Page 35 - Revista EAA - Edição 58
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           já existente, mas aplicando compósito                                           novo perfil
           de fibra de carbono de alto desempe-                                            aerodinâmico reduziu
           nho com geometrias interna e externa                                      2014  15% do downforce;
           específicas. Nos testes de laboratório,                                         mais compacto,
           a nova estrutura foi capaz de absorver                                          motor ficou melhor
           40 kJ de energia, em diversos ângulos                                           centralizado no chassi
           de colisão.
             u Asa traseira: A força aerodinâ-  do solo. Com isso, as equipes não poderão mais posicioná-la na asa dianteira a
           mica também foi reduzida na parte   fim de conseguir algum benefício aerodinâmico.
           posterior do carro. A caixa na qual
           a asa traseira é fixada teve sua altura   Desportivas
           reduzida de 220 mm para 200 mm,   Para proporcionar maior competitividade e aumentar a segurança, algumas nor-
           o flape é ligeiramente mais raso no   mas administrativas também foram adotadas ou revistas.
           perfil e foi eliminada a asa inferior de   u Testes: São permitidos novamente os testes particulares, em quatro sessões
           sustentação do conjunto. A fenda para   de, no máximo, dois dias consecutivos, e nos circuitos já utilizados na tempora-
           a abertura do DRS (Drag Reduction   da. Também há novas restrições quanto aos ensaios em túnel de vento e de simu-
           System), sistema móvel que reduz o   lações em CFD (Computational Fluid Dynamics) para os motores a combustão.
           arrasto aerodinâmico, foi aumentada   u Pontuação: para manter a disputa acirrada até o final da temporada, a úl-
           para 65 mm (mais 15 mm).          tima etapa, em Abu Dhabi, terá os pontos válidos em dobro, tanto para pilotos
             u  Freio eletrônico (BBW): Em   quanto para construtores.
           função do novo sistema de recupe-    u Números: os piloto escolherá o número com o qual vai correr, entre 2 e
           ração de energia cinética (MGU-K),   99, até o final de sua carreira na Fórmula 1. O número 1 continua reservado ao
           que aumenta o potencial de bloqueio   campeão da temporada anterior, que pode usá-lo ou não. Os números passam a
           das rodas, os freios traseiros passam a   ficar visíveis na frente do carro e no capacete do piloto.
           contar com o BBW (sigla de Brake by   u Sexta-feira: A partir de agora, a equipe pode usar os dois pilotos titulares
           Wire, ou “freio por fio”, em português)   e outros dois reservas no primeiro dia de treinos de cada etapa, mas sempre com
           sistema pelo qual o pedal é conectado   os mesmos carros.
           a um computador que controla a fre-  u Penalização: Os pilotos passarão a receber pontos em função de infrações
           nagem. O conjunto dianteiro perma-  cometidas. Aquele que somar 12 pontos em doze meses será excluído por uma
           nece como no ano passado.         corrida. O japonês Kamui Kobayashi não será penalizado pelo acidente na larga-
             De acordo com os comissários    da do GP da Austrália, já que foi comprovada a falha no novo sistema de freios
           da FIA (Federação Internacional do   BBW de seu carro, segundo a FIA.
           Automóvel), um problema no BBW       u Troféu Pole-Position: De volta à categoria, leva o prêmio o piloto que somar
           da Caterham do japonês Kamui      o maior número de pole-positions na temporada. Em caso de empate, ficará com
           Kobayashi causou o acidente envol-  o troféu quem fizer o maior número de segundos lugares, e assim sucessivamente.
           vendo o brasileiro Felipe Massa, na   u Classificação: Os pilotos que classificarem para a Q3 terão mais um jogo
           largada da prova de abertura da tem-  de pneus à sua escolha; dessa forma, elimina-se o motivo que levava os pilotos,
           porada, na Austrália, que resultou na   frequentemente, optar por largar da 10ª posição para abdicar do treino e econo-
           saída de ambos da corrida.        mizar um jogo de compostos para a corrida. Eles deverão largar com os pneus
             u  Pneus:  a Pirelli desenvolveu   com que marcaram a melhor volta no Q2.
           compostos mais duros, o que contribui   Antes dos testes pré-temporada, as simulações indicavam que o ritmo dos
           para diminuir a aderência, juntamente   novos F-1 seria 3 segundos mais lento, na média, em relação aos carros do ano
           com a pressão aerodinâmica reduzida.   passado. A comparação dos dados após a primeira prova na Austrália confirma
           Fora isso, cada carro terá um jogo ex-  as previsões: a volta mais rápida durante todo o fim de semana este ano, regis-
           tra de pneus principais em cada etapa.    trada por Nico Rosberg, com 1min29s375, foi pouco mais de 3 segundos mais
             u Câmera de bordo: o novo regu-  lenta do que no ano passado. Entretanto, em relação à velocidade final, a menor
           lamento obriga que a câmera dianteira   pressão aerodinâmica favoreceu os novos carros: enquanto em 2014 se atingiu os
           seja instalada de 325 a 525 mm acima   310,7 km/h, este ano a máxima subiu para 316,9 km/h.       n

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