Page 25 - Revista EAA - Edição 62
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tor elétrico do veículo, e apenas água é expelida por uma   Mais simples, mas com interessante potencial, é a pro-
           válvula na parte inferior (não há tubo de escapamento). A   posta da PSA Peugeot Citroën: o sistema Hybrid Air, apre-
           Toyota anuncia autonomia de 700 quilômetros e velocida-  sentado em versões de conceito do utilitário esporte 2008
           de máxima de 170 km/h. Bastam três minutos para encher   e do hatch C3, que auxilia o motor a combustão com ar
           os tanques de hidrogênio, como num reabastecimento de   comprimido ou mesmo o substitui nas acelerações. Há um
           combustível líquido.                               reservatório de energia com ar comprimido sob a carroceria,
                                                              no túnel central; um reservatório de baixa pressão que serve
                                                              de vaso de expansão, na altura do eixo traseiro; e um grupo
                                                              hidráulico composto por motor e bomba na transmissão.
                                                              Esta consiste em um trem epicicloidal automatizado para
                                                              gerenciar a repartição entre as duas energias.
                                                                 O sistema opera em três modos – Ar, Gasolina e Misto
                                                              – com uma transição transparente entre eles. No modo Ar,
                                                              apenas a energia contida no ar comprimido faz o veículo
                                                              avançar. Ao se dilatar, o ar ocupa um espaço cada vez maior
                                                              no reservatório e desloca um volume de óleo correspon-
                                                              dente. O óleo é um vetor de energia que alimenta o motor
                                                              hidráulico acoplado ao trem epicicloidal. O carro então se
                                                              desloca sem consumir gasolina nem emitir CO 2. No modo
                                                              Gasolina, apenas o motor de três cilindros e 1,2 litro movi-
                                                              menta o carro, sendo ideal para uso em velocidade estabi-
                                                              lizada. No modo Misto os motores a gasolina e hidráulico
                                                              funcionam em conjunto, em proporções ajustadas conforme
                                                              a situação, sendo apropriado para acelerações. O reservató-
                                                              rio de energia pode ser recarregado ao desacelerar, pela resis-
                                                              tência à compressão do ar nesse acumulador, ou pelo motor
                                                              a gasolina. A PSA prevê que em uso urbano o modo Ar atue
                                                              em até 80% do tempo.
                                                                 Como opção imediata para oferecer alto desempenho
                                                              em um tipo de veículo desfavorável à eficiência – um utili-
                                                              tário esporte – sem acarretar alta emissão de CO 2, a BMW
                                                              lança o X5 M50d com motor Diesel dotado de três turbo-
                                                              compressores, tão potente que justifica a letra “M” no nome,
           Hibrido sem eletricidade:                          referente aos carros de alto desempenho da marca. À venda
           no sistema Hybrid Air da
           PSA, exposto no 2008 e no
           Citroën C3, o ar comprimido
           move o carro ou ajuda o
           motor de três cilindros



                   Exemplo de potencial do
              diesel, o BMW X5 M50d obtém
                381 cv e 75,5 kgfm do motor
                 de 3,0 litros com três turbos






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