Page 28 - Revista EAA - Edição 66
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LABORATÓRIO
Scania e Poli-USP criam tório conta com equipamentos criados
De acordo com a Scania, o labora-
centro de pesquisa exclusivamente para o projeto. “Temos,
por exemplo, uma máquina de en-
saio de fluxo de ar nos cabeçotes, que
precisou ser desenvolvida e montada
na Universidade, bem como alguns
INICIATIVA É VOLTADA À REDUÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL sensores, que não existiam no merca-
E DA EMISSÃO DE POLUENTES. PARCERIA INCLUI CURSO DE do com a especificidade que o proje-
MESTRADO PARA ENGENHEIROS DA FABRICANTE FÁBIO OMETTO to exige”, explica o Prof. Dr. Marcelo
Massarani, do Centro de Engenharia
Automotiva da Poli-USP, responsável
A Scania e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) inau- pela coordenação da iniciativa. “Essa
guraram o primeiro laboratório de pesquisa da indústria de caminhões, construí- tecnologia é completamente nova e foi
do no Parque Tecnológico de Sorocaba (SP). O projeto é resultante do convênio criada pelo grupo de especialistas reu-
de cooperação tecnológica assinado entre a fabricante sueca e a instituição esta- nidos para esse projeto. Ela traz uma
dual de ensino, em 2013, e realizado por meio da Fundação para o Desenvolvi- série de inovações, como a medição de
mento Tecnológico da Engenharia (FDTE). deslocamentos a laser e a compactação
Criado com o objetivo de pesquisar o comportamento do fluxo de ar dentro de sensores, além de ser mais e eficien-
dos motores Diesel, o laboratório da Poli-USP/Scania ocupa o total de 1.282 te e de baixo custo”, detalha o professor.
m2 de área coberta e envolve o trabalho direto de 20 profissionais, entre técnicos Além da capacidade para realizar
da empresa e professores. “Essa investigação poderá contribuir para melhorar o processamento de simulações vir-
desempenho dos motores, bem como o consumo e, principalmente, a redução de tuais do fluxo de ar nos cabeçotes, o
emissão de gases poluentes na atmosfera”, explica Per Olov Svedlund, presidente laboratório Poli-USP/Scania dispõe
e executivo-chefe da Scania Latin America. Ainda segundo o executivo, o conhe- de equipamentos de escaneamento
cimento gerado a partir desse estudo também será aplicado no desenvolvimento a laser, máquinas operatrizes para a
de um software para previsão e controle do comportamento do fluxo de ar no fabricação de peças específicas, entre
motor. A ferramenta poderá ser futuramente utilizada no processo de manufatura outros itens necessários para os estu-
de cabeçotes de motores, o que aprimorará o controle de qualidade dos compo- dos, segundo a fabricante. Com apoio
nentes produzidos na empresa. dessa estrutura, os pesquisadores têm
Massarani, da Poli-USP (esq), e
Svedlund, da Scania: parceria
por uma atmosfera mais limpa
FOTOS ALEXANDRE LOMBARDI
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