Page 52 - Revista EAA - Edição 58
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tecnologia
Freios carbocerâmicos do Z/28 são
os primeiros em um carro esporte
Ao especificar discos de freio carbocerâmicos (C-C) como item de
série no Camaro Z/28 2014, os engenheiros da General Motors
reduziram a massa não suspensa em aproximadamente 50%, com-
parado com os discos de aço do Camaro ZL-1. Fornecidos pela
Brembo, os novos discos C-C também elevam a potência de frena-
gem total e reduzem a temperatura de funcionamento dos freios. Os
discos ventilados – o primeiro conjunto C-C de série no segmento
dos carros esporte – medem 390 mm de diâmetro por 36 mm de lar-
gura na dianteira e 390 x 32 mm na traseira. No Z/28, pensado para
uso em pista por amadores, eles fazem par com pinças de alumínio
monobloco, de seis pistões na dianteira e quatro na traseira.
Missão dupla para o novo V-8 turbo Diesel Cummins
A Cummins Engines começará a produzir em 2014, em Columbus,
Indiana, seu novo V-8 de 5 litros Turbo Diesel para a Nissan Titan
2015. Destinado a múltiplos fins, o motor servirá não apenas para
serviços leves, mas – sob o nome ISV5.0 – para aplicação em ve-
ículos comerciais, com os de furgões de entrega, ônibus escolares
e motorhomes. Os dois motores parecerão muito um com outro,
com mudanças mínimas de elementos, como turbocompressores di-
ferentes de modo a atender aos requisitos específicos de certificação
e ciclos de teste. Nas duas novidades para a Cummins, os motores
terão injetores Bosch piezelétricos de 2.000 bar para até sete precisas
injeções para qualquer ciclo de combustão, e serão fabricados com
um compacto bloco de ferro-grafite que proporciona resistência e
reduz brutalmente o peso, segundo alguns cálculos em até 50%.
Audi e Hella sócias nos faróis
de LEDs matrix no A8 Duto de arrefecimento
e ventilador
O sistema de iluminação a LEDs
suporte
MatrixBeam do Audi A8 fica per-
Facho matrix
manentemente em facho alto com a
capacidade de reduzir intensidade
unidade de
diante de “alvos” múltiplos, pro- facho baixo
vendo iluminação de facho alto de acabamento
longo alcance capaz de agir tanto
em caso de um veículo em senti-
do contrário quanto um no mesmo
sentido, sem ofuscar os ocupantes LEDs do farol de uso unidades e
diurno, lanterna, eletrônica de
de nenhum. Uma câmera multifun-
indicador de direção na controle
cional colocada atrás do espelho in-
placa de circuito flexível
terno dá a informação de comando.
Cada farol tem 25 diodos divididos permitindo que o nível de redução de intensidade seja variado. Ao entrar na
em grupos de cinco, cada um com- cidade, todos os 50 LEDs reduzem intensidade. O sistema pode cuidar de
partilhando um refletor comum, até oito “alvos”, incluindo a presença de pedestres, que recebem três relam-
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