Page 27 - Revista EAA - Edição 65
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Potência efetiva ao freio Pistão + biela
Anéis Virabrequim
Bombeamento Fig.1.3: Des-
Conjunto pistão-manivela membramento
Outros acessórios da distribuição
Bomba de injeção 3.600 rpm/min
de combustível 4 bar pme de energia
Árvores de comando de um motor
1.800 rpm/min
2 bar pme e das perdas
1.800 rpm/min mecânicas Perdas térmicas Lavagem e acionamento de acessórios
Pressão media efetiva, bar Fig. 1.4: Fornecimento total de energia Potência disponível
6 bar pme
A redução de consumo com base na redução de atrito
Influência da
redução do
atrito sobre o
consumo de Redução de consumo (%)
combustível
Fig. 1.2: Comparação das
principais categorias de perdas
por atrito para motores de
quatro cilindros, 1,6 litro, ignição Redução de atrito do motor (%)
por centelha (SI) e ignição por
compressão (CI)
Fig. 1.5: Linha tracejada: proposta ou solicitada
Emissões de Linhas contínuas: atingido
gases de efeito
substituído nesse conjunto. Diferentes estufa atuais e
óleos de motor podem ser avaliados projetadas para Gramas de CO 2 equiv. por quilômetro
por meio da plataforma FLE, assim veículos novos
como conjuntos de protótipos de cé- de passageiros
lula de potência que utilizam diferen- por País/Região,
tes tipos de óleo. A imagem abaixo 2002-2022
apresenta o FLE em seu laboratório
de teste:
O FLE está equipado com duas Fig. 2.1:
células de cargas ligadas a um dis- O motor
positivo de cilindro flutuante, que é de cilindro
centrado por meio de quatro batentes flutuante no
laterais, separados por ângulos de 90°. Tech Center
O cilindro de teste (também chamado MAHLE
de camisa é fixado ao cilindro flutu- de Jundiaí
ante na parte inferior (fora da região
de trabalho do pistão). Uma galeria
de água separa o cilindro flutuante
do bloco, vedado por anéis de silico-
ne. Esses anéis também são usados
para vedar a câmara de combustão,
tocando o cabeçote do motor entre o
cilindro e o bloco. A lubrificação do
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