Page 33 - Revista EAA - Edição 66
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membranas poliméricas especiais e produz um mínimo de energia elétrica, que é estocado pelo conjunto de baterias.
eletrodos de carbono com catalisador O módulo de potência conta com um compressor mecânico de deslocamen-
a base de platina. to de ar (blower) para fornecer ar para a reação com o hidrogênio e tem ainda
A eletricidade produzida pelo arrefecimento a ar e a líquido, com radiadores automobilísticos. Nesse circuito,
módulo é proporcional à demanda é utilizada água deionizada, já que não pode ser condutiva devido à presença de
instantânea do ônibus, solicitada pelo energia elétrica no sistema. Todo o módulo de potência fica na porção traseira do
computador do veículo por meio de teto do ônibus, para que o circuito de hidrogênio permaneça externo ao veículo.
comunicação digital. Por isso, o con- Como curiosidade, vale lembrar que pelo “escapamento” do ônibus sai apenas va-
junto de baterias de íons de lítio auxilia por d’agua para atmosfera, demonstração de um veículo ambientalmente correto.
mais em momentos de picos de soli-
citação, já que a célula produz energia Segurança
elétrica proporcional à demanda para Existem dois sistemas principais de segurança, tanto para a parte elétrica de alta
alimentar o motor de tração. Além tensão, quanto para os depósitos e linhas de hidrogênio. Todos condutores e bar-
disso, essas baterias trabalham em tor- ramentos de alta tensão são totalmente isolados do chassi. Este isolamento é mo-
no de 50 % de carga, com capacidade nitorado por um sistema eletrônico dedicado para detecção de possíveis falhas.
de absorver a recuperação de energia Assim, a segurança dos subsistemas, assim como o do veículo, atua de forma
em desacelerações e frenagens; além da redundante para o isolamento rápido das fontes de tensão em caso de falhas se-
produção de eletricidade do módulo veras. Os pontos de conexão elétrica são protegidos por caixas metálicas (HDU)
de potência em “marcha lenta”. Mes- seladas contra umidade e poeira, além de posicionadas em regiões seguras.
mo com o ônibus parado, esse módulo Já o sistema de cilindros de hidrogênio tem instrumentação de pressão e tem-
Célula de combustível a hidrogênio com potência elétrica de 150 kW.
A célula de combustível é um conversor eletroquímico que produz eletricidade por
meio da combinação do hidrogênio com o oxigênio do ar ambiente. O resíduo
Sistemas auxiliares resultante desta reação é água pura, eliminada pelo sistema de escapamento
independentes com
acionamentos Cilindros de alumínio e fibra de
elétricos. carbono para o armazenamento de
As funções auxiliares hidrogênio. Eles têm capacidade
são comandadas para 31 kg e autonomia de 250 km
eletronicamente,
por exemplo, a
direção hidráulica,
a produção de ar-
comprimido para
suspensão e freios,
os sistemas de
circulação de água
e ar para
arrefecimento, a
fonte de 24 V e o
ar-condicionado
Baterias de Íon de Lítio de alta
capacidade e 180 KW de potência
de pico. As baterias formam Motor de tração e eletrônica de potência com alta eficiência, arrefecidos a água.
um banco de energia complementar O motor elétrico de tração é responsável pela propulsão do veículo e possui
e elevam a eficiência do veículo eficiência superior a 92%. Este motor se transforma em um gerador elétrico
permitindo o reaproveitamento convertendo energia cinética, durante desacelerações, em eletricidade que
de energia regenerada durante é recuperada para as baterias. Esse processo funciona como um freio–motor,
frenagens e desacelerações melhorando a dirigibilidade e poupando o sistema de freio de serviço
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