇAS                       ainda maiores para os sistemas de
           DE ATRITO ENTRE O CONJUNTO DO PISTÃO E CILINDRO,                    motores CI*, tornando a célula de po-
           PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS E                       tência um grande foco em estudos de
           PRODUTOS PARA OS MOTORES FUTUROS, COM FOCO EM                       atrito. A Figura 1.2 ilustra a distribui-
                                                                               ção das perdas de energia em motores
           EFICIÊNCIA ENERGÉTICA    EVERTON LOPES DA SILVA, LEONARDO COELHO
           BERGANTIM, CARLOS CAMARGO, RENATO CARLINI*                          de ignição por centelha e ignição por
                                                                               compressão:
                                                                                  A Figura 1.3 apresenta um estudo
           Com as crescentes preocupações ambientais ocorridas ao longo das últimas três   das perdas de energia ocorridas em
           décadas, os estudos da eficiência dos motores tornaram-se cada vez mais impor-  motores SI de quatro cilindros e 2,0 l
           tantes em função da necessidade de otimizar o desempenho dos veículos com   Embora as perdas por atrito te-
           motores de menor cilindrada, para atender às normas cada vez mais rigorosas   nham influência limitada sobre a re-
           em termos de economia de combustível e emissões. Sabe-se que aproximada-  dução do consumo de combustível e
           mente 25% da potência efetiva de um motor (potência gerada pelo combustível,   de emissões, conforme mostrado na
           descartando-se perdas ocorridas pelos processos térmicos e outros menores) é   Figura 1.4, estudos comprovam que
           desperdiçada por meio de processos mecânicos em um motor em plena carga e   ainda há espaço para significativas
           esse percentual pode de acentuar ainda nas cargas parciais.         melhorias em termos de eficiência
             Um dos meios mais simples e confiáveis de estudar a eficiência mecânica de   dos motores, especialmente quando
           um motor é medir diretamente as forças de atrito que atuam sobre o sistema,   se trata de redução de atrito. A Figu-
           como o caso do FLE (motor de cilindro flutuante).                   ra 1.5 mostra o desenvolvimento do
             A Figura 1.1 ilustra o diagrama                                   controle de emissões dos motores no
           de perda de potência em um motor                                    decorrer das últimas três décadas, e
           de combustão:                     Fig.. 1.1: Diagrama de perdas     uma projeção para os próximos anos:
             O atrito entre pistões, anéis de pis-  do motor. Cortesia de
           tão e cilindros é responsável por qua-  M. Valverde, da MAHLE Jundiaí  Motor de cilindro flutuante
                                                                               O Motor de Cilindro Flutuante é um
                                     potência de bombeamento potência          monocilindro, de ignição por cente-
                                                       de atrito               lha, com injeção no duto desenvolvida
                                                                               por Furuhama e Takiguchi. Esse mo-
                                                                     potência   tor  foi  concebido  para  que  se  possa
            energia do                                               disponível   medir forças de atrito entre pistões
            combustível                                              no eixo
                                                                     do motor  e cilindros, bem como entre anéis de
                                                                               pistão e cilindros. Esses componentes
                                                                               podem ser avaliados em grupo ou in-
                                                                               dividualmente, por meio da análise de
                                                                               um conjunto básico de componentes,  FOTOS DIVULGAÇÃO
                                             potência das perdas por calor     ou apenas de um componente que foi

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