Page 30 - Revista EAA - Edição 65
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TECNOLOGIA
Comparação de Pmea – Efeito do Perfil da Superfície de Trabalho do Anel Superior
FMEP (kPa) Perfil 1
Brunimento 1 Brunimento 2
Perfil 2
Perfil 3
Brunimento 1 Brunimento 2
Fig. 4.1: Aspecto e parâmetros de rugosidade de Condição do motor (rotação e IMEP)
cilindros de ensaio após 10h de amaciamento
Fig. 4.3: Avaliação FMEP para três perfis de contato
diferentes do anel superior
Comparação FMEP - Efeito da rugosidade da parede
Teste de Repetitibilidade
Rotação: 1.300 rpm IMEP: 8,3 bar
FMEP (kPa) Brunimento 1
Brunimento 2
Teste 1
Teste 2
Condição do motor (rotação e IMEP)
Fig. 4.2: Avaliação FMEP por duas diferentes
rugosidades de brunimento Fig. 4.4: Exemplo de testes para estudar repetibilidade
Conclusões Abreviações
*SI: ignição por centelha
A bancada de avaliação de atrito foi desenvolvida para analisar pistões, anéis de
*CI: ignição por compressão
pistão, cilindros, bem como outros produtos que afetem essa condição, como, *FLE: Floating Liner Engine (motor de
por exemplo, o óleo lubrificante o banco de ensaio é composto por um cilindro camisa flutuante)
*PMEP: Pressão efetiva de bombeando
flutuante otimizado para resultados mais estáveis e precisos, bem como um la-
médio
boratório especial, capaz de controlar as pressões de combustão, temperatura do *IMEP: Indicated Mean Effective Pressure
óleo e da água, pressões, temperatura ambiente, pressão de combustível e outros. (pressão média efetiva indicada)
*FMEP: Friction Mean Effective Pressure
Os resultados mostram que esse banco de ensaio é capaz de detectar diferen-
(pressão média efetiva de atrito – quando
ças de FMEP a partir de pequenas modificações nos componentes, tais como se refere a aquisições FLE, considerar
diferenças no perfil de contato do anel superior. A estabilidade da avaliação foi FMEP das perdas entre a montagem de
pistão e revestimentos)
significativamente melhorada usando um laboratório com parâmetros de con-
*PID: Derivativo proporcional integral
troles especiais, que também tornou possível a simulação de diferentes situações *PCP: Pressão máxima do cilindro
de funcionamento do motor, permitindo que esse banco de ensaio possa con-
*Everton Lopes da Silva, Leonardo Coelho Ber-
trolar e estudar a maioria das variáveis que influenciam os fenômenos de atrito
gantim, Carlos Camargo e Renato Carlini são do
do conjunto do pistão e do cilindro. Centro de Tecnologia da MAHLE Metal Leve S/A
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