Page 19 - Revista EAA - Edição 73
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TORQUE ACIONAMENTO TRANSM. A 2000 RPM X TEMP. ÓLEO TRANSM.
Vel. acionamento 2000 rpm
1ª marcha
motor praticamente não muda, porém, o óleo 2ª marcha
do câmbio se aquece de maneira muito mais 3ª marcha
rápida, e também atinge uma temperatura de 4ª m. Lock Up
5ª m. Lock Up
funcionamento mais elevada, o que melhora a 6ª m. Lock Up
eficiência do conjunto.
Nota-se também a elevação da temperatu- Torque acionamento Nm
ra do líquido de arrefecimento do motor. Isto
também é bem comum nos trabalhos de “ther-
mal management”: sair dos tradicionais 90 °C
de temperatura de funcionamento, e procurar
qual a temperatura otimizada do ponto de vista
de consumo específico. Esta temperatura será
alta o suficiente para que o óleo mais quente
(e, portanto, com menos viscosidade) reduza o Temperatura cárter °C
atrito do motor. Mas deverá ser baixa o sufi- Figura 2
ciente para que a perda de rendimento volumé-
trico, a maior tendência à detonação (causadas
pela maior temperatura do cabeçote), e a maior
deformação térmica causada pela maior tempe-
ratura dos componentes (aumentando o atrito)
não comecem a comprometer os ganhos.
Além da maior temperatura de funciona-
mento, o aquecimento mais rápido do óleo do
motor também traz ganhos de atrito na fase
fria do ciclo de emissões e consumo. Esses ga-
nhos podem ser observados no gráfico abaixo.
As curvas vermelhas e laranja comparam o
efeito da temperatura de abertura do termos-
tato. Enquanto o termostato não está aberto a
temperatura do motor sobe rapidamente. Uma Figura 3
vez aberto o termostato, a subida até o ponto de v Um termostato modificado ou a introdução de termostatos
regime em que o eletroventilador entra cortan- variáveis controlados (figuras 3 e 4)
do a temperatura é muito mais lenta. Portanto, v Uma válvula controlada para fazer o gerenciamento entre o trocador
o motor acaba ficando mais quente por mais do câmbio e o aquecimento interno do carro (figura 3)
tempo no ciclo. O óleo do motor repete esse v Um trocador de calor líquido de arrefecimento / óleo do câmbio
comportamento e fica mais tempo com menor (figura 3)
viscosidade no ciclo, reduzindo
atrito e, por isso, economizan- Velocidade Figura 4
do combustível. Isso pode ser do carro
Efeitos na temperatura Efeitos na temperatura óleo motor
verificado nas linhas azul escu- líquido arrefecimento com com termostato a 90°C e 105°C
termostato a 90°C e 105°C
ro e azul claro da figura 4.
Algum efeito se vê tam- Efeitos ventilador PWM, com Temp. água com
termostato a 90°C e 105°C
Temperatura óleo transm. termos. elétrico a 105°C
bém no câmbio porque com sem trocador de calor
Temp. óleo com termos.
o termostato de temperatura elétrico a 105°C
mais alta, a temperatura do
Temp. óleo transm. com
óleo de câmbio é também li- termos. elétrico a 105°C
geiramente maior. Estes são Ventilador PWM com
termos. elétrico a 105°C
os componentes usados para
gerar efeitos como os descri-
tos nas figuras 3 e 4: Tempo (s)
fevereiro/março/abril 19