Page 38 - Pesquisa Automotiva SAE BRASIL 2021
P. 38

PESQUISA MOBILIDADE 2021
    Cap. #4







                                  Experiência de compra dos consumidores
                                            Preferências




                                O custo, sempre ele
                                O TCO, Total Cost of Ownership, continua a
                                representar ponto mandatório no processo de escolha
                                de um veículo novo, repetindo tendência verificada
                                em 2019. E de lá para cá outro item ligado a custo, o
                                consumo, cresceu significativamente – um provável
                                reflexo do aumento nos preços dos combustíveis
                                observado neste período. Avançou ainda a preferência
                                por propulsão, mostrando que as discussões
                                envolvendo os veículos elétricos estão na pauta do
                                dia. Ao mesmo tempo caiu muito o interesse por
                                possibilidade de compra via internet.


                                A indústria se mostra fazendo uma boa leitura do
                                consumidor nos três itens mais importantes, mas
                                daí para baixo há variações. Enquanto os executivos
                                veem conectividade e condições comerciais como
                                relevantes, os consumidores preferiram qualidade
                                de serviços de pós-vendas e rede de assistência
                                técnica, temas correlatos, para só depois elencarem
                                as condições comerciais, invertendo cenário de 2019.
                                Ocorre que segundo dados da Associação Nacional
                                das Empresas Financeiras das Montadoras, a Anef, a
                                liberação de recursos para financiamento de veículos
                                subiu mais de 20% nestes dois anos, ao mesmo tempo
                                em que as taxas de juros se mantiveram próximas da
                                estabilidade, o que reduziu a pressão sobre este tema
                                no lado do comprador.






















   38
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43