Page 29 - Revista EAA - Edição 98
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Figura 5.
Mahle HPI.
Figura 7. Mapa de NOx do MCI a H2. Fonte: Mahle.
Conclusões
No cenário atual em que a redução das emissões de GEE é
uma grande preocupação em todos os segmentos da economia,
qualquer solução para a descarbonização deve ser considerada.
O hidrogênio, com sua alta densidade energética e curtos
períodos de reabastecimento, surge como um excelente “ar-
mazenador” de energia livre de carbono para ser utilizado em
veículos pesados e fora de estrada.
A indústria automobilística, incluindo a Mahle, vem traba-
lhando fortemente no desenvolvimento de soluções tecnológi-
cas capazes de utilizar esse combustível de forma segura e efi-
ciente para suportar a descarbonização do setor de transportes.
O MCI a H representa um ótimo potencial de aplicação
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em veículos pesados e equipamentos fora de estrada com curto
prazo de implementação e grande impacto na mitigação das
emissões de CO e emissões locais de gases nocivos. n
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Figura 6. Mapa de lambda do MCI a H2. Fonte: Mahle.
*Everton Lopes da Silva é Engenheiro Eletrônico com especialização
brutas de NOx são inferiores a 1 g/kWh na maior parte do em engenharia automotiva pela Escola Politécnica da USP, mestrado
mapa de operação. Em comparação com os motores Diesel na área de eficiência energética e emissões e doutorando em energia,
convencionais, os resultados alcançados com o MCI a H ambos pela UNICAMP. É diretor de tecnologia da MAHLE
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na configuração PFI são mais de dez vezes menores. Metal Leve S/A, mentor de tecnologia e inovação da SAE Brasil e
Como o combustível em si é livre de carbono, as emis- Vice-presidente da Associação de Engenharia Automotiva (AEA);
sões de hidrocarbonetos e monóxido de carbono do MCI a
H são virtualmente zero. Considerando também as emis- Pedro Gonçalves Venâncio é Engenheiro Eletricista pela
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sões de NOx muito mais baixas, os sistemas de pós-trata- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atua na área de
mento (ATS) dos veículos podem ser bastante simplifica- engenharia avançada da MAHLE Metal Leve S.A.
dos para atingir as metas de emissão Euro 6 e pós-Euro 6.
O desempenho máximo alcançado com essa adaptação Heitor Souza Chaves é Engenheiro mecânico formado pela Unicamp
do MCI a H com injeção PFI correspondente a mais de com 9 anos de atuação no setor automotivo pela MAHLE Metal
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80% do desempenho do motor Diesel original. Também Leve, passando pelas áreas de gerenciamento de testes de motor em
foi possível atingir a eficiência térmica de mais de 44% em dinamômetro, desenvolvido de produtos para o mercado regional
grande parte do mapa do motor. e análises de eficiência energética e emissão de CO2 de frotas;
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