Page 48 - Pesquisa Automotiva SAE BRASIL 2021
P. 48
PESQUISA MOBILIDADE 2021
Cap. #5
Receptividade à inovação
Executivos e consumidores têm visões convergentes no que diz respeito à chance dos clientes
trocarem a posse de um veículo pelo seu uso: a maioria entende que essa alternativa é plenamente
possível mas que, ao mesmo tempo, está atrelada diretamente ao tipo e à oferta do serviço, além
de tratar-se de um conceito ainda embrionário. Fica evidente, porém – assim como em 2019 –,
que a teoria de que o brasileiro é um apaixonado por seu carro e não abre mão de possuí-lo está
ficando para trás.
A cultura dos consumidores brasileiros Você acha que a cultura dos
está madura para substituir a posse do consumidores brasileiros está madura
veículo por serviços de mobilidade? para substituir a posse do veículo por
serviços de mobilidade?
Depende da oferta de alternativas de mobilidade na região onde mora.
Quanto menor for a oferta, menor também será a chance do brasileiro abrir mão do veículo próprio.
100% 38,6 42,0 100%
Este é um processo ainda embrionário, mas com tendência de crescimento nos próximos anos.
39,7 34,0
Depende da faixa de idade, sendo uma tendência mais forte somente entre os mais jovens.
13,6 14,4
Em absoluto, o brasileiro é apaixonado por veículos e não abre mão de ter o seu na garagem.
4,4 5,0
Este processo já está em um estágio bastante avançado, o brasileiro em geral está abrindo mão
de ter seu veículo próprio e aderindo em massa às soluções de mobilidade.
3,6 4,2
48