Page 32 - Revista EAA - Edição 63
P. 32
ELÉTRICO
de combustível pelo veículo-sombra Painel do motorista no E-Bus na mesma linha e nos mesmos horá-
não foi informado. é semelhante ao dos trólebus rios de trabalho.
Em termos financeiros, o custo (à esq.). A recarga normal das
com energia por tonelada do E-bus foi baterias, feita nos terminais de Emissão de gases
56% inferior ao do sombra. “O relató- ônibus, usa tomada do tipo do efeito estufa
rio aponta que esses dados estão su- plug in e leva até três horas Para o cálculo das emissões de car-
jeitos às flutuações de preços do mer- para ser completada bono, foram considerados o consumo
cado, mas as vantagens do E-bus são médio de diesel do veículo-sombra, a
indiscutíveis. A emissão de poluentes distância total percorrida pelo E-Bus
é zero”, destaca a porta-voz da Eletra. O resultado dos testes mostra ainda que, durante todo o período de testes ope-
sob condições semelhantes, o E-bus apresentou melhor eficiência energética (em racionais e a massa de CO2 emitida
kW•h/km): ele consumiu 72% menos energia para percorrer a mesma distância. em motor de combustão interna.
Entretanto, conforme justificou Kayano, por se tratarem de veículos com capa- Estima-se que, durante todo o pe-
cidades de transporte e pesos diferentes, não é possível fazer uma comparação ríodo de testes, cerca de 46,6 toneladas
direta entre custos por viagem do E-bus e do sombra. de CO2 deixaram de ser lançadas à at-
A tabela abaixo apresenta os principais dados de operação dos dois veículos, mosfera devido ao uso do veículo com
conforme avaliação comparativa realizada no sexto mês de testes operacionais tração elétrica. Além disso, uma quan-
do E-bus. Para esse comparativo foram considerados todos os dias de operação tidade significativa de outros poluen-
tes como CO, HC, NOx e materiais
O E-Bus também particulados deixou de ser emitida dia-
é equipado com riamente com a operação do E-Bus.
um recurso para
recargas rápidas Tecnologia pioneira
das baterias, O protótipo do E-Bus é o único pro-
por meio de um duzido até o momento. A tecnologia
polo instalado das baterias e das estações de recarga
sobre o teto do foi desenvolvida pela MHI. A inter-
veículo, em 5 face entre os dois sistemas foi desen-
min, o veículo volvida pelas engenharias das duas
é abastecido empresas, Eletra e Mitsubishi. Já o
com energia chassi articulado Mercedes-Benz, a
suficiente para carroceria Induscar/Caio e todo o
mais 11 km sistema elétrico de tração, da WEG,
são fabricados no Brasil, semelhantes
32