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FERROVIA    DESAFIOS




 Imagem 5: Locomotiva                                                                 Vista
                                                                                  trimétrica
 desenvolvida pela equipe da                                                     do contêiner
 Universidade de Birmingham                                                       do pack de
 para o Railway Challenge.                                                         baterias
                                                                                   do CE-19.






                                                 Vista frontal do pack de baterias
                                             desenvolvido para o protótipo CE-20.
 O porquê dos
 programas estudantis
 SAE BRASIL serem     Teste das células do pack
 tão impactantes e   do protótipo CE-19. No teste,
            aquecia-se a célula a uma
 transformadores   temperatura de 40 °C enquanto
 na vida de jovens   era descarregada a uma corrente
            constante de 80 A. O objetivo
 estudantes  era verificar o comportamento
            da célula em situação de stress,
 Gabriel Ribeiro*  semelhante à do autódromo de
            Piracicaba, local da competição,
            e traçar gráficos de Tensão x          Vista superior do contêiner       Gráfico da média de Temperatura
 Ferromodelismo SAE BRASIL?  Tempo e Temperatura x Tempo.  do pack de baterias do CE-19.  x Tempo de todas as células do veículo
                                                                              durante o teste da Imagem 1.



 al encerrei meu ciclo em uma equipe pertencente   antigos para aprender sobre o Scrum, metodologia ágil uti-  Cheetah E-Racing aprendi a ter empatia, a ouvir, a tomar   brar a malha ferroviária brasileira será um grande desafio que
 a um dos Programas Estudantis da SAE BRA-  lizada para gerenciamento de projetos. Também aprendi a   decisões difíceis, a comunicar erros e acertos e, principal-  necessitará de engenheiros capacitados e motivados.
 MSIL e já me sinto preenchido pelo saudosismo e   manusear células de lítio íon, programar e parametrizar in-  mente, a gerenciar meu tempo e esforço. Em suma, esse   Não podemos esquecer que muitos desses engenheiros
 pela gratidão. Durante três anos fiz parte do projeto Chee-  versores de frequência, utilizar ferramentas diversas, soldar,   projeto me ensinou mais do que a maioria dos meus estu-  estão cursando a graduação agora. Parece-me uma oportu-
 tah E-Racing Unifei, da Universidade Federal de Itajubá, no   crimpar... A cada dia, eu me animava mais e mais e entrava   dos individuais jamais poderia.  nidade fantástica a criação de mais um Programa Estudan-
 qual construímos um fórmula elétrico para competir na anu-  de cabeça no projeto, passando horas a fio na oficina. Uma   Precisei relatar isso, pois levo comigo a missão de divul-  til da SAE BRASIL: o Ferromodelismo SAE. Esta é uma
 al Fórmula SAE BRASIL. Ingressei na equipe como mem-  semana de Cheetah foi suficiente para eu me apaixonar por   gar e espalhar a importância desse tipo de programa para o   iniciativa que já existe no exterior há dez anos, com exce-
 bro da subequipe de Powertrain, responsável pelo design do   esse mundo da Fórmula SAE.  restante das pessoas. Relatei aqui apenas uma parte ínfima   lentes resultados. Mais especificamente, é realizada em
 sistema de tração do veículo. No ano seguinte, fui diretor da   Nos dois primeiros anos, fui responsável por desenvol-  do meu crescimento, pois poderia ficar escrevendo por pági-  Stapleford, no Reino Unido, sendo organizada pela
 mesma subequipe e, no terceiro ano, assumi a capitania geral.   ver o pack de baterias de lítio íon do zero. Isso significava   nas e páginas o quanto sou grato. O que mais me deixa feliz é   Institution of Mechanical Engineers (IMechE).
