Page 35 - Revista EAA - Edição 58
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já existente, mas aplicando compósito novo perfil
de fibra de carbono de alto desempe- aerodinâmico reduziu
nho com geometrias interna e externa 2014 15% do downforce;
específicas. Nos testes de laboratório, mais compacto,
a nova estrutura foi capaz de absorver motor ficou melhor
40 kJ de energia, em diversos ângulos centralizado no chassi
de colisão.
u Asa traseira: A força aerodinâ- do solo. Com isso, as equipes não poderão mais posicioná-la na asa dianteira a
mica também foi reduzida na parte fim de conseguir algum benefício aerodinâmico.
posterior do carro. A caixa na qual
a asa traseira é fixada teve sua altura Desportivas
reduzida de 220 mm para 200 mm, Para proporcionar maior competitividade e aumentar a segurança, algumas nor-
o flape é ligeiramente mais raso no mas administrativas também foram adotadas ou revistas.
perfil e foi eliminada a asa inferior de u Testes: São permitidos novamente os testes particulares, em quatro sessões
sustentação do conjunto. A fenda para de, no máximo, dois dias consecutivos, e nos circuitos já utilizados na tempora-
a abertura do DRS (Drag Reduction da. Também há novas restrições quanto aos ensaios em túnel de vento e de simu-
System), sistema móvel que reduz o lações em CFD (Computational Fluid Dynamics) para os motores a combustão.
arrasto aerodinâmico, foi aumentada u Pontuação: para manter a disputa acirrada até o final da temporada, a úl-
para 65 mm (mais 15 mm). tima etapa, em Abu Dhabi, terá os pontos válidos em dobro, tanto para pilotos
u Freio eletrônico (BBW): Em quanto para construtores.
função do novo sistema de recupe- u Números: os piloto escolherá o número com o qual vai correr, entre 2 e
ração de energia cinética (MGU-K), 99, até o final de sua carreira na Fórmula 1. O número 1 continua reservado ao
que aumenta o potencial de bloqueio campeão da temporada anterior, que pode usá-lo ou não. Os números passam a
das rodas, os freios traseiros passam a ficar visíveis na frente do carro e no capacete do piloto.
contar com o BBW (sigla de Brake by u Sexta-feira: A partir de agora, a equipe pode usar os dois pilotos titulares
Wire, ou “freio por fio”, em português) e outros dois reservas no primeiro dia de treinos de cada etapa, mas sempre com
sistema pelo qual o pedal é conectado os mesmos carros.
a um computador que controla a fre- u Penalização: Os pilotos passarão a receber pontos em função de infrações
nagem. O conjunto dianteiro perma- cometidas. Aquele que somar 12 pontos em doze meses será excluído por uma
nece como no ano passado. corrida. O japonês Kamui Kobayashi não será penalizado pelo acidente na larga-
De acordo com os comissários da do GP da Austrália, já que foi comprovada a falha no novo sistema de freios
da FIA (Federação Internacional do BBW de seu carro, segundo a FIA.
Automóvel), um problema no BBW u Troféu Pole-Position: De volta à categoria, leva o prêmio o piloto que somar
da Caterham do japonês Kamui o maior número de pole-positions na temporada. Em caso de empate, ficará com
Kobayashi causou o acidente envol- o troféu quem fizer o maior número de segundos lugares, e assim sucessivamente.
vendo o brasileiro Felipe Massa, na u Classificação: Os pilotos que classificarem para a Q3 terão mais um jogo
largada da prova de abertura da tem- de pneus à sua escolha; dessa forma, elimina-se o motivo que levava os pilotos,
porada, na Austrália, que resultou na frequentemente, optar por largar da 10ª posição para abdicar do treino e econo-
saída de ambos da corrida. mizar um jogo de compostos para a corrida. Eles deverão largar com os pneus
u Pneus: a Pirelli desenvolveu com que marcaram a melhor volta no Q2.
compostos mais duros, o que contribui Antes dos testes pré-temporada, as simulações indicavam que o ritmo dos
para diminuir a aderência, juntamente novos F-1 seria 3 segundos mais lento, na média, em relação aos carros do ano
com a pressão aerodinâmica reduzida. passado. A comparação dos dados após a primeira prova na Austrália confirma
Fora isso, cada carro terá um jogo ex- as previsões: a volta mais rápida durante todo o fim de semana este ano, regis-
tra de pneus principais em cada etapa. trada por Nico Rosberg, com 1min29s375, foi pouco mais de 3 segundos mais
u Câmera de bordo: o novo regu- lenta do que no ano passado. Entretanto, em relação à velocidade final, a menor
lamento obriga que a câmera dianteira pressão aerodinâmica favoreceu os novos carros: enquanto em 2014 se atingiu os
seja instalada de 325 a 525 mm acima 310,7 km/h, este ano a máxima subiu para 316,9 km/h. n
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