Page 36 - Revista EAA - Edição 89
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FERR
FERROVIA DESAFIOSOVIA DESAFIOS
Espera-se que novas tecnologias
tragam simplicidade para
a infraestrutura metroferroviária
A ferrovia 4.0,
desafios do futuro
Figura 2. Malha ferroviária atual
É preciso preparar pesquisadores e engenheiros para o desenvolvimento e a aplicação e projetos futuros de integração e expansão
de novas tecnologias digitais em inspeção, monitoramento, manutenção e controle (http://www.valec.gov.br/ferrovias)
de processos ligados à operação metroferroviária
No nosso País, a transformação digital na área metro-
Túlio N. Bittencourt*, Liedi L. B. Bernucci*, Roberto Spinola Barbosa*, Marcos M. Futai*,
ferroviária pode ser uma grande oportunidade para a mo-
Rui A. B. Calçada**, Marcelo K. Zuffo*, Gilberto F. M. Souza*, João B. Camargo* e Bruno A. Angélico*
dernização do setor. Segundo a Associação Nacional dos
Transportadores Ferroviários (ANTF), a malha ferrovi-
ária brasileira está voltada principalmente ao transporte
transformação digital impactará de forma avassala- estrutural em que a tecnologia tem papel essencial e, atu- de cargas e tem aproximadamente 30 mil quilômetros de
dora a atividade industrial em geral e, em particu- almente, junto com a onda da indústria 4.0, o rápido de- extensão, ligando centros de mineração e siderurgia, pólos
A lar, os processos ligados ao controle do transporte senvolvimento e os avanços nas tecnologias digitais, estão industriais e áreas agrícolas aos mais importantes portos
metroferroviário de passageiros e cargas, principalmente transformando rapidamente a indústria tradicional. brasileiros, como os de Santos (SP), de Itaqui (MA), Vi-
diante do novo quadro de distanciamento social, como ob- A representação digital fornece os elementos e a dinâ- tória (ES) e o do Rio de Janeiro (RJ). Há também que se
servado recentemente com relação à Covid-19. Nessa nova mica de como um dispositivo da Internet das Coisas (IoT) mencionar a importância do transporte de passageiros nos
condição de operação, o uso de novas tecnologias para ins- opera e vive durante todo o seu ciclo de vida. Inteligência sistemas metroferroviários em grandes centros urbanos.
peção, manutenção, controle e operação pode trazer gran- artificial, ferramentas avançadas de previsão, computação Nos últimos anos, tem havido uma maior discussão sobre
des benefícios para um gerenciamento seguro e eficiente de em nuvem e de ponta, análise de big data, novas gerações a importância do modal de transporte sob trilhos (metrô,
ativos metroferroviários, evitando aglomerações desneces- de robôs e sensores podem ser integrados para criar um monotrilho, VLT), inclusive com a consideração de linhas
sárias em um ambiente de acesso online às informações. ambiente em que os ativos, representados por seus gêmeos de alta velocidade conectando grandes centros urbanos no
Esta equipe de pesquisadores da Escola Politécnica da digitais (digital twins), interagem e se comunicam entre si sudeste brasileiro. A modernização e a ampliação das li-
USP acredita que a transformação digital é um processo e com os seus gestores e usuários (figura 1). Espera-se que nhas ferroviárias são imprescindíveis para o avanço da in-
no qual as empresas farão uso da tecnologia para melho- todo esse processo possa trazer simplicidade a situações fraestrutura e da logística de transporte de mercadorias e
rar o seu desempenho, aumentar o alcance de suas ações complexas, como a manutenção dos equipamentos móveis de passageiros no Brasil, face às necessidades econômicas e
e garantir melhores resultados gerenciais. É uma mudança e o controle da infraestrutura metroferroviária. Figura 1. Ferrovia 4.0, desafios do futuro de sustentabilidade (figura 2).
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