 Foram, sem dúvida nenhuma, os três melhores anos da mi-  dimensionar o acumulador para a autonomia de 22 quilô-  observar esse tipo de crescimento e de gratidão tanto em ex-  No futuro, o setor ferroviário agradecerá.
 nha vida, tanto na esfera pessoal quanto profissional.  metros necessária levando em conta diversos fatores, como:   -membros (grupo de que agora faço parte), nos meus colegas
 Dentre tudo que o time Cheetah E-Racing me propor-  prazo, custo, massa, segurança, complexidade de manufatu-  de equipe que continuaram e nos membros que ingressaram   REFERÊNCIAS
 cionou para a vida profissional, posso destacar como ponto   ra e integração com os demais subsistemas. Tudo isso con-  nesse mundo há pouco tempo. Me deixa mais alegre ainda   [1] BRASIL. Governo Federal investe em ferrovias para melhorar o es-
 principal a semelhança com uma pequena empresa. Lem-  siderando as boas práticas de engenharia e obedecendo a   conversar com meus amigos que participam dos outros pro-  coamento da produção. Brasília, 13 ago. 2020. Disponível em: https://
 bro-me, nos meus primeiros dias como membro, de ficar   um regulamento de 130 páginas em inglês. Todo esse   gramas: Baja, Fórmula Drone e Aerodesign. Tenho orgulho   www.gov.br/pt-br/noticias/transito-e-transportes/2020/08/governo-
 maravilhado com a equipe e seu método de trabalho e orga-  conhecimento técnico me fez ter uma outra perspecti-  em dizer que minha universidade possui equipes participan-  -federal-  investe-em-ferrovias-para-melhorar-o-escoamento-da-produ-
 nização, cuja dinâmica era tão diferente do que eu conhecia   va da importância de programas estudantis: eu percebi que   tes em todos os programas estudantis da SAE Brasil.  cao. Acesso em: 27 fev. 2021.
 até  então  como  engenharia.  Até  aquele  momento,  minha   estava aprendendo habilidades muito, muito importantes   Tendo em vista a verdadeira fábrica de jovens talentos   [2] Setor ferroviário no Brasil voltará a ser foco de investimentos. Jor-
 experiência prática estava concentrada nos laboratórios, fun-  para o mercado de trabalho e que, infelizmente, somente a   que esses programas são, levanto a questão: por que não ir   nal Portuário, 23 out. 2020. Disponível em: https://www.sopesp.com.
 damentados em observar e verificar fenômenos teóricos.  graduação convencional não poderia me fornecer.  mais longe? Sabemos que o modal ferroviário corresponde,   br/2020/10/23/setor- ferroviario-no-brasil-voltara-a-ser-foco-de-in-
 A experiência na área técnica da equipe foi bem dife-  Além da parte técnica, eu aprendi a ser uma pessoa e um   atualmente, a 15% da matriz de transporte brasileira. O ob-  vestimentos/. Acesso em: 27 fev. 2021. n
 rente. Assim que fui aprovado no processo seletivo, adentrei   profissional melhor, principalmente no meu terceiro ano de   jetivo é chegar a 30% nos próximos dez anos [1]. Para tanto,
 um processo de treinamento interno de novos membros,   equipe, quando assumi a capitania. Trabalhar em equipe,   a expectativa do volume de investimentos no setor é de R$   *Gabriel Silva Ribeiro é estudante do nono período de Engenharia Elé-
 em que mergulhei incansavelmente em sessões de mode-  atualmente, é uma das habilidades mais prezadas pelo mer-  30 bilhões, sendo, inclusive, um número conservador, segun-  trica na Unifei, ex-capitão da equipe de Fórmula SAE Elétrica Cheetah
 lagem 3D com Solid Works, design de placas de circuito   cado, e a participação em um dos programas estudantis da   do Fernando Paes, diretor-executivo da Associação Nacional   E-Racing, projetista na instituição de P&D EMob Center e membro da
 impresso com Eagle, além das reuniões com os membros   SAE BRASIL é garantia de adquirir essa habilidade. No   dos Transportadores Ferroviários [2]. Com toda certeza, do-  Mentoria Ferroviária SAE BRASIL.
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