Page 30 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    TECNOLOGIA



         FOTOS: DIVULGAÇÃO                                                                       Stack protótipo
                                                                                                  Vagão Double

                                                                                                 instrumentado
                                                                                                     para testes














                                                                                                                                       Vagão Double Stack protótipo instrumentado. Sensores
                                                                                                                                                    posicionados no modelo CAE e vagão.




                                                                                                                                  de tensão e acelerômetros) aliados a modelos numéricos
                                                                                                                                  CAE. Para que os modelos numéricos tenham correlação
                                                                                                                                  com o que de fato ocorre, torna-se fundamental o uso do
                                                                                                                                  que hoje chamamos durabilidade, que não é formalmente
                                                                                                                                  uma disciplina de engenharia, mas sim um conjunto de-  4.  Com os dados de força anteriormente obtidos, o
                                                                                                                                  las apoiada em quatro pilares: análise de sinais, estatística,   vagão todo pode ser calculado através de modelos
                                                                                                                                  dinâmica estrutural/computacional e fadiga. O fato de, no   CAE. É importante salientar que são medidos
                                                                                                                                  Brasil, tradicionalmente se ter lecionado essas disciplinas   somente alguns pontos, e, com o procedimento,
          Cálculo e dimensionamento                                                                                               de forma isolada, e não com uma visão integrada e dire-  temos resposta dinâmica das tensões e deformações
                                                                                                                                                                                         em toda a estrutura, e não só onde existiam sensores;
                                                                                                                                  cionada a solução de problemas reais, tem dificultado a
          de vagões de carga no Brasil                                                                                            identificação de profissionais com essa expertise e o de-  5.  Os dados referentes aos esforços são armazenados
                                                                                                                                  senvolvimento da área no País. Frequentemente empresas
                                                                                                                                  precisam contratar ou treinar pessoas em outros países.  para uso em futuros projetos.
          Da simples utilização de normas
          internacionais a uma abordagem                        Para que a tarefa descrita acima, em termos de design,            Abordagem baseada em dados
          direcionada a dados reais de uso                   possa ser realizada, é primordial conhecer algumas vari-                                                                   Com o procedimento citado aliado a dados que refle-

                                                             áveis oriundas da utilização do produto (esforços mecâ-                 O procedimento matemático detalhado a respeito da   tem o uso e a variabilidade de resistência à fadiga, majo-
          Marcelo A. Toledo*                                 nicos envolvidos na operação), bem como a utilização de              utilização dos dados e modelos numéricos em conjunto   ritariamente uniões soldadas, é possível fazer previsões de
                                                             ferramentas computacionais e conhecimento sólido em                  está além do escopo do presente artigo, mas, em linhas   vida de uma forma muito mais aderente a condições reais
                agões de carga são expostos a condições opera-  mecânica estrutural e disciplinas correlatas. As normas           gerais, resumidamente, segue a sequência.           da operação. Os dados referentes a esforços são armaze-
                cionais dramaticamente diferentes daquelas pre-  internacionais utilizadas como referência para a fabri-                                                              nados como expertise onde literalmente se aprende com os
         Vvistas nas normas utilizadas como referência para   cação de vagões no Brasil refletem condições operacio-              1.  Aquisição de dados em condições reais de uso;   dados em vez de observações sem embasamento numérico.
          o seu projeto, nos trajetos mais variados, ou “missões”   nais dos países em que elas foram criadas, em especial                                                              É oportuna uma citação de Shigley, famoso autor na
          propriamente  ditas.  O objetivo primário  do fabricante   os Estados Unidos, através da Association of American        2.  É produzido um modelo numérico CAE              área de projetos mecânicos, em tradução livre:
          é a entrega de um produto que atenda aos requisitos   Railroads (AAR), e, dessa forma, não são raras as ocasi-             (Elementos Finitos) do produto em questão;         “Qualquer um que desconhece fadiga pode dobrar ou
          operacionais dos consumidores, geralmente explicitados   ões em que são encontradas discrepâncias significativas                                                            triplicar fatores de segurança e produzir algo que não
          numa especificação técnica. Essas necessidades, em ter-  quando comparadas medições (aquisição de dados) a da-          3.  Realiza-se um processo de “engenharia reversa”   quebre. No entanto, esses produtos não podem competir
          mos estruturais, precisam e devem ser convertidas em   dos publicados pela própria AAR. Aliado a isso, temos o             de forma a se obter os esforços dinâmicos que    no mercado e nem os engenheiros que o produziram.”
          números, como, por exemplo, um pequeno risco de falha   fato de que as normas no setor não evoluíram no mesmo              produziram os dados medidos. O processo é        J. E. Shigley & C. R. Mischke, Mechanical Engineering
          após uma determinada quilometragem. Essa “vida espe-  ritmo dos métodos de cálculo disponíveis.                            chamado Load Reconstruction (reconstrução de     Design, 1989. n
          rada econômica” beneficia tanto consumidores como fa-  Com o intuito de utilizar uma abordagem voltada a                   carregamentos) e é uma classe de problemas tidos
          bricantes com economia de combustível, produtos mais   dados operacionais, utilizam-se vagões instrumentados               como “problemas inversos” em engenharia mecânica;                 *Marcelo A. Toledo é engenheiro especialista sênior –
          confiáveis, uso racional e sustentável de material.  com transdutores de deformação e aceleração (medidores                                                                                               CAE/Durabilidade/GBMX
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