Page 12 - Revista EAA - Edição 89
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FERR
           FERROVIA    TECNOLOGIAOVIA    TECNOLOGIA

          Compromisso com o futuro                                                                                                                                                    A locomotiva EMD Joule tem
                                                                                                                                                                                      capacidade para operar por

          A agenda climática que hoje mobiliza o mundo é resultante de um apurado                                                                                                     até 24 horas sem necessidade
                                                                                                                                                                                      de parar para recarregar
          processo de escuta e da demanda da sociedade com relação ao assunto.
          É grande a responsabilidade de todos no sentido de preservar o meio ambiente                                                                                                  Uma das maiores apostas da empresa para neutralizar
                                                                                                                                                                                      emissões é o Programa PowerShift, que tem o objetivo de
          Gustavo Bastos*
                                                                                                                                                                                      reduzir ou substituir combustíveis fósseis por fontes limpas
                                                                                                                                                                                      nas operações por meio da adoção de tecnologias inovadoras.
                                                                                                                                                                                      No guarda-chuva do PowerShift, há vários projetos já sen-
                                                                                                                                                                                      do testados e outros em estudo, realizados em parceria com
                                                                                                                                                                                      fornecedores e com outras mineradoras, como a eletrificação
                                                                                                                                                                                      de mina e ferrovia e o uso de bio-óleo na pelotização em
                                                                                                                                                                                      substituição ao carvão e de energia renovável.
                                                                                                                                                                                        No Canadá, onde a companhia concentra as suas principais
                                                                                                                                                                                      unidades de metais básicos, já estão em operação 25 veículos
                                                                                                                                                                                      elétricos de mina subterrânea e, em 2021, a meta é chegar a 40.
                                                                                                                                                                                      Desde setembro, a Vale vem testando uma nova locomotiva de
                                                                                                                                                                                      pátio de manobra 100% elétrica, movida a bateria. Os testes-pi-
                                                                                                                                                                                      loto estão ocorrendo na Unidade de Tubarão, em Vitória (ES).
                Vale entende que o amanhã é feito das escolhas de hoje   Nessa conta, já está considerado o aumento de capacida-  dade de 325 mil e 400 mil toneladas, respectivamente. Ambos   Desenvolvida em parceria com a ProgressRail, uma empre-
                e que, por isso, não é possível adiar o nosso compromis-  de de produção para 400 milhões de toneladas de minério de   emitem até 41% a menos de CO  equivalente que um capesize   sa do grupo norte-americano Caterpillar, a locomotiva EMD®
                                                                                                                                                            2
         A so com o futuro. Somos uma das maiores mineradoras   ferro, a ser atingida ao fim de 2022. Assim como as de escopos    de 180 mil toneladas, construído em 2011, usado como base   Joule tem capacidade de armazenamento de 1,9 MWh, com
          do mundo e sabemos da nossa responsabilidade com a socie-  1 e 2, nossa meta de escopo 3 também está alinhada com a     para os Valemaxes de primeira geração lançados naquele ano.  autonomia para chegar a 2,4 MWh, podendo operar por até
          dade e com o planeta. Até 2030, vamos investir pelo menos   ambição do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global     Os Valemaxes e Guaibamaxes de segunda geração tam-  24 horas sem necessidade de parar para recarregar. Além de
                                                                          o
          2 bilhões de dólares para reduzir em 33% as emissões diretas   em menos de 2  C até o fim do século. Para atingir o objetivo   bém foram projetados para futura utilização de gás natural   reduzir significativamente as emissões de gases do efeito es-
          e indiretas de carbono (escopos 1 e 2), tendo como ano-base   de escopo 3, a Vale conta com um portfólio de produtos de alta   liquefeito (GNL), que poderá trazer uma redução adicional   tufa pela substituição de diesel por eletricidade proveniente
          os dados de 2017. Sem dúvida, esse é o maior investimento   qualidade e tecnologias inovadoras para fornecer soluções que   de 23% por navio após a instalação do sistema. A Vale está   de fontes renováveis, o equipamento também reduz a emis-
          já comprometido pela indústria da mineração para mitigação   levem à redução de emissões de clientes e fornecedores.    desenvolvendo, ainda, uma solução para novos combustíveis   são de ruídos, minimizando os impactos nas comunidades
          das mudanças climáticas, e faz parte do compromisso assumi-  A empresa vai intensificar o engajamento com sua cadeia    alternativos, como metanol e amônia. Uma avaliação preli-  que moram no entorno das operações da Vale. Ainda este
          do pela Vale de se tornar carbono neutra até 2050.  de valor por meio de parcerias que busquem o desenvolvi-            minar indicou que as reduções de emissões poderiam ficar   ano também entrará em operação-piloto uma segunda loco-
            As emissões diretas são provenientes de operações pró-  mento de tecnologias de baixo carbono, principalmente com     entre 40% e 80% nas mesmas embarcações. O projeto é ter   motiva 100% elétrica, desenvolvida em parceria com a em-
          prias, e as indiretas, de origem externa, usadas no processo   clientes do setor siderúrgico. Soluções baseadas na natureza   navios multicombustíveis prontos para serem adaptados ao   presa chinesa CRRC. O equipamento será testado no pátio
          produtivo, como o consumo de energia elétrica. A meta está   também têm papel relevante, considerando a vocação da Vale   combustível mais adequado, uma vez que as incertezas tec-  de manobras do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira,
          alinhada com o Acordo de Paris, que estabeleceu um limite   para florestas e o potencial de acesso a mercados de créditos   nológicas e regulatórias atuais sejam mais bem esclarecidas.  de propriedade da Vale em São Luís (MA).
