Page 33 - Revista EAA - Edição 58
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mentação por turbocompressor. As Unidades de Força, como também são cha-  é transformar a energia cinética dissi-
           mados os novos motores, contam com um inédito sistema misto de recuperação   pada nas frenagens em eletricidade, a
           de energia, a partir da cinética e do calor, que oferece o dobro de potência do   qual impulsiona diretamente o vira-
           KERS (Kinetic Energy Recovery System, ou Sistema de Recuperação de Ener-  brequim do V-6, ou é armazenada na
           gia Cinética, em português), utilizado até o ano passado. Assim, apesar de o mo-  bateria. O MGU-H gera eletricidade
           tor V-6 gerar 15% a menos potência em relação ao V-8, a potência máxima com-  a partir do gerador acoplado ao turbo.
           binada com a propulsão híbrida cresceu 9%, atingindo pouco mais de 760 cv.   Com isso, o ERS gera 163 cv extras,
             O pacote de contenções estabelece a limitação do combustível consumido   que podem ser utilizados livremente
           por carro a cada prova e do número de componentes da unidade de força e da   durante 34 segundos por volta. Esse
           transmissão, também nova, que podem ser substituídos ao longo das 19 etapas   mesmo gerador, em determinadas
           da temporada.                                                       condições, inverte a função e ajuda a
             u Motor V-6 turbo: os V-8, de 2,4 l, de aspiração atmosférica, com giro   acionar a turbina do turbocompressor,
           máximo de 18.000 rpm e cerca de 700 cv, foram substituídos pelos V-6, de 1,6 l,   visando minimizar a hesitação de tur-
           turbo, limitados a 15.000 rpm, que geram 600 cv. A partir deste ano, com a sa-  bo (turbo lag).
           ída dos Ford Cosworth, apenas três marcas fornecem os propulsores a combus-  u Componentes limitados: Até o
           tão para as 11 equipes: Mercedes-Benz (Mercedes, McLaren, Williams e Force   ano passado, as equipes podiam utili-
           India), Renault (Red Bull, Lotus, Toro Rosso e Caterham) e Ferrari (Ferrari,   zar até oito motores por carro ao longo
           Sauber e Marussia).                                                 da temporada. A partir deste ano, elas
             u Sistema híbrido (ERS): A partir de agora, a propulsão auxiliar elétrica   contam com apenas cinco unidades,
           é alimentada pelo ERS (Energy Recovery System), composto pelo MGU-K   separadamente, do motor V-6, do
           (Motor Generator Unit – Kinetic, ou Unidade Geradora Motor - Cinética) e pelo   turbo, do MGU-K e do MGU-H.
           MGU-H (de Heat, ou calor). O MGU-K faz a mesma função do KERS, que   Assim, se for necessário trocar ape-
                                                                               nas o motor, por exemplo, os outros
                                                                               componentes continuam disponíveis
                                                                               na quantidade original (5). Em 2015,
                                                                               a limitação cai para quatro unidades.
                                                                                  u  Escapamento: para evitar o
                                                                               aproveitamento aerodinâmico dos
                                                                               gases de escapamento pelo difusor
                                                                               traseiro, sob o carro, o que aumenta-
                                                                               va a downforce e possibilitava até 2 s
                                                                               de vantagem por volta, o novo regu-
                                                                               lamento determina que o sistema de
                                                                               escapamento tenha apenas uma saída,
                                                                               com 150 mm de diâmetro, a qual tem
                                                                               de estar posicionada de 170 a 185 mm
                                                                               acima do centro do eixo traseiro, e dis-
                                                                               tante de 350 a 500 mm do solo.
             menor altura                                                         u Combustível restrito: A quan-
           do monocoque                                                        tidade de combustível disponibilizada
               à frente do                                                     por etapa foi reduzida em 37,5%. As-
              piloto estica                                                    sim, cada carro só poderá consumir
              posição das                                                      100 kg (140 litros) de gasolina a cada
           pernas e amplia                                                     prova, contra os 160 kg (220 litros) até
                 o campo                                                       a temporada passada. Além disso, a
                  de visão                                                     vazão mássica (fluxo) de combustível
                                                                               é controlada por um sensor e limitada
                                                                               a 100 kg/h; foi justamente o excesso

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