Page 25 - Revista EAA - Edição 62
P. 25
tor elétrico do veículo, e apenas água é expelida por uma Mais simples, mas com interessante potencial, é a pro-
válvula na parte inferior (não há tubo de escapamento). A posta da PSA Peugeot Citroën: o sistema Hybrid Air, apre-
Toyota anuncia autonomia de 700 quilômetros e velocida- sentado em versões de conceito do utilitário esporte 2008
de máxima de 170 km/h. Bastam três minutos para encher e do hatch C3, que auxilia o motor a combustão com ar
os tanques de hidrogênio, como num reabastecimento de comprimido ou mesmo o substitui nas acelerações. Há um
combustível líquido. reservatório de energia com ar comprimido sob a carroceria,
no túnel central; um reservatório de baixa pressão que serve
de vaso de expansão, na altura do eixo traseiro; e um grupo
hidráulico composto por motor e bomba na transmissão.
Esta consiste em um trem epicicloidal automatizado para
gerenciar a repartição entre as duas energias.
O sistema opera em três modos – Ar, Gasolina e Misto
– com uma transição transparente entre eles. No modo Ar,
apenas a energia contida no ar comprimido faz o veículo
avançar. Ao se dilatar, o ar ocupa um espaço cada vez maior
no reservatório e desloca um volume de óleo correspon-
dente. O óleo é um vetor de energia que alimenta o motor
hidráulico acoplado ao trem epicicloidal. O carro então se
desloca sem consumir gasolina nem emitir CO 2. No modo
Gasolina, apenas o motor de três cilindros e 1,2 litro movi-
menta o carro, sendo ideal para uso em velocidade estabi-
lizada. No modo Misto os motores a gasolina e hidráulico
funcionam em conjunto, em proporções ajustadas conforme
a situação, sendo apropriado para acelerações. O reservató-
rio de energia pode ser recarregado ao desacelerar, pela resis-
tência à compressão do ar nesse acumulador, ou pelo motor
a gasolina. A PSA prevê que em uso urbano o modo Ar atue
em até 80% do tempo.
Como opção imediata para oferecer alto desempenho
em um tipo de veículo desfavorável à eficiência – um utili-
tário esporte – sem acarretar alta emissão de CO 2, a BMW
lança o X5 M50d com motor Diesel dotado de três turbo-
compressores, tão potente que justifica a letra “M” no nome,
Hibrido sem eletricidade: referente aos carros de alto desempenho da marca. À venda
no sistema Hybrid Air da
PSA, exposto no 2008 e no
Citroën C3, o ar comprimido
move o carro ou ajuda o
motor de três cilindros
Exemplo de potencial do
diesel, o BMW X5 M50d obtém
381 cv e 75,5 kgfm do motor
de 3,0 litros com três turbos
25
25