Page 32 - Revista EAA - Edição 58
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Fórmuila 1
2014 2013 nariz baixo: em nome da
segurança, os F-1 mudam de cara
A reinvenção da F-1 Tração
O principal objetivo das modifi ca-
ções técnicas no trem de força foi o de
baixar custos, por meio da economia
em equipamentos e combustível. Para
com novos cArros, motores, pneus, tecnologiAs e isso, a F-1 recorreu ao conceito que é a
regrAs, A mAis AvAnÇAdA cAtegoriA do Automobilismo principal tendência da indústria auto-
mundiAl está pAssAndo pelA mAior reformulAÇÃo em mobilística mundial para os próximos
seus 65 Anos de existênciA Fábio ometto anos, conhecido como downsizing – o
qual reduz o deslocamento volumétri-
co (e o consumo), compensando, com
A história da Fórmula 1 é uma linha do tempo da tecnologia sobre quatro rodas. vantagem, a potência específi ca e o
Contudo, desde aquela longínqua tarde de 13 de maio de 1950, no circuito inglês torque máximo com o uso de injeção
de Silverstone, quando foi disputado o seu primeiro Grande Prêmio, jamais a direta de combustível e de superali-
categoria que sempre esteve à frente do tempo passou por
uma evolução como a que sendo vista neste momento.
Nesta nova fase, que traz de volta os motores turbo,
além da novidade da propulsão híbrida e nova busca pela
redução do consumo decombustível ganham maior impor-
tância no desempenho dos carros, enquanto a força vertical
descendente aerodinâmica (downforce) e a aderência dos
pneus foram reduzidas. O desafi o diante de engenheiros e
pilotos, agora, é transformar todas essas modifi cações em
desenvolvimento tecnológico e competitividade. Conheça Fotos DivulGAÇão
a seguir, em detalhes, o que muda na nova F-1.
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