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TECNOLOGIA





                                                             Fig. 2.2:         terísticas de “design”, que podem in-
                                                             Vista interna     fluenciar os resultados. Por esta razão,
                                             Cabeçote        do FLE (7)        uma das primeiras melhorias desen-
                                 Cilindro flutuante
                                                                               volvidas para este motor foi a insta-
                                                                               lação de amortecedores para reduzir a
            Batente lateral                       Bloco                        imprecisão causada pelas vibrações do
           Par termoelétrico          Pistão                                   motor. Os amortecedores podem ser
                                       Óleo     Linha de óleo                  observados sob a plataforma do motor
                                                                               na figura 2.1. Outras melhorias de es-
                                                                               tabilidade foram o cárter aberto para
               Tomada de carga                                                 a atmosfera, com o objetivo de reduzir
                                               Jato de
                 Parafuso de pré-carga         arrefecimento                   a imprecisão devido às pressões con-
                                               do pistão
                                                                               trárias, e um novo design de admissão,
                               Camisa de cilindro
                                                                               para reduzir a pulsação do ar.
                                                             Fig. 2.3: Típica     Durante as experiências iniciais
                    FORÇA DE ATRITO AO LONGO DO ÂNGULO DO VIRABREQUIM   curva de
                            Rotação: 1.300 rpm  IMEP: 5,3 bar                  com o FLE, foi possível detectar que
                                                             força de atrito   o controle do motor por BMEP a
                                                             para dois         partir  do  dinamômetro  não  propor-
                                                             componentes
            Força de atrito (N)                   Protótipo 1  protótipos. O   realizar as análises necessárias. Uti-
                                                                               cionaria estabilidade suficiente para
                                                             ponto de 0° é o
                                                                               lizando o dispositivo indicador do
                                                  Protótipo 2
                                                             início do curso
                                                             de combustão      IMEP a partir dos métodos descritos
                                                                               na introdução, dois transdutores de
                                                             (ponto morto      pressão (um montado no interior da
                                                             superior)         vela de ignição, e outro inserido late-
                           Ângulo do virabrequim (graus)
                                                                               ralmente no cabeçote do motor) fo-
                                                                               ram instalados de modo a controlar o
           motor é realizada por meio de um jato arrefecedor posicionado abaixo do cilin-  processo de combustão por IMEP. Os
           dro flutuante (figura 2.2). Pressão de água, óleo e a temperatura são controlados   sinais dos transdutores de pressão, as
           externamente. Sob o bloco do motor, um complexo sistema de balanceamento   células de carga e a posição do sensor
           de massas é utilizado para reduzir as vibrações que são típicas nos motores mo-  do virabrequim são processados por
           nocilíndricos.                                                      meio do sistema de indicação de com-
             Os principais resultados fornecidos pelo FLE são valores de FMEP em di-  bustão e analisados com a utilização
           ferentes regimes1 de motor e de força de atrito ao longo do ângulo do virabre-  de softwares específicos. Com isso, o
           quim, que proporcionam um melhor entendimento das perdas ocorridas por   dinamômetro controla as condições
           atrito em cada curso do pistão. Outros resultados podem ser deduzidos a partir   do motor pela velocidade e IMEP,
           de sinais das células piezoelétricas, como o movimento do pistão, influências do   também avalia as diferenças entre os
           deslocamento do pino e pontos de pico de atrito indicando possíveis correlações   resultados dos dois transdutores em
           com o desgaste prematuro, mas eles precisam ser avaliados e interpretados para   todo o ciclo do motor, a fim de obter
           cada situação de teste.                                             uma combustão estável dentro da uni-
             Figura 2.3 apresenta uma típica curva de força de atrito ao longo do ângulo   dade de potência.
           do virabrequim, na qual o protótipo 1 mostra uma clara tendência para resulta-  O ponto de ignição também foi
           dos FMEP mais elevados.                                             estudado, e embora não tenha sido
                                                                               detectada nenhuma influência sig-
           Desenvolvimento em banco de provas                                  nificativa no FMEP, a configuração
           A plataforma FLE foi projetada para ser capaz de detectar variações de força de   da curva de força de atrito foi signi-
           atrito a partir de mínimas modificações nos componentes do protótipo, tornan-  ficativamente modificada. O ponto
           do este equipamento extremamente sensível aos efeitos ambientais e às carac-  de ignição passou a ser controlado

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