Page 30 - Revista EAA - Edição 65
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TECNOLOGIA





                                                              Comparação de Pmea – Efeito do Perfil da Superfície de Trabalho do Anel Superior








                                                                FMEP (kPa)                                 Perfil 1
                 Brunimento 1             Brunimento 2
                                                                                                           Perfil 2
                                                                                                           Perfil 3
                      Brunimento 1     Brunimento 2





           Fig. 4.1: Aspecto e parâmetros de rugosidade de                  Condição do motor (rotação e IMEP)
           cilindros de ensaio após 10h de amaciamento
                                                              Fig. 4.3: Avaliação FMEP para três perfis de contato
                                                              diferentes do anel superior

                   Comparação FMEP - Efeito da rugosidade da parede
                                                                             Teste de Repetitibilidade
                                                                           Rotação: 1.300 rpm  IMEP: 8,3 bar

             FMEP (kPa)                               Brunimento 1

                                                      Brunimento 2
                                                                                                           Teste 1
                                                                                                           Teste 2



                        Condição do motor (rotação e IMEP)
           Fig. 4.2: Avaliação FMEP por duas diferentes
           rugosidades de brunimento                          Fig. 4.4: Exemplo de testes para estudar repetibilidade




           Conclusões                                                          Abreviações
                                                                               *SI: ignição por centelha
           A bancada de avaliação de atrito foi desenvolvida para analisar pistões, anéis de
                                                                               *CI: ignição por compressão
           pistão, cilindros, bem como outros produtos que afetem essa condição, como,   *FLE: Floating Liner Engine (motor de
           por exemplo, o óleo lubrificante o banco de ensaio é composto por um cilindro   camisa flutuante)
                                                                               *PMEP: Pressão efetiva de bombeando
           flutuante otimizado para resultados mais estáveis e precisos, bem como um la-
                                                                                médio
           boratório especial, capaz de controlar as pressões de combustão, temperatura do   *IMEP: Indicated Mean Effective Pressure
           óleo e da água, pressões, temperatura ambiente, pressão de combustível e outros.   (pressão média efetiva indicada)
                                                                               *FMEP: Friction Mean Effective Pressure
             Os resultados mostram que esse banco de ensaio é capaz de detectar diferen-
                                                                                (pressão média efetiva de atrito – quando
           ças de FMEP a partir de pequenas modificações nos componentes, tais como   se refere a aquisições FLE, considerar
           diferenças no perfil de contato do anel superior. A estabilidade da avaliação foi   FMEP das perdas entre a montagem de
                                                                                pistão e revestimentos)
           significativamente melhorada usando um laboratório com parâmetros de con-
                                                                               *PID: Derivativo proporcional integral
           troles especiais, que também tornou possível a simulação de diferentes situações   *PCP: Pressão máxima do cilindro
           de funcionamento do motor, permitindo que esse banco de ensaio possa con-
                                                                               *Everton Lopes da Silva, Leonardo Coelho Ber-
           trolar e estudar a maioria das variáveis que influenciam os fenômenos de atrito
                                                                               gantim, Carlos Camargo e Renato Carlini  são do
           do conjunto do pistão e do cilindro.                                Centro de Tecnologia da MAHLE Metal Leve S/A
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