Page 23 - Revista EAA - Edição 58
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nho, medem 9,5J x 20, com pneus
265/35ZR20 na dianteira e 12,5J x 21,
325/30ZR21, na traseira.
O conjunto de suspensões multi-
braço é auxiliado por recursos como
o Porsche Active Suspension Mana- A estrutura do 918
gement (PASM) e os amortecedores é composta por subchassi
adaptativos. O eixo traseiro direcio-
do tipo monobloco, moldado em
nal dispõe de ajuste eletromecânico
polímero reforçado com fi bra de carbono,
das rodas. Em baixas velocidades, o que garante leveza e grande resistência torcional
elas são apontadas no sentido oposto
ao das dianteiras, fazendo com que o função da confi guração híbrida paralela, o 918 Spyder pode ser impulsionado
esterço seja mais rápido e preciso. Em no eixo traseiro pelo motor a combustão ou pelo elétrico, separadamente, ou por
velocidades elevadas, ao contrário, elas ambos, em conjunto.
seguem o sentido das rodas da frente, No eixo dianteiro, o motor elétrico independente, com potência aproximada
resultando na melhoria da estabilida- de 95 kW (129 cv), traciona as rodas dianteiras com uma relação fi xa. Em altas
de nas curvas, segundo a fábrica. velocidades, um desacoplador se encarrega de protegê-lo do excesso de rotação.
A distribuição do torque é controlada separadamente em cada eixo.
Tração independente
A principal fonte de propulsão do Híbrido carregável pela tomada
Porsche 918 Spyder é o motor V-8 de O acumulador de energia para os motores elétricos é uma bateria de íons de lítio,
4,6 litros a gasolina que produz 616 com refrigeração líquida, composta de 312 células individuais, com capacidade
cv de potência a 8.600 rpm, mas que de cerca de 7 quilowatts•hora, posicionada logo atrás habitáculo.
pode atingir 9.150 rpm. Derivado do Para supri-la de energia, a Porsche desenvolveu uma tecnologia de recar-
motor do protótipo RS Spyder, pos- ga chamada “Plug-in Hybrid” (híbrido carregável pela tomada), que tem como
sui sistema de lubrifi cação por cárter grande vantagem a possibilidade de se recarregar a bateria ligando-a na rede
seco, com extrator e tanque de óleo elétrica, como se fosse um aparelho de telefone celular. Por meio de uma tomada
separados. Para reduzir o peso do mo- instalada na coluna B (central) do veículo, no lado do passageiro, o usuário co-
tor, estimado em 140 kg, são utiliza- necta a bateria ao sistema elétrico regular. O carregador de bordo, junto à bateria
dos, além do bloco, cabeçotes e cárter de tração, converte a corrente alternada em contínua, com potência máxima de
de alumínio, as bielas de titânio, um carga de 3,6 kW. Utilizando o Porsche Universal Charger (CA), ligado à rede de
super-resistente e leve virabrequim de 220 V, a bateria pode ser recarregada em quatro horas. O equipamento também
aço (com ângulos de 180°) e sistema
de escapamento em liga de aço-níquel,
com as duas saídas voltadas para o alto.
As otimizações de peso e de desempe-
nho resultam na potência específi ca
ao redor de 133 cv/l – a mais alta para
um Porsche com aspiração natural e
consideravelmente maior do que a do
Carrera GT (107 cv/l).
O V-8 é acoplado a um módulo
híbrido que, basicamente, inclui um
motor elétrico de 115 kW (156 cv) e o
desacoplador, que serve como conexão Porsche 918 spyder: com três
com a unidade a combustão. Este con- motores e 901 cv, híbrido vai de
junto motriz não tem qualquer ligação zero a 100 km/h em 2,6 segundos
mecânica com o eixo dianteiro. Em e alcança a máxima de 345 km/h
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