Page 53 - Revista EAA - Edição 58
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pejos para chamar a atenção do motorista para a sua presença e para avisá-  curva ativam-se momentaneamente
           -los. Luzes de curva ajustam o ponto focal do facho usando mais ou me-  antes que o volante seja virado. Para
           nos luz no alvo na direção da curva. Quando associado à tecnologia MMI   mais detalhes, acesse o artigo em
           Navigation-plus da Audi, que provê dados preditivos da via, as luzes de   http://articles.sae.org/12579.

           Delphi e Volvo “fundem” sensoriamento de radar e câmera
           O termo “fusão de sensores” pode ter sido criado para a RACam da Delphi. O
           compacto módulo radar-câmera, projetado para ser montado entre o espelho in-
           terno e o para-brisa, incorpora sensoriamento de radar, de visão e fusão de dados
           para permitir uma série de funções de segurança ativa para ajudar a atender aos
           novos objetivos de segurança 5-estrelas Euro NCAP. A RACam está progra-
           mada para entrar em produção no terceiro trimestre de 2014 e sua primeira apli-
           cação será no Volvo XC90 2015, que é baseado na nova Arquitetura de Produto
           Escalável (SPA, a sigla em inglês) – uma plataforma modular pensada para uso
           em uma linha de sedãs e crossovers dos segmentos C e D.

           Elétrico Chevrolet Spark será o primeiro
           a usar o J1772 de carga rápida
           O veículo elétrico Chevrolet Spark é o primeiro modelo nos EUA a ser
           equipado para carga rápida em C.C. de acordo com a norma J1772 da SAE
           International, que também atende às especificações de dois níveis de carga
           em C.A. a taxas mais baixas. A carga rápida é oferecida como opção para
           o que a General Motors chama de minicarro urbano e ela “enche” a bateria
           de íons de lítio de 21 kW•h a 80% da sua capacidade em apenas 20 minutos.
           Com a bateria à carga total, o Spark tem autonomia média cidade/estrada
           de 132 km e consumo de gasolina equivalente de 50,5 km/l, o que faz dele o
           mais econômico carro elétrico comercializado nos EUA. Veja artigo a respei-
           to em http://articles.sae.org/12238.

           Câmbio do Rolls-Royce
           Wraith prevê o futuro
           A Rolls-Royce pretende atrair o com-
           prador jovem para o Wraith e, desse
           modo, decidiu oferecer uma experi-
           ência de dirigir mais rapidamente. O
           novo modelo é o carro mais rápido da
           fabricante até hoje. O motor de 12 ci-
           lindros é acoplado a um câmbio que,
           com ajuda do GPS, automaticamente
           põe o carro na marcha que for a ideal
           para qualquer cenário à frente – por
           exemplo, uma curva ou uma subida.
           A Rolls-Royce chama essa tecnologia
           pioneira no mercado de carros de luxo
           de Satellite Aided Transmission, câm-
           bio auxiliado por satélite, um desenvol-
           vimento mais interno. Será oferecido
           também para outros Rolls-Royce.       n

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