Page 15 - Revista EAA - Edição 70
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nestes interesses, as competências técnicas dos
           envolvidos e o potencial laboratorial para avalia-
           ção experimental.
             O principal foco do consorcio  TriboFLex,
           como o próprio nome diz, está nos aspectos
           tribológicos de motores Flex-Fuel, em especial
           com o advento de tecnologias como injeção di-
           reta, turbo, start-stop, óleos de baixa viscosidade
           etc. que embora comuns no exterior, podem tra-
           zer novos aspectos quando usadas em motores
           Flex-fuel. O projeto contempla desde técnicas
           sofisticadas  de  caracterização  e  modelamento  de um engenheiro –, e as horas dedicadas ao  Estudo detalhado
           computacional como testes desgaste, possíveis  P&D, que se resumem às reuniões mensais para  do desgaste de um

           com a aquisição de avançados equipamentos la-  acompanhamento dos projetos, algo facilmente   motor que rodou
           boratoriais, como tribômetros e interferômetros  justificável dentro de uma organização. “Os fun-  com etanol
           3D. “Para as empresas, trata-se de um projeto ali-  cionários das empresas são envolvidos em estu-
           cerçado nos pilares de eficiência energética, meio  dos de stricto sensu, gerando um maior grau de
           ambiente e a durabilidade do produto como fa-  motivação e compromisso aos temas, tanto das
           tor de competitividade”, define Tomanik.  empresas quanto dos alunos e pesquisadores da
             Entre as vantagens do modelo de consórcio  universidade. A participação nas discussões fa-
           colaborativo, destaca o especialista, estão os bai-  vorece também o enquadramento dos trabalhos
           xos investimentos exigidos das empresas – que  para os objetivos do projeto”, revela.
           neste caso específico, segundo ele, não se equi-  A fórmula de sucesso adotada para a implan-
         160607-Anuncio_Congresso_GRAFICA.pdf   1   07/06/2016   15:08:08
           valem sequer aos custos anuais de contratação  tação do Triboflex, ainda segundo Tomanik, foi


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