Page 40 - Pesquisa Automotiva SAE BRASIL 2021
P. 40

PESQUISA MOBILIDADE 2021
    Cap. #4







                                  Experiência de compra dos consumidores
                                            Preferências




                                Olhar para trás
                                O sensor ou câmera de ré subiu ao topo da
                                preferência por acessórios pelo consumidor,
                                mostrando que a popularização desta tecnologia é
                                muito bem aceita e desejada pelos clientes. Nota-se
                                ainda que este movimento ocorreu de forma veloz –
                                no estudo de 2019 o item não constava nem do top-5.


                                Ao mesmo tempo o GPS perdeu participação, saindo
                                do top-5, indicando que esta função passou a ser vista
                                pelo consumidor mais como parte do smartphone do
                                que do veículo em si – tanto assim que a preferência
                                por integração com smartphone ganhou bastante
                                relevância de 2019 para 2021. Painel digital e interface
                                touchscreen também cresceram, lastreados pelo
                                aumento da oferta destes itens em veículos para além
                                do segmento de luxo.








               Assim como a pesquisa de 2019 identificou potencial para a criação

               de serviços de veículos por assinatura, que não existia na época, os
               consumidores, ante as hipóteses desse capítulo da pesquisa, podem estar
               sinalizando uma oportunidade para as montadoras, especialmente se
               considerarmos que veículos tecnologicamente mais simples serão menos

               impactados pela crise dos semicondutores e que com preços menores
               estes veículos poderão atrair potenciais compradores que hoje estão
               optando por modelos seminovos.
               Ricardo Bacellar















   40
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45