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ARQUITETURA TÍPICA DE UM VEÍCULO ELÉTRICO [2]
Figura 2
conectividade, etc. –, devendo todos atender a aspectos de dade elétrica em toda a sua extensão (interfaces e cadeia),
normalização, certificação e homologação adequados ao se- conforme apresentado na Figura 3.
tor automobilístico. Esses padrões corretamente aplicados garantem a quali-
São diversas as tecnologias utilizadas nas arquiteturas dade dos produtos voltados para a mobilidade, assegurando,
dos veículos elétricos, e que devem ser testadas e valida- consequentemente, a satisfação do usuário e a sustentabilidade
das para garantir a confiabilidade e a qualidade da missão da indústria automobilística mundial.
esperada de um veículo elétrico, assim como em qualquer No Brasil há uma normalização ainda incipiente para a
veículo a combustão. Em geral, consideram-se também mobilidade elétrica, com foco em componentes, sistemas e nos
nessas arquiteturas aspectos como alcance, conectividade, próprios veículos elétricos, elaborada no âmbito da ABNT e
operação autônoma e emissões nos veículos elétricos híbri- suas Comissões de Estudo, baseada principalmente nas nor-
dos (de gases, particulados e sonoros). mas europeias IEC/ISO, conforme o apresentado a seguir:
Durante a fase de projeto também devem ser atendidos
diversos aspectos específicos relacionados ao salvamento
técnico (extricação) em caso de sinistro ou incêndio, ati- Normas publicadas pela CE03:069.001 - Comissão de Es-
vidade atribuída essencialmente ao corpo de bombeiros, e tudos Veículos Elétricos Rodoviários e Industriais
aqueles relacionados à manutenção dos veículos elétricos.
A SAE Internacional tem um conjunto de padrões que
ABNT NBR IEC 61434: Células e baterias secundárias contendo
cobre todos os aspectos tecnológicos atuais da mobilidade,
eletrólitos alcalino ou outro não-ácido - Guia para designação
e diversos organismos internacionais também estabelecem
da corrente em normas de células e baterias secundárias alcalinas
regulamentos, normas e requisitos para regular a mobili-
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