Page 33 - Revista EAA - Edição 58
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mentação por turbocompressor. As Unidades de Força, como também são cha- é transformar a energia cinética dissi-
mados os novos motores, contam com um inédito sistema misto de recuperação pada nas frenagens em eletricidade, a
de energia, a partir da cinética e do calor, que oferece o dobro de potência do qual impulsiona diretamente o vira-
KERS (Kinetic Energy Recovery System, ou Sistema de Recuperação de Ener- brequim do V-6, ou é armazenada na
gia Cinética, em português), utilizado até o ano passado. Assim, apesar de o mo- bateria. O MGU-H gera eletricidade
tor V-6 gerar 15% a menos potência em relação ao V-8, a potência máxima com- a partir do gerador acoplado ao turbo.
binada com a propulsão híbrida cresceu 9%, atingindo pouco mais de 760 cv. Com isso, o ERS gera 163 cv extras,
O pacote de contenções estabelece a limitação do combustível consumido que podem ser utilizados livremente
por carro a cada prova e do número de componentes da unidade de força e da durante 34 segundos por volta. Esse
transmissão, também nova, que podem ser substituídos ao longo das 19 etapas mesmo gerador, em determinadas
da temporada. condições, inverte a função e ajuda a
u Motor V-6 turbo: os V-8, de 2,4 l, de aspiração atmosférica, com giro acionar a turbina do turbocompressor,
máximo de 18.000 rpm e cerca de 700 cv, foram substituídos pelos V-6, de 1,6 l, visando minimizar a hesitação de tur-
turbo, limitados a 15.000 rpm, que geram 600 cv. A partir deste ano, com a sa- bo (turbo lag).
ída dos Ford Cosworth, apenas três marcas fornecem os propulsores a combus- u Componentes limitados: Até o
tão para as 11 equipes: Mercedes-Benz (Mercedes, McLaren, Williams e Force ano passado, as equipes podiam utili-
India), Renault (Red Bull, Lotus, Toro Rosso e Caterham) e Ferrari (Ferrari, zar até oito motores por carro ao longo
Sauber e Marussia). da temporada. A partir deste ano, elas
u Sistema híbrido (ERS): A partir de agora, a propulsão auxiliar elétrica contam com apenas cinco unidades,
é alimentada pelo ERS (Energy Recovery System), composto pelo MGU-K separadamente, do motor V-6, do
(Motor Generator Unit – Kinetic, ou Unidade Geradora Motor - Cinética) e pelo turbo, do MGU-K e do MGU-H.
MGU-H (de Heat, ou calor). O MGU-K faz a mesma função do KERS, que Assim, se for necessário trocar ape-
nas o motor, por exemplo, os outros
componentes continuam disponíveis
na quantidade original (5). Em 2015,
a limitação cai para quatro unidades.
u Escapamento: para evitar o
aproveitamento aerodinâmico dos
gases de escapamento pelo difusor
traseiro, sob o carro, o que aumenta-
va a downforce e possibilitava até 2 s
de vantagem por volta, o novo regu-
lamento determina que o sistema de
escapamento tenha apenas uma saída,
com 150 mm de diâmetro, a qual tem
de estar posicionada de 170 a 185 mm
acima do centro do eixo traseiro, e dis-
tante de 350 a 500 mm do solo.
menor altura u Combustível restrito: A quan-
do monocoque tidade de combustível disponibilizada
à frente do por etapa foi reduzida em 37,5%. As-
piloto estica sim, cada carro só poderá consumir
posição das 100 kg (140 litros) de gasolina a cada
pernas e amplia prova, contra os 160 kg (220 litros) até
o campo a temporada passada. Além disso, a
de visão vazão mássica (fluxo) de combustível
é controlada por um sensor e limitada
a 100 kg/h; foi justamente o excesso
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