Page 22 - Revista EAA - Edição 58
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híbrido CAPA
Porsche verde
oferecendo A combinAÇÃo únicA de bAixo consumo ra inteiriça (onde se apoiam todos os
extremo, Altíssimo desempenho e longA AutonomiA componentes dinâmicos, e que pode
elétricA, o 918 spyder representA um mArco nA rodar mesmo sem a carroceria) é com-
estrAtégiA dA mArcA Alemà rumo à genuínA posta por subchassi do tipo monoblo-
mobilidAde sustentável Fabio ometto co, moldado em polímero reforçado
com fibra de carbono (CFRP), o que
garante leveza e extrema resistência
O Porsche 918 Spyder é o primeiro modelo da casa de Stuttgart concebido desde torcional. O teto, dividido em duas
o esboço para ser equipado originalmente com motorização híbrida. Mais do peças moldadas do mesmo material,
que isso, a orientação do projeto foi o desenvolvimento do carro de série integra- é movimentado manualmente; um
do ao de um protótipo de competição – e vice-versa –, o qual marcará o retorno compartimento sob o capô dianteiro
oficial da Porsche à 24 Horas de Le Mans, este ano (leia box). serve para acondicionar a cobertura
Legítimo roadster – ou spyder –, o 918 é um superesportivo de dois lugares, durante o rodar a céu aberto, ou como
motorização central-traseira, com potência total de 901 cv e tração nas quatro porta-malas, na ausência dela.
rodas, independente em cada eixo. Além do sobrenome imortalizado em todas O 918 Spyder tem peso total de
as principais categorias do automobilismo mundial, do rali à Fórmula 1, a pre- 1.634 kg (vazio), quando equipado
disposição genética para as pistas do modelo é acentuada pelo exclusivo conceito com o pacote “Weissach”, que adicio-
de tração integral criado pela Porsche – que combina dois motores no eixo tra- na peças de CFRP também na carro-
seiro, a combustão e elétrico, e outro a eletricidade, no dianteiro – desenvolvido ceria, reduzindo a massa do carro em
a partir do conhecimento adquirido pela marca nas competições com o bem- 41 kg. Os componentes do trem de
-sucedido 911 GT3 R Hybrid. força e todos os outros com mais de
Revelado ao público ainda como conceito no Salão de Genebra de 2010, 50 kg são posicionados o mais baixo
o Porsche 918 Spyder foi apresentado em sua versão final no último Salão de e centralizados possível. Isto resulta
Frankfurt, em setembro passado, pronto para suceder o Carrera GT. em uma distribuição de 57% do peso
no eixo traseiro e 43% no dianteiro,
Monobloco de carbono combinado com o centro de gravi-
Ligeiramente maior do que o antecessor, o Porsche 918 Spyder mede dade extremamente próximo ao solo.
4.643/1.940/1.167 mm (comp./larg./alt.), e 2.730 mm entre-eixos. Sua estrutu- As rodas, com três opções de dese-
Fotos DivulGAÇão
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