Page 34 - Revista EAA - Edição 66
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CÉLULA DE COMBUSTÍVEL                        CAPA





           peratura lidas pela VCU (gerenciamento eletrônico) e mostradas no painel do   cimento de componentes, ventiladores,
           veículo. Todas as válvulas dos cilindros são comandadas pela VCU e o sistema   condicionador de ar, e também ilumi-
           tem dispositivo de segurança para alivio do conteúdo em caso de sobrepressão ou   nação, rede CAN, computadores etc.
           superaquecimento. Se necessário, o alivio do conteúdo é feito por pontos de purga   Essas baterias são recarregadas
           voltados para cima, já que todo o sistema está no teto do veículo. Existem ainda   através  de  um  conversor  DC/DC
           dispositivos para detecção de colisões e excesso de fluxo, que ativam o fechamen-  com capacidade de 8,5 kW por meio
           to das válvulas de saída como medida de segurança.                  de transformador.
                                                                                  Quando na garagem da METRA,
           Outros sistemas                                                     empresa que opera o Corredor ABD
           Para todos esses sistemas funcionarem, existem ainda duas baterias de 12 V em   para a EMTU, os ônibus são reabas-
           série (somando 180 A•h), alimentando todos os periféricos do ônibus, que tra-  tecidos de hidrogênio e passam dados
           balham em 24 V. São responsáveis por inúmeros motores, bombas para  arrefe-  via Wi-Fi para serem analisados. Sua
                                                                               recarga de hidrogênio em alta pressão
                                                         As baterias pesam     dura entre 20 e 30 minutos, depen-
                                                         681 kg e sua posição   dendo das condições do ambiente.
                                                         sob o assoalho        Durante o reabastecimento, quando a
                                                         compensa a massa      temperatura se eleva, a pressão é redu-
                                                         de componentes        zida. Exatamente por ter também um
                                                         no teto               “banco de dados”, a rede de 24 V per-
                                                                               manece ativa, mesmo quando os ôni-
                                                                               bus são desligados.
                                                                                  Para quem está habituado com os
                                                                               ônibus convencionais, com motores de
                                                                               ciclo Diesel, certamente a operação e a
                                                                               manutenção desses veículos elétricos a
                                                                               hidrogênio fazem parte de outro uni-
                                                                               verso de tecnologia, com muitas novi-
                                                                               dades e desafios.             n


                                               O ônibus durante a fase de testes, na pista da Randon, no sul do País.
                                               Ele também passou por avaliações no autódromo de Interlagos




























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