Page 22 - Revista EAA - Edição 58
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híbrido              CAPA




           Porsche verde







           oferecendo A combinAÇÃo únicA de bAixo consumo                      ra inteiriça (onde se apoiam todos os
           extremo, Altíssimo desempenho e longA AutonomiA                     componentes dinâmicos, e que pode
           elétricA, o 918 spyder representA um mArco nA                       rodar mesmo sem a carroceria) é com-
           estrAtégiA dA mArcA Alemà rumo à genuínA                            posta por subchassi do tipo monoblo-
           mobilidAde sustentável        Fabio ometto                          co, moldado em polímero reforçado
                                                                               com fibra de carbono (CFRP), o que
                                                                               garante leveza e  extrema  resistência
           O Porsche 918 Spyder é o primeiro modelo da casa de Stuttgart concebido desde   torcional. O teto, dividido em duas
           o esboço para ser equipado originalmente com motorização híbrida. Mais do   peças moldadas do mesmo material,
           que isso, a orientação do projeto foi o desenvolvimento do carro de série integra-  é movimentado manualmente; um
           do ao de um protótipo de competição – e vice-versa –, o qual marcará o retorno   compartimento sob o capô dianteiro
           oficial da Porsche à 24 Horas de Le Mans, este ano (leia box).      serve para acondicionar a cobertura
             Legítimo roadster – ou spyder –, o 918 é um superesportivo de dois lugares,   durante o rodar a céu aberto, ou como
           motorização central-traseira, com potência total de 901 cv e tração nas quatro   porta-malas, na ausência dela.
           rodas, independente em cada eixo. Além do sobrenome imortalizado em todas   O 918 Spyder tem peso total de
           as principais categorias do automobilismo mundial, do rali à Fórmula 1, a pre-  1.634 kg (vazio), quando equipado
           disposição genética para as pistas do modelo é acentuada pelo exclusivo conceito   com o pacote “Weissach”, que adicio-
           de tração integral criado pela Porsche – que combina dois motores no eixo tra-  na peças de CFRP também na carro-
           seiro, a combustão e elétrico, e outro a eletricidade, no dianteiro – desenvolvido   ceria, reduzindo a massa do carro em
           a partir do conhecimento adquirido pela marca nas competições com o bem-  41 kg. Os componentes do trem de
           -sucedido 911 GT3 R Hybrid.                                         força e todos os outros com mais de
             Revelado ao público ainda como conceito no Salão de Genebra de 2010,   50 kg são posicionados o mais baixo
           o Porsche 918 Spyder foi apresentado em sua versão final no último Salão de   e centralizados possível. Isto resulta
           Frankfurt, em setembro passado, pronto para suceder o Carrera GT.   em uma distribuição de 57% do peso
                                                                               no eixo traseiro e 43% no dianteiro,
           Monobloco  de carbono                                               combinado  com  o  centro  de  gravi-
           Ligeiramente maior do que o antecessor, o Porsche 918 Spyder mede   dade extremamente próximo ao solo.
           4.643/1.940/1.167 mm (comp./larg./alt.), e 2.730 mm entre-eixos. Sua estrutu-  As rodas, com três opções  de dese-


















                                                                                                                Fotos DivulGAÇão






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