Page 28 - Revista EAA - Edição 66
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LABORATÓRIO




           Scania e Poli-USP criam                                             tório conta com equipamentos criados
                                                                                  De acordo com a Scania, o labora-


           centro de pesquisa                                                  exclusivamente para o projeto. “Temos,
                                                                               por exemplo, uma máquina de en-
                                                                               saio de fluxo de ar nos cabeçotes, que
                                                                               precisou  ser  desenvolvida  e  montada
                                                                               na Universidade, bem como alguns
           INICIATIVA É VOLTADA À REDUÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL            sensores, que não existiam no merca-
           E DA EMISSÃO DE POLUENTES. PARCERIA INCLUI CURSO DE                 do com a especificidade que o proje-
           MESTRADO PARA ENGENHEIROS DA FABRICANTE    FÁBIO OMETTO             to exige”, explica o Prof. Dr. Marcelo
                                                                               Massarani, do Centro de Engenharia
                                                                               Automotiva da Poli-USP, responsável
           A Scania e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) inau-  pela  coordenação  da  iniciativa.  “Essa
           guraram o primeiro laboratório de pesquisa da indústria de caminhões, construí-  tecnologia é completamente nova e foi
           do no Parque Tecnológico de Sorocaba (SP). O projeto é resultante do convênio   criada pelo grupo de especialistas reu-
           de cooperação tecnológica assinado entre a fabricante sueca e a instituição esta-  nidos para esse projeto. Ela traz uma
           dual de ensino, em 2013, e realizado por meio da Fundação para o Desenvolvi-  série de inovações, como a medição de
           mento Tecnológico da Engenharia (FDTE).                             deslocamentos a laser e a compactação
             Criado com o objetivo de pesquisar o comportamento do fluxo de ar dentro   de sensores, além de ser mais e eficien-
           dos motores Diesel, o laboratório da Poli-USP/Scania ocupa o total de 1.282   te e de baixo custo”, detalha o professor.
           m2 de área coberta e envolve o trabalho direto de 20 profissionais, entre técnicos   Além da capacidade para realizar
           da empresa e professores. “Essa investigação poderá contribuir para melhorar o   processamento de simulações vir-
           desempenho dos motores, bem como o consumo e, principalmente, a redução de   tuais do fluxo de ar nos cabeçotes, o
           emissão de gases poluentes na atmosfera”, explica Per Olov Svedlund, presidente   laboratório Poli-USP/Scania dispõe
           e executivo-chefe da Scania Latin America. Ainda segundo o executivo, o conhe-  de equipamentos de escaneamento
           cimento gerado a partir desse estudo também será aplicado no desenvolvimento   a laser, máquinas operatrizes para a
           de um software para previsão e controle do comportamento do fluxo de ar no   fabricação de peças específicas, entre
           motor. A ferramenta poderá ser futuramente utilizada no processo de manufatura   outros itens necessários para os estu-
           de cabeçotes de motores, o que aprimorará o controle de qualidade dos compo-  dos, segundo a fabricante. Com apoio
           nentes produzidos na empresa.                                       dessa estrutura, os pesquisadores têm





                                                                               Massarani, da Poli-USP (esq), e
                                                                               Svedlund, da Scania: parceria
                                                                               por uma atmosfera mais limpa










                                                                                                                FOTOS ALEXANDRE LOMBARDI









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