Page 23 - Revista EAA - Edição 58
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nho, medem 9,5J x 20, com pneus
           265/35ZR20 na dianteira e 12,5J x 21,
           325/30ZR21, na traseira.
             O conjunto de suspensões multi-
           braço é auxiliado por recursos como
           o Porsche Active Suspension Mana-  A estrutura do 918
           gement (PASM) e os amortecedores   é composta por subchassi
           adaptativos. O eixo traseiro direcio-
                                             do tipo monobloco, moldado em
           nal dispõe de ajuste eletromecânico
                                             polímero reforçado com fi bra de carbono,
           das rodas. Em baixas velocidades,   o que garante leveza e grande resistência torcional
           elas são apontadas no sentido oposto
           ao das dianteiras, fazendo com que o   função da confi guração híbrida paralela, o 918 Spyder pode ser impulsionado
           esterço seja mais rápido e preciso. Em   no eixo traseiro pelo motor a combustão ou pelo elétrico, separadamente, ou por
           velocidades elevadas, ao contrário, elas   ambos, em conjunto.
           seguem o sentido das rodas da frente,   No eixo dianteiro, o motor elétrico independente, com potência aproximada
           resultando na melhoria da estabilida-  de 95 kW (129 cv), traciona as rodas dianteiras com uma relação fi xa. Em altas
           de nas curvas, segundo a fábrica.   velocidades, um desacoplador se encarrega de protegê-lo do excesso de rotação.
                                             A distribuição do torque é controlada separadamente em cada eixo.
           Tração independente
           A  principal  fonte  de  propulsão  do   Híbrido carregável pela tomada
           Porsche 918 Spyder é o motor V-8 de   O acumulador de energia para os motores elétricos é uma bateria de íons de lítio,
           4,6 litros a gasolina que produz 616   com refrigeração líquida, composta de 312 células individuais, com capacidade
           cv de potência a 8.600 rpm, mas que   de cerca de 7 quilowatts•hora, posicionada logo atrás habitáculo.
           pode atingir 9.150 rpm. Derivado do   Para supri-la de energia, a Porsche desenvolveu uma tecnologia de recar-
           motor do protótipo RS Spyder, pos-  ga chamada “Plug-in Hybrid” (híbrido carregável pela tomada), que tem como
           sui sistema de lubrifi cação por cárter   grande vantagem a possibilidade de se recarregar a bateria ligando-a na rede
           seco, com extrator e tanque de óleo   elétrica, como se fosse um aparelho de telefone celular. Por meio de uma tomada
           separados. Para reduzir o peso do mo-  instalada na coluna B (central) do veículo, no lado do passageiro, o usuário co-
           tor, estimado em 140 kg, são utiliza-  necta a bateria ao sistema elétrico regular. O carregador de bordo, junto à bateria
           dos, além do bloco, cabeçotes e cárter   de tração, converte a corrente alternada em contínua, com potência máxima de
           de alumínio, as bielas de titânio, um   carga de 3,6 kW. Utilizando o Porsche Universal Charger (CA), ligado à rede de
           super-resistente e leve virabrequim de   220 V, a bateria pode ser recarregada em quatro horas. O equipamento também
           aço (com ângulos de 180°) e sistema
           de escapamento em liga de aço-níquel,
           com as duas saídas voltadas para o alto.
           As otimizações de peso e de desempe-
           nho resultam na potência específi ca
           ao redor de 133 cv/l – a mais alta para
           um Porsche com aspiração natural e
           consideravelmente maior do que a do
           Carrera GT (107 cv/l).
             O V-8 é acoplado a um módulo
           híbrido que, basicamente, inclui um
           motor elétrico de 115 kW (156 cv) e o
           desacoplador, que serve como conexão  Porsche 918 spyder: com três
           com a unidade a combustão. Este con-  motores e 901 cv, híbrido vai de
           junto motriz não tem qualquer ligação  zero a 100 km/h em 2,6 segundos
           mecânica  com  o  eixo  dianteiro.  Em  e alcança a máxima de 345 km/h

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