Page 18 - Revista EAA - Edição 70
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TECNOLOGIA


                              Uma gasolina melhor


                              para o Brasil




                              As soluções para a redução do consumo de
                              combustível dos automóveis e comerciais leves, e
                              a consequente menor emissão de gases poluentes,
                              passam, necessariamente, por uma gasolina de maior
                              octanagem. Por quê? É o que veremos a seguir

                              Marcos Clemente e André Ferrarese


                              Os motores mais eficazes e econômicos que   O etanol hidratado apresenta resistência à
                              tendem a ser introduzidos no país – alguns já  detonação bem superior à de qualquer gaso-
                              em produção devido ao regime Inovar-Auto  lina, 113 octanas RON equivalentes (equiva-
                              – operam em condições de maiores cargas tér-  lentes porque o etanol não tem a iso-octana
                              micas e temperaturas. Essa situação favorece  e outros derivados do petróleo que elevam o
                              a detonação, fenômeno que tem na gasolina  número de octanas).
                              de alta octanagem um aliado para reduzir sua   Antes de continuar convém saber que no
                              ocorrência. Entretanto, como a indústria au-  Brasil utiliza-se o Índice Antidetonante, e não
                              tomobilística brasileira, hoje, produz para o  o número de octanas, para exprimir a resistên-
                              mercado interno apenas veículos flexíveis em  cia à detonação. Esse índice resulta da média
                              combustível – os flex –, o etanol já atende à  aritmética de dois padrões de octanagem utili-
                              perfeição o requisito antidetonante, mas essa  zados pela indústria do petróleo, o Motor Oc-
                              propriedade ainda não é aproveitada na sua  tane Number (MON) e o Research Octane
                              plenitude. Isso faz os motores flex consumi-  Number (RON). São métodos diferentes de
                              rem mais etanol do que deveriam e, na esteira,  estabelecer a octanagem, fazendo as misturas
                              gasolina.  Ou seja, o que se tem no momento  e testando-as num  motor especial chamado
                              são motores que não são tão eficientes com a  CFR (Cooperative Fuel Research), de taxa de
                              gasolina comum à disposição.             compressão ajustável.
                                Isso ocorre porque a gasolina comum ain-  Disso resulta que octanas MON têm nú-
                              da tem octanagem distante daquela do etanol,  mero mais baixo do que RON. Por exem-
                              o que obriga a uma solução de compromisso  plo, nossa gasolina comum tem 82 MON e
                              no que tange um dado fundamental de todo  92 RON, em que a média aritmética é 87: este
                              motor a combustão de ciclo Otto: a taxa de  é o Índice Antidetonante (IAD) da gasolina
                              compressão. Por isso hoje se adota uma taxa  comum brasileira. A metodologia é idêntica à
                              de compressão média, que atenda os dois  usada nos Estados Unidos e lá se chama Anti-
                              combustíveis quando se utiliza um deles indi-  -Knock Index (AKI).
                              vidualmente ou misturados em qualquer pro-  Há atualmente no Brasil três gasolinas
                              porção. Em outras palavras, é a gasolina que  quanto  a  octanagem:  a  comum, aditivada
                              está impedindo maior eficiência dos motores  ou  não,  a  premium  (98  RON)  e  a  Podium
                              flex quando funcionam com etanol.        (102 RON), esta exclusiva da Petrobras. Para
                                Como aproveitar melhor o etanol signifi-  entendimento mais fácil, usaremos aqui o nú-
                              ca elevar a taxa de compressão, isso esbarra na  mero de octanas RON, utilizado na Europa e
                              questão da detonação quando o motor do carro  nos países vizinhos, bem como em certos da-
                              flex for abastecido com gasolina. É nesse pon-  dos dos EUA.                      FOTOS DIVULGAÇÃO
                              to que reside a vantagem de a gasolina vir a ter   Além de ser um combustível em si, uma das
                              maior octanagem do que a oferecida atualmente. principais características do etanol é sua capa-
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