Page 36 - Revista EAA - Edição 59
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SEgurança




           Segurança a toda prova






           o uP! da vW, uM dos Mais seGuros já testado Pelo
           latin ncaP, Mostra a evolução da indústria brasileira
           eM terMos de seGurança       ricardo ploEgEr E guSTaVo prado*


                                                                                  Até o presente momento, o up! foi
                                                                               classificado como o carro mais seguro
                                                                               já testado pelo Latin NCAP – instituto
                                                                               independente que analisa e estabelece
                                                                               o nível de segurança dos carros vendi-
                                                                               dos na América Latina. Para justificar
                                                                               o índice de confiabilidade obtido pelo
                                                                               veículo nessa avaliação, várias soluções
                                                                               e  tecnologias  foram  incorporadas  ao
           A chegada do up! ao mercado brasileiro estabeleceu alguns novos padrões de   seu projeto.
           segurança para os automóveis compactos. Ele também se destaca em itens como
           custo de reparo e consumo, além de trazer um design funcional e eficiente. Ape-  Reagindo ao impacto
           sar da premissa existente de que carro seguro, necessariamente, acaba por ser   Um sistema se responsabiliza por
           caro, o up! traz um bom nível de segurança passiva para um modelo compacto   identificar a presença e a criticidade
           de entrada.                                                         de um impacto, assim como por en-
             Para entender esse bom desempenho, é preciso que se tenha a percepção de   viar o sinal de disparo dos sistemas
           que um acidente veicular deve, de maneira geral, ser um caos controlado. Ou   de retenção (airbags e pré-tensiona-
           seja, todos os componentes presentes precisam atuar de maneira controlada e   dores). Composto por sensores e uma
           harmônica para administrar da melhor forma possível a sequência de eventos   unidade controladora, os dispositivos
           críticos inerentes ao impacto. Além de sincronizados, os sistemas de segurança   de detecção coletam os sinais gerados
           passiva devem atuar muito rápido. Em média, precisam de 0,1 segundo para   pelo impacto e os envia à unidade de
           atuar e desempenhar o seu papel de proteger os ocupantes, mesmo tempo de   controle que processa esses sinais. De-
           um piscar de olhos.                                                 pois de identificado o nível de gravi-
             Nesse contexto, diferentes componentes do veículo desempenham funções   dade do evento, ela decide por enviar
           específicas para proteger seus ocupantes. Estrutura, cintos de segurança, airbags,   ou não o sinal para o sistema de reten-
           bancos, coluna de direção e painel de instrumentos são itens fundamentais para   ção para que ele atue.
           que o carro tenha um alto nível de segurança.                          A disposição e o tipo de sensores













                                                                               Bem avaliado pela Latin NCAP
                                                                               o Volkswagen Up! apresenta
                                                                               bom nível de segurança para      FOTOS DIVULGAÇÃO
                                                                               um modelo de entrada

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