Page 45 - Pesquisa Automotiva SAE BRASIL 2021
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Cap. #4
          PESQUISA MOBILIDADE 2021


                                  Experiência de compra dos consumidores
                                            Preferências






                                               O resultado da pesquisa reflete a situação econômica atual do
                                           país em que os clientes estão olhando não só o valor do veículo, mas
                                           o custo total de utilização incluindo o consumo de combustível,
                                           emplacamento e impostos como o IPVA. São fatores de compra
                                           mais racionais do que emocionais. Por outro lado, as montadoras
                                           têm investido bastante em conectividade e à medida em que os
                                           todos os modelos tenham essas tecnologias e mais serviços, a de-
                                           manda deve crescer.
                                               Os clientes hoje consideram vidro elétrico, direção hidráulica,
                                           ar-condicionado, como itens básicos, equipamentos de série do
                                           veículo. Ao mesmo tempo procuram equipamentos de segurança,
         Divulgação/Renault                como câmera de ré, itens de conforto, como o câmbio automático e

                                           elementos de conectividade, como a integração com smartphone. O
                                           cliente está mais exigente e mais sofisticado, priorizando segurança,
                                           conforto e conectividade ao decidir por equipamentos e acessórios.
                 RICARDO GONDO,
            Presidente da Renault do Brasil    É bom ver que os clientes concordam que uma parceria entre
                                           as montadoras e operadoras de celular pode ser um bom caminho
                                           para oferecer serviços de conectividade nos veículos. Por outro lado,
                                           uma discussão importante está relacionada ao tipo de serviço que
                                           será ofertado e o preço que os clientes estarão dispostos a pagar.
                                           Nos próximos anos deveremos ver uma evolução neste tema e mais
                                           serviços sendo oferecidos neste modelo de parceria.






































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