Page 29 - Revista EAA - Edição 65
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para cada condição de teste, para que   Fig. 3.1: Curvas           TEMPERATURA DO ÓLEO NO ENSAIO
           forneça resultados de força de atrito   de força de                    1.300 rpm – 8,3 bar
           comparáveis ao longo do ângulo do       atrito para
           virabrequim.                            diferentes
             As temperaturas de óleo e água   temperaturas do
           avaliadas  em  laboratório  não  apre-  óleo e ângulo   Força de atrito (N)
           sentaram influência significativa nos   de virabrequim
           resultados  FMEP,  no  entanto,  para
           evitar qualquer instabilidade nas me-
           dições, um rigoroso controle de tem-
           peratura de entrada de óleo e de água                                Ângulo do Virabrequim (graus)
           foi desenvolvido por meio da insta-
                                                Fig. 3.2: Efeito       Efeito da temperatura do laboratório sobre a FMEP
           lação de trocadores de calor externos
                                              da temperatura
           com controle PID*; além de monito-
                                               do laboratório
           ramento direto e controles de todos
                                             sala no FMEP em
           parâmetros envolvidos nos ensaios.
                                               cada condição    FMEP (kPa)
             Sensores de temperatura e pressão
                                                     de teste
           de todo os pontos importantes no mo-
           tor (incluindo a temperatura do com-
           bustível e a pressão de uma bomba ex-
                                                                             Condição do motor – Rotação e IMEP
           terna ligada a um medidor de consumo
           de combustível de alta precisão) foram
                                                      Fig. 3.3
           ligados a esse sistema, proporcionando                           Efeito da estabilização do motor
                                               Amaciamento
           monitoramento completo em tempo                             Remontagem do motor
                                              do cilindro com                                    Amaciamento real
           real. A temperatura do ambiente do la-                                                Efeito de estabilização
                                                remontagem                                       Aquisição não estabilizada
           boratório também foi controlada com                                                   Aquisição estabilizada
                                                    do motor
           a utilização de um sistema de ar-con-
           dicionado e exaustores para estabilizar              FMEP (kPa)
           a temperatura do ar de admissão e ex-
           terna do motor. A Figura 3.2 mostra a
           influência da temperatura do óleo so-
           bre as curvas da força de atrito; e figura
           3.2 apresenta os resultados de FMEP                                        Tempo (h)
           dos mesmos componentes básicos tes-
           tados em duas diferentes temperaturas   Para testar componentes com uma ampla gama de cargas, a PCP* original
           da sala:                          foi elevada em 45%.
             Outro fator importante que in-
           fluencia os resultados FMEP é a es-  Resultado
           tabilização do motor depois da mon-  Como resultado de uma série de ações de melhoria no dinamômetro FLE, para
           tagem. Verificou-se que depois de três   que ele proporcionasse medições mais precisas e estáveis, a plataforma foi con-
           horas de funcionamento, os resultados   siderada pronta para comparar componentes em termos de resultados de atrito.
           são mais estáveis e precisos, devido à   Dois diferentes brunimentos de cilindro (apresentados na figura 4.1) foram tes-
           estabilização dos componentes mon-  tados e a figura 4.2 apresenta os resultados FMEP dessa comparação.
           tados. As medições efetuadas antes   O FLE provou sua capacidade de detectar variações de FMEP muito pe-
           desse período tendem a mostrar resul-  quenas em função de modificações nos componentes, como no perfil da super-
           tados FMEP com valores mais eleva-  fície de trabalho de um anel de pistão, como mostrado na figura 4.3
           dos, como mostrado na ilustração da   A Figura 4.4 mostra a estabilidade de uma típica avaliação de força de atrito
           figura 3.3:                       feita sobre a bancada de ensaio.

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