Page 24 - Revista EAA - Edição 74
P. 24
CONECTIVIDADE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
nacional, de autoria da equipe de desenvolvi- Brasil sustentável
cativo, site e estações de carregamento – é 100%
mento e engenharia da empresa operadora. São
20 veículos elétricos num total de 12 estações Mobilidade elétrica: soluções
brasileiras que já são realidade
com 4 vagas cada de carregamento.
conectividade
É importante destacar que o Vamo Fortaleza Alex S. Barbosa Passos*
é o primeiro sistema de compartilhamento de
carro elétrico da América do Sul. Para usar o
sistema, as pessoas se cadastram, usam um apli- A mobilidade elétrica é uma solução que contribui com a preservação do
cativo de celular para liberar o veículo. O carro meio ambiente e que está sendo implementada gradativamente na indús-
é retirado numa estação e devolvido na mesma tria de transporte. As grandes empresas mundiais do setor têm em seu
ou em qualquer outro ponto de carregamento. planejamento estratégico a mobilidade elétrica como meta. No Brasil, não
Essa iniciativa contribui para a formação de é diferente. As indústrias compartilham da mesma visão mesmo sabendo
uma cultura na qual as pessoas se locomovem que há uma necessidade de alinhamento entre alguns fatores (político,
pela cidade usando uma rede de modais, e inte- econômico, infraestrutura, etc). Fatores estes que serão determinantes na
grando o carro compartilhado, com a bicicleta velocidade da implantação das novas tecnologias sustentáveis.
compartilhada, ônibus, táxi, etc. Dessa forma, A WEG, empresa nacional, entende que a solução para tração elétrica,
cada vez menos as pessoas dependem da posse além de ser uma oportunidade, cria um ambiente fértil para a inovação
de um veículo particular. Até agora, foram rea- de novos motores elétricos, inversores de frequência e sistemas auxiliares.
lizadas mais de 1.400 viagens e 2.500 cadastros, Além de novos produtos, a empresa tem responsabilidade de desenvolvi-
com tempo médio de utilização de 100 minutos mento da cadeia de valores, compartilhando as oportunidades e incenti-
e hora de pico às 19h, a maioria das viagens são vando seus parceiros no desenvolvimento de novos materiais, processos,
realizadas durante a semana. novas aplicações e participando na superação dos novos desafios.
Nesse contexto de crescimento de uso dos O desafio é o catalisador destas parcerias que motivam os pesquisado-
veículos compartilhados, um estudo intitulado res e engenheiros na busca contínua de soluções tecnológicas para atender
Rethinking Transportation 2020-2030, reali- às necessidades da sociedade.
zado por um think tank americano chamado Na fase de implantação de novas tecnologias sabe-se que há vários in-
Rethinkx, destaca que veículos autônomos e teresses e reivindicações que retardam ou aceleram o processo. No entan-
elétricos substituirão os carros atuais. O estu- to, este movimento é o que permite que as entidades de classes, empresas,
do mostra que a mudança pode ser mais revo- instituições de ensino e pesquisa se posicionem e comecem a fazer o papel
lucionária no momento em que os preços dos de formação de opiniões e preparação para o futuro.
carros elétricos se tornarem mais acessíveis e as O ano de 1886, dentre outros, inicia o desenvolvimento da tração
baterias possuírem uma durabilidade maior. Isso para mobilidade (Benz Patent—Motorwagen de Karl Benz). No Brasil,
permitirá desenvolver mais facilmente sistemas aprovava-se a Lei nº 2.687, de 1875, para o financiamento dos engenhos
de compartilhamento com veículos elétricos, centrais de cana de açúcar. Hoje, o Brasil tem plenas condições tecnoló-
que hoje são os elementos de maior investimen-
to para esse tipo de projeto, no Brasil.
Dual Bus – solução inovadora
Este ano, diversas cidades brasileiras já se com grande versatilidade
interessaram pelo conceito de compartilha-
mento de carro elétrico e o Fundão da Uni-
versidade Federal do Rio de Janeiro implan-
tará em parceria com a Serttel um sistema de
compartilhamento duplo para bicicleta e carro
elétrico. Será mais sustentabilidade no sistema
de transporte brasileiro.
* Aurélie Dos Santos é Gerente de Projetos da
Serttel; bacharel em Ciências Políticas e Master
em Estratégia Territorial e Urbana pela Sciences-
po de Paris; e tem MBA de Gestão Estratégica e
Econômica pela FGV. n
24 abril/maio/junho