Page 31 - Revista EAA - Edição 89
P. 31

FERROVIA    TECNOLOGIA



 FOTOS: DIVULGAÇÃO  Stack protótipo
 Vagão Double

 instrumentado
 para testes














                Vagão Double Stack protótipo instrumentado. Sensores
                             posicionados no modelo CAE e vagão.




           de tensão e acelerômetros) aliados a modelos numéricos
           CAE. Para que os modelos numéricos tenham correlação
           com o que de fato ocorre, torna-se fundamental o uso do
           que hoje chamamos durabilidade, que não é formalmente
           uma disciplina de engenharia, mas sim um conjunto de-  4.  Com os dados de força anteriormente obtidos, o
           las apoiada em quatro pilares: análise de sinais, estatística,   vagão todo pode ser calculado através de modelos
           dinâmica estrutural/computacional e fadiga. O fato de, no   CAE. É importante salientar que são medidos
           Brasil, tradicionalmente se ter lecionado essas disciplinas   somente alguns pontos, e, com o procedimento,
 Cálculo e dimensionamento    de forma isolada, e não com uma visão integrada e dire-  temos resposta dinâmica das tensões e deformações
                                                                  em toda a estrutura, e não só onde existiam sensores;
           cionada a solução de problemas reais, tem dificultado a
 de vagões de carga no Brasil  identificação de profissionais com essa expertise e o de-  5.  Os dados referentes aos esforços são armazenados
           senvolvimento da área no País. Frequentemente empresas
           precisam contratar ou treinar pessoas em outros países.  para uso em futuros projetos.
 Da simples utilização de normas
 internacionais a uma abordagem   Para que a tarefa descrita acima, em termos de design,   Abordagem baseada em dados
 direcionada a dados reais de uso  possa ser realizada, é primordial conhecer algumas vari-  Com o procedimento citado aliado a dados que refle-

 áveis oriundas da utilização do produto (esforços mecâ-  O procedimento matemático detalhado a respeito da   tem o uso e a variabilidade de resistência à fadiga, majo-
 Marcelo A. Toledo*  nicos envolvidos na operação), bem como a utilização de   utilização dos dados e modelos numéricos em conjunto   ritariamente uniões soldadas, é possível fazer previsões de
 ferramentas computacionais e conhecimento sólido em   está além do escopo do presente artigo, mas, em linhas   vida de uma forma muito mais aderente a condições reais
 agões de carga são expostos a condições opera-  mecânica estrutural e disciplinas correlatas. As normas   gerais, resumidamente, segue a sequência.   da operação. Os dados referentes a esforços são armaze-
 cionais dramaticamente diferentes daquelas pre-  internacionais utilizadas como referência para a fabri-  nados como expertise onde literalmente se aprende com os
 Vvistas nas normas utilizadas como referência para   cação de vagões no Brasil refletem condições operacio-  1.  Aquisição de dados em condições reais de uso;  dados em vez de observações sem embasamento numérico.
 o seu projeto, nos trajetos mais variados, ou “missões”   nais dos países em que elas foram criadas, em especial   É oportuna uma citação de Shigley, famoso autor na
 propriamente  ditas.  O objetivo primário  do fabricante   os Estados Unidos, através da Association of American   2.  É produzido um modelo numérico CAE    área de projetos mecânicos, em tradução livre:
 é a entrega de um produto que atenda aos requisitos   Railroads (AAR), e, dessa forma, não são raras as ocasi-  (Elementos Finitos) do produto em questão;  “Qualquer um que desconhece fadiga pode dobrar ou
 operacionais dos consumidores, geralmente explicitados   ões em que são encontradas discrepâncias significativas   triplicar fatores de segurança e produzir algo que não
 numa especificação técnica. Essas necessidades, em ter-  quando comparadas medições (aquisição de dados) a da-  3.  Realiza-se um processo de “engenharia reversa”   quebre. No entanto, esses produtos não podem competir
 mos estruturais, precisam e devem ser convertidas em   dos publicados pela própria AAR. Aliado a isso, temos o   de forma a se obter os esforços dinâmicos que   no mercado e nem os engenheiros que o produziram.”
 números, como, por exemplo, um pequeno risco de falha   fato de que as normas no setor não evoluíram no mesmo   produziram os dados medidos. O processo é   J. E. Shigley & C. R. Mischke, Mechanical Engineering
 após uma determinada quilometragem. Essa “vida espe-  ritmo dos métodos de cálculo disponíveis.  chamado Load Reconstruction (reconstrução de   Design, 1989. n
 rada econômica” beneficia tanto consumidores como fa-  Com o intuito de utilizar uma abordagem voltada a   carregamentos) e é uma classe de problemas tidos
 bricantes com economia de combustível, produtos mais   dados operacionais, utilizam-se vagões instrumentados   como “problemas inversos” em engenharia mecânica;  *Marcelo A. Toledo é engenheiro especialista sênior –
 confiáveis, uso racional e sustentável de material.  com transdutores de deformação e aceleração (medidores   CAE/Durabilidade/GBMX
 30  janeiro/fevereiro/março  janeiro/fevereiro/março                                                       31
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36