Page 15 - Revista EAA - Edição 70
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nestes interesses, as competências técnicas dos
envolvidos e o potencial laboratorial para avalia-
ção experimental.
O principal foco do consorcio TriboFLex,
como o próprio nome diz, está nos aspectos
tribológicos de motores Flex-Fuel, em especial
com o advento de tecnologias como injeção di-
reta, turbo, start-stop, óleos de baixa viscosidade
etc. que embora comuns no exterior, podem tra-
zer novos aspectos quando usadas em motores
Flex-fuel. O projeto contempla desde técnicas
sofisticadas de caracterização e modelamento de um engenheiro –, e as horas dedicadas ao Estudo detalhado
computacional como testes desgaste, possíveis P&D, que se resumem às reuniões mensais para do desgaste de um
com a aquisição de avançados equipamentos la- acompanhamento dos projetos, algo facilmente motor que rodou
boratoriais, como tribômetros e interferômetros justificável dentro de uma organização. “Os fun- com etanol
3D. “Para as empresas, trata-se de um projeto ali- cionários das empresas são envolvidos em estu-
cerçado nos pilares de eficiência energética, meio dos de stricto sensu, gerando um maior grau de
ambiente e a durabilidade do produto como fa- motivação e compromisso aos temas, tanto das
tor de competitividade”, define Tomanik. empresas quanto dos alunos e pesquisadores da
Entre as vantagens do modelo de consórcio universidade. A participação nas discussões fa-
colaborativo, destaca o especialista, estão os bai- vorece também o enquadramento dos trabalhos
xos investimentos exigidos das empresas – que para os objetivos do projeto”, revela.
neste caso específico, segundo ele, não se equi- A fórmula de sucesso adotada para a implan-
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valem sequer aos custos anuais de contratação tação do Triboflex, ainda segundo Tomanik, foi
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