Page 29 - Revista EAA - Edição 65
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para cada condição de teste, para que Fig. 3.1: Curvas TEMPERATURA DO ÓLEO NO ENSAIO
forneça resultados de força de atrito de força de 1.300 rpm – 8,3 bar
comparáveis ao longo do ângulo do atrito para
virabrequim. diferentes
As temperaturas de óleo e água temperaturas do
avaliadas em laboratório não apre- óleo e ângulo Força de atrito (N)
sentaram influência significativa nos de virabrequim
resultados FMEP, no entanto, para
evitar qualquer instabilidade nas me-
dições, um rigoroso controle de tem-
peratura de entrada de óleo e de água Ângulo do Virabrequim (graus)
foi desenvolvido por meio da insta-
Fig. 3.2: Efeito Efeito da temperatura do laboratório sobre a FMEP
lação de trocadores de calor externos
da temperatura
com controle PID*; além de monito-
do laboratório
ramento direto e controles de todos
sala no FMEP em
parâmetros envolvidos nos ensaios.
cada condição FMEP (kPa)
Sensores de temperatura e pressão
de teste
de todo os pontos importantes no mo-
tor (incluindo a temperatura do com-
bustível e a pressão de uma bomba ex-
Condição do motor – Rotação e IMEP
terna ligada a um medidor de consumo
de combustível de alta precisão) foram
Fig. 3.3
ligados a esse sistema, proporcionando Efeito da estabilização do motor
Amaciamento
monitoramento completo em tempo Remontagem do motor
do cilindro com Amaciamento real
real. A temperatura do ambiente do la- Efeito de estabilização
remontagem Aquisição não estabilizada
boratório também foi controlada com Aquisição estabilizada
do motor
a utilização de um sistema de ar-con-
dicionado e exaustores para estabilizar FMEP (kPa)
a temperatura do ar de admissão e ex-
terna do motor. A Figura 3.2 mostra a
influência da temperatura do óleo so-
bre as curvas da força de atrito; e figura
3.2 apresenta os resultados de FMEP Tempo (h)
dos mesmos componentes básicos tes-
tados em duas diferentes temperaturas Para testar componentes com uma ampla gama de cargas, a PCP* original
da sala: foi elevada em 45%.
Outro fator importante que in-
fluencia os resultados FMEP é a es- Resultado
tabilização do motor depois da mon- Como resultado de uma série de ações de melhoria no dinamômetro FLE, para
tagem. Verificou-se que depois de três que ele proporcionasse medições mais precisas e estáveis, a plataforma foi con-
horas de funcionamento, os resultados siderada pronta para comparar componentes em termos de resultados de atrito.
são mais estáveis e precisos, devido à Dois diferentes brunimentos de cilindro (apresentados na figura 4.1) foram tes-
estabilização dos componentes mon- tados e a figura 4.2 apresenta os resultados FMEP dessa comparação.
tados. As medições efetuadas antes O FLE provou sua capacidade de detectar variações de FMEP muito pe-
desse período tendem a mostrar resul- quenas em função de modificações nos componentes, como no perfil da super-
tados FMEP com valores mais eleva- fície de trabalho de um anel de pistão, como mostrado na figura 4.3
dos, como mostrado na ilustração da A Figura 4.4 mostra a estabilidade de uma típica avaliação de força de atrito
figura 3.3: feita sobre a bancada de ensaio.
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