Page 45 - Pesquisa Automotiva SAE BRASIL 2021
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Cap. #4
PESQUISA MOBILIDADE 2021
Experiência de compra dos consumidores
Preferências
O resultado da pesquisa reflete a situação econômica atual do
país em que os clientes estão olhando não só o valor do veículo, mas
o custo total de utilização incluindo o consumo de combustível,
emplacamento e impostos como o IPVA. São fatores de compra
mais racionais do que emocionais. Por outro lado, as montadoras
têm investido bastante em conectividade e à medida em que os
todos os modelos tenham essas tecnologias e mais serviços, a de-
manda deve crescer.
Os clientes hoje consideram vidro elétrico, direção hidráulica,
ar-condicionado, como itens básicos, equipamentos de série do
veículo. Ao mesmo tempo procuram equipamentos de segurança,
Divulgação/Renault como câmera de ré, itens de conforto, como o câmbio automático e
elementos de conectividade, como a integração com smartphone. O
cliente está mais exigente e mais sofisticado, priorizando segurança,
conforto e conectividade ao decidir por equipamentos e acessórios.
RICARDO GONDO,
Presidente da Renault do Brasil É bom ver que os clientes concordam que uma parceria entre
as montadoras e operadoras de celular pode ser um bom caminho
para oferecer serviços de conectividade nos veículos. Por outro lado,
uma discussão importante está relacionada ao tipo de serviço que
será ofertado e o preço que os clientes estarão dispostos a pagar.
Nos próximos anos deveremos ver uma evolução neste tema e mais
serviços sendo oferecidos neste modelo de parceria.
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