Page 52 - Revista EAA - Edição 58
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tecnologia





                                                       Freios carbocerâmicos do Z/28 são
                                                       os primeiros em um carro esporte
                                                       Ao especificar discos de freio carbocerâmicos (C-C) como item de
                                                       série no Camaro Z/28 2014, os engenheiros da General Motors
                                                       reduziram a massa não suspensa em aproximadamente 50%, com-
                                                       parado com os discos de aço do Camaro ZL-1. Fornecidos pela
                                                       Brembo, os novos discos C-C também elevam a potência de frena-
                                                       gem total e reduzem a temperatura de funcionamento dos freios. Os
                                                       discos ventilados – o primeiro conjunto C-C de série no segmento
                                                       dos carros esporte – medem 390 mm de diâmetro por 36 mm de lar-
                                                       gura na dianteira e 390 x 32 mm na traseira. No Z/28, pensado para
                                                       uso em pista por amadores, eles fazem par com pinças de alumínio
                                                       monobloco, de seis pistões na dianteira e quatro na traseira.

                                                       Missão dupla para o novo V-8 turbo Diesel Cummins
                                                       A Cummins Engines começará a produzir em 2014, em Columbus,
                                                       Indiana, seu novo V-8 de 5 litros Turbo Diesel para a Nissan Titan
                                                       2015. Destinado a múltiplos fins, o motor servirá não apenas para
                                                       serviços leves, mas – sob o nome ISV5.0 – para aplicação em ve-
                                                       ículos comerciais, com os de furgões de entrega, ônibus escolares
                                                       e motorhomes. Os dois motores parecerão muito um com outro,
                                                       com mudanças mínimas de elementos, como turbocompressores di-
                                                       ferentes de modo a atender aos requisitos específicos de certificação
                                                       e ciclos de teste. Nas duas novidades para a Cummins, os motores
                                                       terão injetores Bosch piezelétricos de 2.000 bar para até sete precisas
                                                       injeções para qualquer ciclo de combustão, e serão fabricados com
                                                       um compacto bloco de ferro-grafite que proporciona resistência e
                                                       reduz brutalmente o peso, segundo alguns cálculos em até 50%.



           Audi e Hella sócias nos faróis
           de LEDs matrix no A8                                         Duto de arrefecimento
                                                                                e ventilador
           O sistema de iluminação a LEDs
                                                                                   suporte
           MatrixBeam do Audi A8 fica per-
                                                        Facho matrix
           manentemente em facho alto com a
           capacidade de reduzir intensidade
                                                         unidade de
           diante de “alvos” múltiplos, pro-             facho baixo
           vendo iluminação de facho alto de    acabamento
           longo alcance capaz de agir tanto
           em caso de um veículo em senti-
           do contrário quanto um no mesmo
           sentido, sem ofuscar os ocupantes                                  LEDs do farol de uso   unidades e
                                                                              diurno, lanterna,     eletrônica de
           de nenhum. Uma câmera multifun-
                                                                              indicador de direção na   controle
           cional colocada atrás do espelho in-
                                                                              placa de circuito flexível
           terno dá a informação de comando.
           Cada farol tem 25 diodos divididos   permitindo que o nível de redução de intensidade seja variado. Ao entrar na
           em grupos de cinco, cada um com-  cidade, todos os 50 LEDs reduzem intensidade. O sistema pode cuidar de
           partilhando um refletor comum,    até oito “alvos”, incluindo a presença de pedestres, que recebem três relam-

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