          máximo de aumento da temperatura média global em me-  de carbono. Hoje, a empresa ajuda a proteger mais de 1 mi-           Para guiar a implementação e a entrega dos compromis-  Atualmente, as emissões das ferrovias representam cer-
                 o
          nos de 2  C até 2100.                              lhão de hectares de matas nativas ao redor do mundo. Até             sos assumidos na área de mudanças climáticas, a companhia   ca de 10% do total de emissões de escopo 1 e 2 da Vale.
            Além das metas de escopos 1 e 2, a Vale apresentou, no   2030, pretende adicionar mais 500 mil hectares por meio de   criou o Fórum de Baixo Carbono, um grupo liderado pelo   Na empresa, apenas nos pátios, estão alocadas aproximada-
          final de 2020, uma meta de escopo 3, relativa à sua cadeia   projetos de recuperação e proteção.                        CEO  e  composto  por  diretores-executivos  e  suas  equipes   mente 100 locomotivas a diesel para as operações de mano-
          de valor. Até 2035, a empresa pretende ajudar seus forne-  Na área de navegação, a empresa criou o programa Ecoshi-     técnicas. A iniciativa reflete o engajamento da alta lideran-  bra. Esses equipamentos, portanto, representam um marco
          cedores e clientes a reduzir 15% de suas emissões líquidas.   pping, que conta com a colaboração de diferentes atores da   ça no tema, ajuda a monitorar o desempenho em relação   na estratégia de descarbonização dos ativos da Vale.
          O percentual de redução considera 2018 como ano-base,   indústria, com o objetivo de promover projetos que reduzam      aos compromissos assumidos, além de impulsionar avanços   Por fim, é importante ressaltar que toda a agenda de mu-
          quando foram contabilizadas 586 milhões de toneladas de   as emissões no transporte marítimo de minério de ferro. Um    constantes na agenda de clima da Vale.              danças climáticas, que hoje mobiliza a companhia, é fruto de
          CO  equivalente (MTCO e) oriundas da nossa cadeia de   deles é o uso de tecnologia de velas rotativas em navios grane-                                                      um processo de escuta, alinhado com uma demanda real da
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          valor. A companhia espera atingir 496 MTCO e em 2035,   leiros de grande porte (Very Large Ore Carrier – Vloc). A tecno-  PowerShift                                        sociedade relacionada ao tema. Como afirma nosso CEO,
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          uma diferença de 90 MTCO e em relação ao registrado em   logia permitirá economia de combustível de até 8% e redução    Com relação às metas de redução de emissões de escopo 1 e   Eduardo Bartolomeo, com todas essas iniciativas estamos
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          2018 – volume igual às emissões do Chile relacionadas ao   anual de até 3,5 mil toneladas de CO  equivalente por navio.  2, a empresa está analisando mais de 35 iniciativas por meio   dando mais um passo na construção de um novo pacto com
                                                                                           2
          uso da energia no mesmo ano, de acordo com relatório da   Atualmente, a frota de embarcações contratadas pela Vale      da Curva de Custo Marginal de Abatimento, ferramenta   a sociedade, com transparência e responsabilidade. n
          Agência Internacional de Energia. A meta será revista em   já segue os padrões mais elevados de eficiência energética do   que permite a ordenação de projetos em termos de custos e
          2025 e, depois, a cada cinco anos. Hoje, 98% das emissões   mercado. Desde 2018, estão em operação os navios Guai-      potenciais de redução de emissão, permitindo uma tomada     *Gustavo Bastos é gerente-executivo do Centro de Excelência,
          de CO  da Vale são provenientes de escopo 3.       bamaxes e Valemaxes, Vlocs de segunda geração, com capaci-           de decisão baseada em análise de custo-efetividade.                      Tecnologia e Inovação de Ferrosos da Vale
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