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TORQUE ACIONAMENTO TRANSM. A 2000 RPM X TEMP. ÓLEO TRANSM.
                                                                         Vel. acionamento 2000 rpm

                                                                                                       1ª marcha
           motor praticamente não muda, porém, o óleo                                                  2ª marcha
           do câmbio se aquece de maneira muito mais                                                   3ª marcha
           rápida, e também atinge uma temperatura de                                                  4ª m. Lock Up
                                                                                                       5ª m. Lock Up
           funcionamento mais elevada, o que melhora a                                                 6ª m. Lock Up
           eficiência do conjunto.
             Nota-se também a elevação da temperatu-  Torque acionamento Nm
           ra do líquido de arrefecimento do motor. Isto
           também é bem comum nos trabalhos de “ther-
           mal management”: sair dos tradicionais 90 °C
           de temperatura de funcionamento, e procurar
           qual a temperatura otimizada do ponto de vista
           de consumo específico. Esta temperatura será
           alta o suficiente para que o óleo mais quente
           (e, portanto, com menos viscosidade) reduza o                   Temperatura cárter °C
           atrito do motor. Mas deverá ser baixa o sufi-                                                Figura 2
           ciente para que a perda de rendimento volumé-
           trico, a maior tendência à detonação (causadas
           pela maior temperatura do cabeçote), e a maior
           deformação térmica causada pela maior tempe-
           ratura dos componentes (aumentando o atrito)
           não comecem a comprometer os ganhos.
             Além da  maior temperatura de funciona-
           mento, o aquecimento mais rápido do óleo do
           motor também traz ganhos de atrito na fase
           fria do ciclo de emissões e consumo. Esses ga-
           nhos podem ser observados no gráfico abaixo.
           As curvas vermelhas e laranja comparam o
           efeito da temperatura de abertura do termos-
           tato. Enquanto o termostato não está aberto a
           temperatura do motor sobe rapidamente. Uma                                                   Figura 3
           vez aberto o termostato, a subida até o ponto de  v  Um termostato modificado ou a introdução de termostatos
           regime em que o eletroventilador entra cortan-  variáveis controlados (figuras 3 e 4)
           do a temperatura é muito mais lenta. Portanto,  v  Uma válvula controlada para fazer o gerenciamento entre o trocador
           o motor acaba ficando mais quente por mais   do câmbio e o aquecimento interno do carro (figura 3)
           tempo no ciclo. O óleo do motor repete esse  v  Um trocador de calor líquido de arrefecimento / óleo do câmbio
           comportamento e fica mais tempo com menor   (figura 3)
           viscosidade no ciclo, reduzindo
           atrito e, por isso, economizan-                        Velocidade                            Figura 4
           do combustível. Isso pode ser                          do carro
                                       Efeitos na temperatura   Efeitos na temperatura óleo motor
           verificado nas linhas azul escu-  líquido arrefecimento com   com termostato a 90°C e 105°C
                                       termostato a 90°C e 105°C
           ro e azul claro da figura 4.
             Algum efeito se vê tam-                                      Efeitos ventilador PWM, com     Temp. água com
                                                                          termostato a 90°C e 105°C
                                                   Temperatura óleo transm.                      termos. elétrico a 105°C
           bém no câmbio porque com                sem trocador de calor
                                                                                                 Temp. óleo com termos.
           o termostato de temperatura                                                           elétrico a 105°C
           mais alta, a temperatura do
                                                                                                 Temp. óleo transm. com
           óleo de câmbio é também li-                                                           termos. elétrico a 105°C

           geiramente maior. Estes são                                                           Ventilador PWM com
                                                                                                 termos. elétrico a 105°C
           os componentes usados para
           gerar efeitos como os descri-
           tos nas figuras 3 e 4:                             Tempo (s)

           fevereiro/março/abril                                                                            19
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