Page 27 - Revista EAA - Edição 65
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Potência efetiva ao freio  Pistão + biela
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                    Bombeamento                  Fig.1.3: Des-
                    Conjunto pistão-manivela  membramento
                    Outros acessórios          da distribuição
                    Bomba de injeção   3.600 rpm/min
                    de combustível  4 bar pme     de energia
                    Árvores de comando          de um motor
                1.800 rpm/min
                2 bar pme                        e das perdas
                         1.800 rpm/min             mecânicas    Perdas térmicas        Lavagem e acionamento de acessórios
            Pressão media efetiva, bar                Fig. 1.4:       Fornecimento total de energia  Potência disponível
                         6 bar pme



                                                                      A redução de consumo com base na redução de atrito

                                                Influência da
                                                  redução do
                                                atrito sobre o
                                                 consumo de    Redução de consumo (%)
                                                 combustível
           Fig. 1.2: Comparação das
           principais categorias de perdas
           por atrito para motores de
           quatro cilindros, 1,6 litro, ignição                               Redução de atrito do motor (%)
           por centelha (SI) e ignição por
           compressão (CI)
                                                      Fig. 1.5:                           Linha tracejada: proposta ou solicitada
                                                 Emissões de                              Linhas contínuas: atingido
                                               gases de efeito
           substituído nesse conjunto. Diferentes   estufa atuais e
           óleos de motor podem ser avaliados   projetadas para  Gramas de CO 2 equiv. por quilômetro
           por meio da plataforma FLE, assim   veículos novos
           como conjuntos de protótipos de cé-  de passageiros
           lula de potência que utilizam diferen-  por País/Região,
           tes tipos de óleo. A imagem abaixo      2002-2022
           apresenta o FLE em seu laboratório
           de teste:
             O FLE está equipado com duas             Fig. 2.1:
           células de cargas ligadas a um dis-      O motor
           positivo de cilindro flutuante, que é   de cilindro
           centrado por meio de quatro batentes   flutuante no
           laterais, separados por ângulos de 90°.   Tech Center
           O cilindro de teste (também chamado        MAHLE
           de camisa é fixado ao cilindro flutu-   de Jundiaí
           ante na parte inferior (fora da região
           de trabalho do pistão). Uma galeria
           de água separa o cilindro flutuante
           do bloco, vedado por anéis de silico-
           ne. Esses anéis também são usados
           para vedar a câmara de combustão,
           tocando o cabeçote do motor entre o
           cilindro e o bloco. A lubrificação do

                                                                                                           27
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