Page 18 - Revista EAA - Edição 70
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TECNOLOGIA
Uma gasolina melhor
para o Brasil
As soluções para a redução do consumo de
combustível dos automóveis e comerciais leves, e
a consequente menor emissão de gases poluentes,
passam, necessariamente, por uma gasolina de maior
octanagem. Por quê? É o que veremos a seguir
Marcos Clemente e André Ferrarese
Os motores mais eficazes e econômicos que O etanol hidratado apresenta resistência à
tendem a ser introduzidos no país – alguns já detonação bem superior à de qualquer gaso-
em produção devido ao regime Inovar-Auto lina, 113 octanas RON equivalentes (equiva-
– operam em condições de maiores cargas tér- lentes porque o etanol não tem a iso-octana
micas e temperaturas. Essa situação favorece e outros derivados do petróleo que elevam o
a detonação, fenômeno que tem na gasolina número de octanas).
de alta octanagem um aliado para reduzir sua Antes de continuar convém saber que no
ocorrência. Entretanto, como a indústria au- Brasil utiliza-se o Índice Antidetonante, e não
tomobilística brasileira, hoje, produz para o o número de octanas, para exprimir a resistên-
mercado interno apenas veículos flexíveis em cia à detonação. Esse índice resulta da média
combustível – os flex –, o etanol já atende à aritmética de dois padrões de octanagem utili-
perfeição o requisito antidetonante, mas essa zados pela indústria do petróleo, o Motor Oc-
propriedade ainda não é aproveitada na sua tane Number (MON) e o Research Octane
plenitude. Isso faz os motores flex consumi- Number (RON). São métodos diferentes de
rem mais etanol do que deveriam e, na esteira, estabelecer a octanagem, fazendo as misturas
gasolina. Ou seja, o que se tem no momento e testando-as num motor especial chamado
são motores que não são tão eficientes com a CFR (Cooperative Fuel Research), de taxa de
gasolina comum à disposição. compressão ajustável.
Isso ocorre porque a gasolina comum ain- Disso resulta que octanas MON têm nú-
da tem octanagem distante daquela do etanol, mero mais baixo do que RON. Por exem-
o que obriga a uma solução de compromisso plo, nossa gasolina comum tem 82 MON e
no que tange um dado fundamental de todo 92 RON, em que a média aritmética é 87: este
motor a combustão de ciclo Otto: a taxa de é o Índice Antidetonante (IAD) da gasolina
compressão. Por isso hoje se adota uma taxa comum brasileira. A metodologia é idêntica à
de compressão média, que atenda os dois usada nos Estados Unidos e lá se chama Anti-
combustíveis quando se utiliza um deles indi- -Knock Index (AKI).
vidualmente ou misturados em qualquer pro- Há atualmente no Brasil três gasolinas
porção. Em outras palavras, é a gasolina que quanto a octanagem: a comum, aditivada
está impedindo maior eficiência dos motores ou não, a premium (98 RON) e a Podium
flex quando funcionam com etanol. (102 RON), esta exclusiva da Petrobras. Para
Como aproveitar melhor o etanol signifi- entendimento mais fácil, usaremos aqui o nú-
ca elevar a taxa de compressão, isso esbarra na mero de octanas RON, utilizado na Europa e
questão da detonação quando o motor do carro nos países vizinhos, bem como em certos da-
flex for abastecido com gasolina. É nesse pon- dos dos EUA. FOTOS DIVULGAÇÃO
to que reside a vantagem de a gasolina vir a ter Além de ser um combustível em si, uma das
maior octanagem do que a oferecida atualmente. principais características do etanol é sua capa-
18 abril/maio/junho