Page 53 - Revista EAA - Edição 58
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pejos para chamar a atenção do motorista para a sua presença e para avisá- curva ativam-se momentaneamente
-los. Luzes de curva ajustam o ponto focal do facho usando mais ou me- antes que o volante seja virado. Para
nos luz no alvo na direção da curva. Quando associado à tecnologia MMI mais detalhes, acesse o artigo em
Navigation-plus da Audi, que provê dados preditivos da via, as luzes de http://articles.sae.org/12579.
Delphi e Volvo “fundem” sensoriamento de radar e câmera
O termo “fusão de sensores” pode ter sido criado para a RACam da Delphi. O
compacto módulo radar-câmera, projetado para ser montado entre o espelho in-
terno e o para-brisa, incorpora sensoriamento de radar, de visão e fusão de dados
para permitir uma série de funções de segurança ativa para ajudar a atender aos
novos objetivos de segurança 5-estrelas Euro NCAP. A RACam está progra-
mada para entrar em produção no terceiro trimestre de 2014 e sua primeira apli-
cação será no Volvo XC90 2015, que é baseado na nova Arquitetura de Produto
Escalável (SPA, a sigla em inglês) – uma plataforma modular pensada para uso
em uma linha de sedãs e crossovers dos segmentos C e D.
Elétrico Chevrolet Spark será o primeiro
a usar o J1772 de carga rápida
O veículo elétrico Chevrolet Spark é o primeiro modelo nos EUA a ser
equipado para carga rápida em C.C. de acordo com a norma J1772 da SAE
International, que também atende às especificações de dois níveis de carga
em C.A. a taxas mais baixas. A carga rápida é oferecida como opção para
o que a General Motors chama de minicarro urbano e ela “enche” a bateria
de íons de lítio de 21 kW•h a 80% da sua capacidade em apenas 20 minutos.
Com a bateria à carga total, o Spark tem autonomia média cidade/estrada
de 132 km e consumo de gasolina equivalente de 50,5 km/l, o que faz dele o
mais econômico carro elétrico comercializado nos EUA. Veja artigo a respei-
to em http://articles.sae.org/12238.
Câmbio do Rolls-Royce
Wraith prevê o futuro
A Rolls-Royce pretende atrair o com-
prador jovem para o Wraith e, desse
modo, decidiu oferecer uma experi-
ência de dirigir mais rapidamente. O
novo modelo é o carro mais rápido da
fabricante até hoje. O motor de 12 ci-
lindros é acoplado a um câmbio que,
com ajuda do GPS, automaticamente
põe o carro na marcha que for a ideal
para qualquer cenário à frente – por
exemplo, uma curva ou uma subida.
A Rolls-Royce chama essa tecnologia
pioneira no mercado de carros de luxo
de Satellite Aided Transmission, câm-
bio auxiliado por satélite, um desenvol-
vimento mais interno. Será oferecido
também para outros Rolls-Royce. n
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