Page 32 - Revista EAA - Edição 58
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Fórmuila 1





































                                                 2014              2013                 nariz baixo: em nome da
                                                                                segurança, os F-1 mudam de cara

           A reinvenção da F-1                                                 Tração

                                                                               O principal objetivo das modifi ca-
                                                                               ções técnicas no trem de força foi o de
                                                                               baixar custos, por meio da economia
                                                                               em equipamentos e combustível. Para
           com novos cArros, motores, pneus, tecnologiAs e                     isso, a F-1 recorreu ao conceito que é a
           regrAs, A mAis AvAnÇAdA cAtegoriA do Automobilismo                  principal tendência da indústria auto-
           mundiAl está pAssAndo pelA mAior reformulAÇÃo em                    mobilística mundial para os próximos
           seus 65 Anos de existênciA      Fábio ometto                        anos, conhecido como downsizing – o
                                                                               qual reduz o deslocamento volumétri-
                                                                               co (e o consumo), compensando, com
           A história da Fórmula 1 é uma linha do tempo da tecnologia sobre quatro rodas.   vantagem, a potência específi ca e o
           Contudo, desde aquela longínqua tarde de 13 de maio de 1950, no circuito inglês   torque máximo com o uso de injeção
           de Silverstone, quando foi disputado o seu primeiro Grande Prêmio, jamais a   direta de combustível e de superali-
           categoria que sempre esteve à frente do tempo passou por
           uma evolução como a que sendo vista neste momento.
             Nesta nova fase, que traz de volta os motores turbo,
           além da novidade da propulsão híbrida e nova busca pela
           redução do consumo decombustível ganham maior impor-
           tância no desempenho dos carros, enquanto a força vertical
           descendente aerodinâmica (downforce) e a aderência dos
           pneus foram reduzidas. O desafi o diante de engenheiros e
           pilotos, agora, é transformar todas essas modifi cações em
           desenvolvimento tecnológico e competitividade. Conheça                                               Fotos DivulGAÇão
           a seguir, em detalhes, o que muda na nova F-1.

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