Page 33 - Revista EAA - Edição 66
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membranas poliméricas especiais e   produz um mínimo de energia elétrica, que é estocado pelo conjunto de baterias.
           eletrodos de carbono com catalisador   O módulo de potência conta com um compressor mecânico de deslocamen-
           a base de platina.                to de ar (blower) para fornecer ar para a reação com o hidrogênio e tem ainda
             A eletricidade produzida pelo   arrefecimento a ar e a líquido, com radiadores automobilísticos. Nesse circuito,
           módulo é proporcional à demanda   é utilizada água deionizada, já que não pode ser condutiva devido à presença de
           instantânea do ônibus, solicitada pelo   energia elétrica no sistema. Todo o módulo de potência fica na porção traseira do
           computador do veículo por meio de   teto do ônibus, para que o circuito de hidrogênio permaneça externo ao veículo.
           comunicação digital. Por isso, o con-  Como curiosidade, vale lembrar que pelo “escapamento” do ônibus sai apenas va-
           junto de baterias de íons de lítio auxilia   por d’agua para atmosfera, demonstração de um veículo ambientalmente correto.
           mais em momentos de picos de soli-
           citação, já que a célula produz energia   Segurança
           elétrica proporcional à demanda para   Existem dois sistemas principais de segurança, tanto para a parte elétrica de alta
           alimentar o motor de tração. Além   tensão, quanto para os depósitos e linhas de hidrogênio. Todos condutores e bar-
           disso, essas baterias trabalham em tor-  ramentos de alta tensão são totalmente isolados do chassi. Este isolamento é mo-
           no de 50 % de carga, com capacidade   nitorado por um sistema eletrônico dedicado para detecção de possíveis falhas.
           de absorver a recuperação de energia   Assim, a segurança dos subsistemas, assim como o do veículo, atua de forma
           em desacelerações e frenagens; além da   redundante para o isolamento rápido das fontes de tensão em caso de falhas se-
           produção de eletricidade do módulo   veras. Os pontos de conexão elétrica são protegidos por caixas metálicas (HDU)
           de potência em “marcha lenta”. Mes-  seladas contra umidade e poeira, além de posicionadas em regiões seguras.
           mo com o ônibus parado, esse módulo   Já o sistema de cilindros de hidrogênio tem instrumentação de pressão e tem-

                                             Célula de combustível a hidrogênio com potência elétrica de 150 kW.
                                             A célula de combustível é um conversor eletroquímico que produz eletricidade por
                                             meio da combinação do hidrogênio com o oxigênio do ar ambiente. O resíduo
           Sistemas auxiliares               resultante desta reação é água pura, eliminada pelo sistema de escapamento
           independentes com
           acionamentos                                                               Cilindros de alumínio e fibra de
           elétricos.                                                              carbono para o armazenamento de
           As funções auxiliares                                                      hidrogênio. Eles têm capacidade
           são comandadas                                                           para 31 kg e autonomia de 250 km
           eletronicamente,
           por exemplo, a
           direção hidráulica,
           a produção de ar-
           comprimido para
           suspensão e freios,
           os sistemas de
           circulação de água
           e ar para
           arrefecimento, a
           fonte de 24 V e o
           ar-condicionado


           Baterias de Íon de Lítio de alta
           capacidade e 180 KW de potência
           de pico. As baterias formam       Motor de tração e eletrônica de potência com alta eficiência, arrefecidos a água.
           um banco de energia complementar   O motor elétrico de tração é responsável pela propulsão do veículo e possui
           e elevam a eficiência do veículo   eficiência superior a 92%. Este motor se transforma em um gerador elétrico
           permitindo o reaproveitamento     convertendo energia cinética, durante desacelerações, em eletricidade que
           de energia regenerada durante     é recuperada para as baterias. Esse processo funciona como um freio–motor,
           frenagens e desacelerações        melhorando a dirigibilidade e poupando o sistema de freio de serviço


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