Page 29 - Revista EAA - Edição 98
P. 29

Figura 5.
                                                 Mahle HPI.


















                                                               Figura 7. Mapa de NOx do MCI a H2. Fonte: Mahle.


                                                               Conclusões

                                                               No cenário atual em que a redução das emissões de GEE é
                                                               uma grande preocupação em todos os segmentos da economia,
                                                               qualquer solução para a descarbonização deve ser considerada.
                                                                 O hidrogênio, com sua alta densidade energética e curtos
                                                               períodos de reabastecimento, surge como um excelente “ar-
                                                               mazenador” de energia livre de carbono para ser utilizado em
                                                               veículos pesados e fora de estrada.
                                                                 A indústria automobilística, incluindo a Mahle, vem traba-
                                                               lhando fortemente no desenvolvimento de soluções tecnológi-
                                                               cas capazes de utilizar esse combustível de forma segura e efi-
                                                               ciente para suportar a descarbonização do setor de transportes.
                                                                 O MCI a H  representa um ótimo potencial de aplicação
                                                                            2
                                                               em veículos pesados e equipamentos fora de estrada com curto
                                                               prazo de implementação e grande impacto na mitigação das
                                                               emissões de CO  e emissões locais de gases nocivos. n
                                                                            2
           Figura 6. Mapa de lambda do MCI a H2. Fonte: Mahle.

                                                               *Everton Lopes da Silva é Engenheiro Eletrônico com especialização
           brutas de NOx são inferiores a 1 g/kWh na maior parte do   em engenharia automotiva pela Escola Politécnica da USP, mestrado
           mapa de operação. Em comparação com os motores Diesel   na área de eficiência energética e emissões e doutorando em energia,
           convencionais, os resultados alcançados com o MCI a H    ambos pela UNICAMP. É diretor de tecnologia da MAHLE
                                                           2
           na configuração PFI são mais de dez vezes menores.  Metal Leve S/A, mentor de tecnologia e inovação da SAE Brasil e
             Como o combustível em si é livre de carbono, as emis-  Vice-presidente da Associação de Engenharia Automotiva (AEA);
           sões de hidrocarbonetos e monóxido de carbono do MCI a
           H  são virtualmente zero. Considerando também as emis-  Pedro Gonçalves Venâncio é Engenheiro Eletricista pela
            2
           sões de NOx muito mais baixas, os sistemas de pós-trata-  Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atua na área de
           mento (ATS) dos veículos podem ser bastante simplifica-  engenharia avançada da MAHLE Metal Leve S.A.
           dos para atingir as metas de emissão Euro 6 e pós-Euro 6.
             O desempenho máximo alcançado com essa adaptação   Heitor Souza Chaves é Engenheiro mecânico formado pela Unicamp
           do MCI a H  com injeção PFI correspondente a mais de   com 9 anos de atuação no setor automotivo pela MAHLE Metal
                      2
           80% do desempenho do motor Diesel original. Também   Leve, passando pelas áreas de gerenciamento de testes de motor em
           foi possível atingir a eficiência térmica de mais de 44% em   dinamômetro, desenvolvido de produtos para o mercado regional
           grande parte do mapa do motor.                      e análises de eficiência energética e emissão de CO2 de frotas;

           abril/maio/junho                                                                                 29
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34