Page 17 - Revista EAA - Edição 86
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ARQUITETURA TÍPICA DE UM VEÍCULO ELÉTRICO [2]









































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           conectividade, etc. –, devendo todos atender a aspectos de   dade elétrica em toda a sua extensão (interfaces e cadeia),
           normalização, certificação e homologação adequados ao se-  conforme apresentado na Figura 3.
           tor automobilístico.                                  Esses padrões corretamente aplicados garantem a quali-
             São diversas as tecnologias utilizadas nas arquiteturas   dade dos produtos voltados para a mobilidade, assegurando,
           dos veículos elétricos, e que devem ser testadas e valida-  consequentemente, a satisfação do usuário e a sustentabilidade
           das para garantir a confiabilidade e a qualidade da missão   da indústria automobilística mundial.
           esperada de um veículo elétrico, assim como em qualquer   No Brasil há uma normalização ainda incipiente para a
           veículo a combustão.  Em geral, consideram-se também   mobilidade elétrica, com foco em componentes, sistemas e nos
           nessas arquiteturas aspectos como alcance, conectividade,   próprios veículos elétricos, elaborada no âmbito da ABNT e
           operação autônoma e emissões nos veículos elétricos híbri-  suas Comissões de Estudo, baseada principalmente nas nor-
           dos (de gases, particulados e sonoros).             mas europeias IEC/ISO, conforme o apresentado a seguir:
             Durante a fase de projeto também devem ser atendidos
           diversos aspectos específicos relacionados ao salvamento
           técnico (extricação) em caso de sinistro ou incêndio, ati-  Normas publicadas pela CE03:069.001 - Comissão de Es-
           vidade atribuída essencialmente ao corpo de bombeiros, e   tudos Veículos Elétricos Rodoviários e Industriais
           aqueles relacionados à manutenção dos veículos elétricos.
             A SAE Internacional tem um conjunto de padrões que
                                                               ABNT NBR IEC 61434: Células e baterias secundárias contendo
           cobre todos os aspectos tecnológicos atuais da mobilidade,
                                                               eletrólitos alcalino ou outro não-ácido - Guia para designação
           e diversos organismos internacionais também estabelecem
                                                               da corrente em normas de células e baterias secundárias alcalinas
           regulamentos, normas e requisitos para regular a mobili-
           abril/maio/junho                                                                                 17
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