Page 16 - Revista EAA - Edição 70
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TECNOLOGIA










































          Reprodução do       a associação dos professores, alunos bolsistas   de eficiência dos motores causada pelo atrito e o
          acompanhamento      (como mão de obra para geração de conheci-  desgaste dos componentes. “Isso tem a ver com
          do consórcio desde   mento), utilização da estrutura laboratorial pre-  a geometria das peças e também com sua micro-
          a sua concepção     sente nas instituições públicas, a viabilização de   geometria, definida pelo brunimento no caso de
                              recursos das empresas, e a identificação de temas   cilindros ou camisas dos motores”, observa. Des-
                              de interesses focados precisamente nos objeti-  de a sua criação, o Consórcio gerou uma série de
                              vos coletivos dos participantes – e, então, criar   resultados positivos, entre eles o desenvolvimen-
                              células de estudos para condução de temas em   to de técnicas sofisticadas de caracterização de
                              específicos, interligados com a proposta princi-  brunimento, de teste de materiais de válvulas;
                              pal do trabalho.                         modelos computacionais para caracterização,
                                Seguindo esse roteiro, sob a coordenação   e simulação de anéis e cilindros; parcerias com
                              do Prof. Amilton Sinatora, titular do Depar-  grupos-referência do exterior (Halmstad Uni-
                              tamento de Engenharia Mecânica da Escola   versity, Imperial College, BAM e outros); e o
                              Politécnica da USP, o Projeto Triboflex foi se-  workshop internacional sobre “Superlubricity”,
                              parado em dois campos interligados de P&D   em conjunto com a SAE Brasil, quando foram
                              – materiais e lubrificantes –, e subdividido em   traçados “road maps” tecnológicos e propostas de
                              cinco grandes subprojetos:               projetos colaborativos nesta área.
                              v caracterização tribológica de componentes    Ao mesmo tempo, o Laboratório de Fenô-
                                de motores flex;                       menos de Superfície tem sido uma presença
                              v tribologia do sistema pistão/anéis/cilindro;  constante  em  um  dos  congressos  mais  tradi-
                              v tribologia de válvulas e sede de válvulas;  cionais e respeitados da área, o Leeds – Lyon
                              v modelamento;                           Symposium on Tribology, realizado anualmen-
                              v formação de mão de obra específica para   te na França. Na sua 42ª edição, em setembro
                                desenvolvimento tribológico em motores flex.  passado, que contou com a presença de mais de
                                Segundo o Prof. Sinatora, o trabalho tem se   300 pesquisadores de todo o mundo, o Brasil
                              concentrado essencialmente em reduzir a perda   teve uma participação ativa por meio de três
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