Page 37 - Revista EAA - Edição 58
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Nissan Leaf custa, no mesmo merca-
           do, de 23.790 a 29.190 euros.
             Como estratégia de vendas, a VW
           disponibiliza ao proprietário  do e-
           -Golf, gratuitamente, nos primeiros
           três anos após a aquisição, um carro
           com motorização tradicional, durante
           30 dias por ano, para ser utilizado no
           período de férias, por exemplo. Até o
           fim deste ano, o e-Golf deve ser lança-
           do nos mercados da América do Norte
           e Ásia.

           Torque instantâneo
           O VW e-Golf é impulsionado pelo
           motor elétrico EEM-85 síncrono de
           corrente alternada (AC), com imãs
           permanentes, de 85 kW/115 cv, com    no Brasil, sai ao redor de R$ 0,22/km.  ligado na tomada: sistema
           limite de rotação de 12.000 rpm. A   O módulo eletrônico de força con-  de recarga rápida leva cerca
           transmissão EQ270, de marcha úni-  verte a corrente contínua (DC) da ba-  de 30 min para repor 80%
           ca, incorpora o diferencial e o freio   teria de tração para corrente alternada  da carga total
           de estacionamento eletromecânico.   e controla o fluxo da energia de alta-
           Tanto  o  motor  quanto  a  caixa,  que   -tensão entre o motor e o reservatório
           formam uma unidade compacta de    de energia, conforme a tensão deste, que varia de 250 a 430 volts.
           apenas 99,5 kg, foram desenvolvidos   Também desenvolvida pela VW, e com garantia de oito anos ou 160 mil
           pela VW.                          km, a bateria de íons de lítio arrefecida a líquido é composta por 264 células
             Desde  a  partida,  o  motor  dispo-  prismáticas individuais, integradas a 27 módulos (cada um com seis ou 12 célu-
           nibiliza os seus 27,5 kgf•m de torque   las). Coletivamente, as células têm uma tensão nominal de 323 volts, com uma
           máximo, permitindo que o e-Golf   capacidade total de 24,2 kW•h. O sistema de gerenciamento da bateria efetua o
           atinja os 60 km/h em 4,2 segundos e   monitoramento de suas funções e o controle da temperatura. Enquanto o carro
           os 100 km/h, em 10,4 s. A velocidade   não está em uso, ou no caso de uma colisão, a energia é automaticamente des-
           máxima é limitada eletronicamente   ligada. Pesando 317 kg, a bateria de tração corresponde a 22,6% dos 1.399 kg
           em 140 km/h. Segundo o fabrican-  de peso total do e-Golf; por isso, sua instalação no assoalho, entre os bancos
           te, o e-Golf tem consumo médio de   dianteiros e traseiros, contribui consideravelmente para a distribuição de massas
           12,7 kW/h e, dependendo do tipo de   e para abaixar o centro de gravidade do carro.
           percurso,  estilo  de  dirigir e  do  peso   A tomada do sistema de recarga combinada (CCS), ligado ao carregador de
           a bordo, sua autonomia varia de 130   bordo de série, com potência de 7,2 kW, permite que o e-Golf seja reabastecido
           a 190 quilômetros, logicamente sem   de várias formas, a partir da rede elétrica normal: na opção de 110 V (com zero
           qualquer emissão local, e baixíssimo   de carga na bateria), ele leva até 20 horas para estar totalmente recarregado; já
           ruído. Entretanto, além do aspecto   na tensão de 220 V, com o auxílio de outro conversor instalado na garagem
           ambiental, o e-Golf também é eco-  (wallbox), o tempo de recarga pode cair para menos de quatro horas. Disponível
           nômico  para  rodar:  ainda  conforme   à parte, o sistema DC de recarga rápida (DC fast), com potência de 40 kW,
           a VW, na Alemanha, seu custo de   permite que 80% da recarrega seja feita em cerca de 30 minutos. Para maior
           energia é de apenas R$ 10,75 a cada   flexibilidade, o sistema de recarga pode ser ativado ou programado por meio do
           100 km rodados – ou, R$ 0,10 por km.   botão junto ao “bocal do tanque”, ou do novo Volkswagen Car-Net e-Remote,
           Comparativamente, o custo do quilô-  aplicativo disponível para iPhone e Android, que permite acionar a distância o
           metro rodado com o Golf 1,4 16V, a   carregamento da bateria ou a climatização do habitáculo quando o automóvel
           gasolina, com câmbio manual, aqui   está parado.

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