Page 37 - Revista EAA - Edição 58
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Nissan Leaf custa, no mesmo merca-
do, de 23.790 a 29.190 euros.
Como estratégia de vendas, a VW
disponibiliza ao proprietário do e-
-Golf, gratuitamente, nos primeiros
três anos após a aquisição, um carro
com motorização tradicional, durante
30 dias por ano, para ser utilizado no
período de férias, por exemplo. Até o
fim deste ano, o e-Golf deve ser lança-
do nos mercados da América do Norte
e Ásia.
Torque instantâneo
O VW e-Golf é impulsionado pelo
motor elétrico EEM-85 síncrono de
corrente alternada (AC), com imãs
permanentes, de 85 kW/115 cv, com no Brasil, sai ao redor de R$ 0,22/km. ligado na tomada: sistema
limite de rotação de 12.000 rpm. A O módulo eletrônico de força con- de recarga rápida leva cerca
transmissão EQ270, de marcha úni- verte a corrente contínua (DC) da ba- de 30 min para repor 80%
ca, incorpora o diferencial e o freio teria de tração para corrente alternada da carga total
de estacionamento eletromecânico. e controla o fluxo da energia de alta-
Tanto o motor quanto a caixa, que -tensão entre o motor e o reservatório
formam uma unidade compacta de de energia, conforme a tensão deste, que varia de 250 a 430 volts.
apenas 99,5 kg, foram desenvolvidos Também desenvolvida pela VW, e com garantia de oito anos ou 160 mil
pela VW. km, a bateria de íons de lítio arrefecida a líquido é composta por 264 células
Desde a partida, o motor dispo- prismáticas individuais, integradas a 27 módulos (cada um com seis ou 12 célu-
nibiliza os seus 27,5 kgf•m de torque las). Coletivamente, as células têm uma tensão nominal de 323 volts, com uma
máximo, permitindo que o e-Golf capacidade total de 24,2 kW•h. O sistema de gerenciamento da bateria efetua o
atinja os 60 km/h em 4,2 segundos e monitoramento de suas funções e o controle da temperatura. Enquanto o carro
os 100 km/h, em 10,4 s. A velocidade não está em uso, ou no caso de uma colisão, a energia é automaticamente des-
máxima é limitada eletronicamente ligada. Pesando 317 kg, a bateria de tração corresponde a 22,6% dos 1.399 kg
em 140 km/h. Segundo o fabrican- de peso total do e-Golf; por isso, sua instalação no assoalho, entre os bancos
te, o e-Golf tem consumo médio de dianteiros e traseiros, contribui consideravelmente para a distribuição de massas
12,7 kW/h e, dependendo do tipo de e para abaixar o centro de gravidade do carro.
percurso, estilo de dirigir e do peso A tomada do sistema de recarga combinada (CCS), ligado ao carregador de
a bordo, sua autonomia varia de 130 bordo de série, com potência de 7,2 kW, permite que o e-Golf seja reabastecido
a 190 quilômetros, logicamente sem de várias formas, a partir da rede elétrica normal: na opção de 110 V (com zero
qualquer emissão local, e baixíssimo de carga na bateria), ele leva até 20 horas para estar totalmente recarregado; já
ruído. Entretanto, além do aspecto na tensão de 220 V, com o auxílio de outro conversor instalado na garagem
ambiental, o e-Golf também é eco- (wallbox), o tempo de recarga pode cair para menos de quatro horas. Disponível
nômico para rodar: ainda conforme à parte, o sistema DC de recarga rápida (DC fast), com potência de 40 kW,
a VW, na Alemanha, seu custo de permite que 80% da recarrega seja feita em cerca de 30 minutos. Para maior
energia é de apenas R$ 10,75 a cada flexibilidade, o sistema de recarga pode ser ativado ou programado por meio do
100 km rodados – ou, R$ 0,10 por km. botão junto ao “bocal do tanque”, ou do novo Volkswagen Car-Net e-Remote,
Comparativamente, o custo do quilô- aplicativo disponível para iPhone e Android, que permite acionar a distância o
metro rodado com o Golf 1,4 16V, a carregamento da bateria ou a climatização do habitáculo quando o automóvel
gasolina, com câmbio manual, aqui está parado.
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