Page 29 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    TECNOLOGIA




 Dessa visão, trazemos a linha do serviço proposto
 nesta matéria. Focando em atividades de monitoramento
 desses cenários, com objetivo de acompanhar sua evolu-
 ção e definindo níveis de atuação conforme as condições
 de avanço dos riscos à estrutura, tudo isso em conjunto
 com a concessionária de gatilhos para atendimento pre-
 ditivo, preventivo e emergencial, é visada a possibilidade
 da equipe de manutenção de via atuar no momento que
 melhor convier sua estratégia.
 Aqui também temos por finalidade abordar a evolu-
 ção nos sensores atualmente em uso nas ferrovias, pro-
 pondo uma nova linha de atividade de manutenção para
                                                              Imagem 5: detalhes da proposta de sensoriamento em campo
 este que é um dos pilares da ferrovia.
 Atualmente, o plano de manutenção de via permanente   ciais, que os sensores em campo tenham como alvo a co-
 é embasado sobre o retorno de diversos modelos de inspe-  municação direta para a composição ferroviária, estudou-se
 ção, podendo ser citados como exemplo o serviço prestado   um modelo  de modulação  do sinal do  rádio que supere
 pelo ronda de linha ou por meios mecanizados, como car-  algumas dificuldades, como variáveis climáticas, túneis,
 ro-controle e ultrassom, entre outros recurso que realizam   relevo geográfico ou encostas, garantindo a comunicação
 o levantamento de anomalias e geram banco de dados para   efetiva e evitando, assim, catástrofes ferroviárias.
 a engenharia direcionar a manutenção. Entretanto, diante a   Para tornar  o  serviço  ainda  mais  robusto, considera-
 extensão da linha e disponibilidade dessas inspeções, alguns   mos agregar valor às informações de campo. Com o uso de
 Imagem 3: danos causados devido a obstrução em bueiros  pontos frágeis podem vir a surpreender a operação, como   inteligência artificial e leitura de eventos climáticos obti-
 Fonte: Acervo SAE BRASIL Mentoria Ferroviária  evidenciado anteriormente.  dos através de serviços atuais de monitoramento de clima
 Adotando-se sensores conectados por meios de comu-  e tempo, é possível prover maior ou menor relevância ao
 nicação sem fio, através de sinais digitais de rádio e sensores   imediatismo na tomada de decisão, destacando para todos
 em estado sólido, como giroscópios, acelerômetros, pluviô-  os envolvidos os itens de maior relevância.
 Imagem 4: escorregamento    metros e outros sensores com níveis de precisão desenvol-  O esquema a seguir mostra uma evolução do contexto
 parcial devido a danos na parte interna do bueiro  vidos especificamente para esses fins, foram inseridos nos   geral da proposta do serviço. A coleta de informações para   Imagem 7: cenário crítico de escorregamento de materiais
 Fonte: Acervo SAE BRASIL Mentoria Ferroviária                             Fonte: Acervo SAE BRASIL Mentoria Ferroviária
 produtos visando a confiabilidade nas operações. O avanço   a constituição de um histórico, análise e composição de um
 na eletrônica ainda proporciona condição de consumo de   procedimento para que o entendimento de causa do movi-
 energia cada vez mais reduzido, eliminando a necessidade   mento dos terrenos seja entendido e controlado.  clusiva para o atendimento de uma concessionária, com
 de geradores fotovoltaicos robustos e dando espaço a pro-  Outro cuidado adotado foi a construção dessa solução   projeção de expansão para outros modais, como o rodovi-
 tótipos de baterias com alta concentração de energia, que   unindo as informações num servidor Tipo API (Appli-  ário, por exemplo.
 sustentam equipamentos com vida muito longa.   cation Programming Interface), que, respeitados os níveis   Entendendo o passivo de atuação no setor, esse estudo
 A informação proveniente do campo tem como fim   corretos de acordo, permitem o trânsito de informações   tem como proposta possibilitar às operadoras ferroviárias a
 ser disponibilizada no Centro de Inteligência da conces-  entre duas plataformas, para que essa solução não seja ex-  condição de definição de pontos de atuação conforme sua
 sionária, normalmente a engenharia da área responsável        severidade, conciliando o plano estratégico plurianual de
 pela manutenção do sistema, que detém conhecimento dos   Imagem 6: esquema operacional do serviço de   manutenção com o monitoramento e a atuação imediata
                          monitoramento e operação de anomalias
 históricos e das estatísticas do sistema. Dessa forma, a co-  em pontos que acabaram desviando os planos e se tornando
 nexão entre todas essas leituras precisa estar disponível e   emergenciais, mas ainda com o conforto do monitoramento
 em tempo real, nesse caso, para a engenharia de via, que faz   e a certeza da eliminação de condições catastróficas, confor-
 a interface com os profissionais habilitados para a tomada    me observado na imagem final desta matéria, tão onerosos às
 de  decisão,  podendo  ser  eles  geógrafos,  engenheiros  res-  companhias e prejudiciais à logística brasileira. n
 ponsáveis pela segurança da via, engenheiros de operação e
 apoios gerais da logística.
 Com base nisso, cuidou-se para que o protótipo dese-                   *Maximiliano Cardoso é gerente de Engenharia, Planejamento
 nhado tenha conectividade para atender condições de co-                       e Execução de manutenção de tecnologia Operacional
 municação em grandes centros, através de redes celulares,               da Rumo Logística e membro da SAE Mentoria Ferroviária;
 bem como em áreas rurais, onde a comunicação satelital                             Edson Seigi Simizo é gerente da Engenharia
 toma a frente. De toda forma, ainda para casos emergen-                            de Produto da Cerruns Indústria e Comércio
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