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FERROVIA DESAFIOS
Imagem 5: Locomotiva Vista
trimétrica
desenvolvida pela equipe da do contêiner
Universidade de Birmingham do pack de
para o Railway Challenge. baterias
do CE-19.
Vista frontal do pack de baterias
desenvolvido para o protótipo CE-20.
O porquê dos
programas estudantis
SAE BRASIL serem Teste das células do pack
tão impactantes e do protótipo CE-19. No teste,
aquecia-se a célula a uma
transformadores temperatura de 40 °C enquanto
na vida de jovens era descarregada a uma corrente
constante de 80 A. O objetivo
estudantes era verificar o comportamento
da célula em situação de stress,
Gabriel Ribeiro* semelhante à do autódromo de
Piracicaba, local da competição,
e traçar gráficos de Tensão x Vista superior do contêiner Gráfico da média de Temperatura
Ferromodelismo SAE BRASIL? Tempo e Temperatura x Tempo. do pack de baterias do CE-19. x Tempo de todas as células do veículo
durante o teste da Imagem 1.
al encerrei meu ciclo em uma equipe pertencente antigos para aprender sobre o Scrum, metodologia ágil uti- Cheetah E-Racing aprendi a ter empatia, a ouvir, a tomar brar a malha ferroviária brasileira será um grande desafio que
a um dos Programas Estudantis da SAE BRA- lizada para gerenciamento de projetos. Também aprendi a decisões difíceis, a comunicar erros e acertos e, principal- necessitará de engenheiros capacitados e motivados.
MSIL e já me sinto preenchido pelo saudosismo e manusear células de lítio íon, programar e parametrizar in- mente, a gerenciar meu tempo e esforço. Em suma, esse Não podemos esquecer que muitos desses engenheiros
pela gratidão. Durante três anos fiz parte do projeto Chee- versores de frequência, utilizar ferramentas diversas, soldar, projeto me ensinou mais do que a maioria dos meus estu- estão cursando a graduação agora. Parece-me uma oportu-
tah E-Racing Unifei, da Universidade Federal de Itajubá, no crimpar... A cada dia, eu me animava mais e mais e entrava dos individuais jamais poderia. nidade fantástica a criação de mais um Programa Estudan-
qual construímos um fórmula elétrico para competir na anu- de cabeça no projeto, passando horas a fio na oficina. Uma Precisei relatar isso, pois levo comigo a missão de divul- til da SAE BRASIL: o Ferromodelismo SAE. Esta é uma
al Fórmula SAE BRASIL. Ingressei na equipe como mem- semana de Cheetah foi suficiente para eu me apaixonar por gar e espalhar a importância desse tipo de programa para o iniciativa que já existe no exterior há dez anos, com exce-
bro da subequipe de Powertrain, responsável pelo design do esse mundo da Fórmula SAE. restante das pessoas. Relatei aqui apenas uma parte ínfima lentes resultados. Mais especificamente, é realizada em
sistema de tração do veículo. No ano seguinte, fui diretor da Nos dois primeiros anos, fui responsável por desenvol- do meu crescimento, pois poderia ficar escrevendo por pági- Stapleford, no Reino Unido, sendo organizada pela
mesma subequipe e, no terceiro ano, assumi a capitania geral. ver o pack de baterias de lítio íon do zero. Isso significava nas e páginas o quanto sou grato. O que mais me deixa feliz é Institution of Mechanical Engineers (IMechE).
Foram, sem dúvida nenhuma, os três melhores anos da mi- dimensionar o acumulador para a autonomia de 22 quilô- observar esse tipo de crescimento e de gratidão tanto em ex- No futuro, o setor ferroviário agradecerá.
nha vida, tanto na esfera pessoal quanto profissional. metros necessária levando em conta diversos fatores, como: -membros (grupo de que agora faço parte), nos meus colegas
Dentre tudo que o time Cheetah E-Racing me propor- prazo, custo, massa, segurança, complexidade de manufatu- de equipe que continuaram e nos membros que ingressaram REFERÊNCIAS
cionou para a vida profissional, posso destacar como ponto ra e integração com os demais subsistemas. Tudo isso con- nesse mundo há pouco tempo. Me deixa mais alegre ainda [1] BRASIL. Governo Federal investe em ferrovias para melhorar o es-
principal a semelhança com uma pequena empresa. Lem- siderando as boas práticas de engenharia e obedecendo a conversar com meus amigos que participam dos outros pro- coamento da produção. Brasília, 13 ago. 2020. Disponível em: https://
bro-me, nos meus primeiros dias como membro, de ficar um regulamento de 130 páginas em inglês. Todo esse gramas: Baja, Fórmula Drone e Aerodesign. Tenho orgulho www.gov.br/pt-br/noticias/transito-e-transportes/2020/08/governo-
maravilhado com a equipe e seu método de trabalho e orga- conhecimento técnico me fez ter uma outra perspecti- em dizer que minha universidade possui equipes participan- -federal- investe-em-ferrovias-para-melhorar-o-escoamento-da-produ-
nização, cuja dinâmica era tão diferente do que eu conhecia va da importância de programas estudantis: eu percebi que tes em todos os programas estudantis da SAE Brasil. cao. Acesso em: 27 fev. 2021.
até então como engenharia. Até aquele momento, minha estava aprendendo habilidades muito, muito importantes Tendo em vista a verdadeira fábrica de jovens talentos [2] Setor ferroviário no Brasil voltará a ser foco de investimentos. Jor-
experiência prática estava concentrada nos laboratórios, fun- para o mercado de trabalho e que, infelizmente, somente a que esses programas são, levanto a questão: por que não ir nal Portuário, 23 out. 2020. Disponível em: https://www.sopesp.com.
damentados em observar e verificar fenômenos teóricos. graduação convencional não poderia me fornecer. mais longe? Sabemos que o modal ferroviário corresponde, br/2020/10/23/setor- ferroviario-no-brasil-voltara-a-ser-foco-de-in-
A experiência na área técnica da equipe foi bem dife- Além da parte técnica, eu aprendi a ser uma pessoa e um atualmente, a 15% da matriz de transporte brasileira. O ob- vestimentos/. Acesso em: 27 fev. 2021. n
rente. Assim que fui aprovado no processo seletivo, adentrei profissional melhor, principalmente no meu terceiro ano de jetivo é chegar a 30% nos próximos dez anos [1]. Para tanto,
um processo de treinamento interno de novos membros, equipe, quando assumi a capitania. Trabalhar em equipe, a expectativa do volume de investimentos no setor é de R$ *Gabriel Silva Ribeiro é estudante do nono período de Engenharia Elé-
em que mergulhei incansavelmente em sessões de mode- atualmente, é uma das habilidades mais prezadas pelo mer- 30 bilhões, sendo, inclusive, um número conservador, segun- trica na Unifei, ex-capitão da equipe de Fórmula SAE Elétrica Cheetah
lagem 3D com Solid Works, design de placas de circuito cado, e a participação em um dos programas estudantis da do Fernando Paes, diretor-executivo da Associação Nacional E-Racing, projetista na instituição de P&D EMob Center e membro da
impresso com Eagle, além das reuniões com os membros SAE BRASIL é garantia de adquirir essa habilidade. No dos Transportadores Ferroviários [2]. Com toda certeza, do- Mentoria Ferroviária SAE BRASIL.
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