Page 32 - Revista EAA - Edição 63
P. 32

ELÉTRICO




























           de combustível pelo veículo-sombra   Painel do motorista no E-Bus   na mesma linha e nos mesmos horá-
           não foi informado.                é semelhante ao dos trólebus      rios de trabalho.
             Em termos financeiros, o custo   (à esq.). A recarga normal das
           com energia por tonelada do E-bus foi   baterias, feita nos terminais de   Emissão de gases
           56% inferior ao do sombra. “O relató-  ônibus, usa tomada do tipo   do efeito estufa
           rio aponta que esses dados estão su-  plug in e leva até três horas   Para o cálculo das emissões de car-
           jeitos às flutuações de preços do mer-  para ser completada         bono, foram considerados o consumo
           cado, mas as vantagens do E-bus são                                 médio de diesel do veículo-sombra, a
           indiscutíveis. A emissão de poluentes                               distância total percorrida pelo E-Bus
           é zero”, destaca a porta-voz da Eletra. O resultado dos testes mostra ainda que,   durante todo o período de testes ope-
           sob condições semelhantes, o E-bus apresentou melhor eficiência energética (em   racionais e a massa de CO2 emitida
           kW•h/km): ele consumiu 72% menos energia para percorrer a mesma distância.   em motor de combustão interna.
           Entretanto, conforme justificou Kayano, por se tratarem de veículos com capa-  Estima-se que, durante todo o pe-
           cidades de transporte e pesos diferentes, não é possível fazer uma comparação   ríodo de testes, cerca de 46,6 toneladas
           direta entre custos por viagem do E-bus e do sombra.                de CO2 deixaram de ser lançadas à at-
             A tabela abaixo apresenta os principais dados de operação dos dois veículos,   mosfera devido ao uso do veículo com
           conforme avaliação comparativa realizada no sexto mês de testes operacionais   tração elétrica. Além disso, uma quan-
           do E-bus. Para esse comparativo foram considerados todos os dias de operação   tidade significativa de outros poluen-
                                                                               tes como CO, HC, NOx e materiais
                                                             O E-Bus também    particulados deixou de ser emitida dia-
                                                             é equipado com    riamente com a operação do E-Bus.
                                                             um recurso para
                                                             recargas rápidas   Tecnologia pioneira
                                                             das baterias,     O protótipo do E-Bus é o único pro-
                                                             por meio de um    duzido até o momento. A tecnologia
                                                             polo instalado    das baterias e das estações de recarga
                                                             sobre o teto do   foi desenvolvida pela MHI. A inter-
                                                             veículo, em 5     face entre os dois sistemas foi desen-
                                                             min, o veículo    volvida pelas engenharias das duas
                                                             é abastecido      empresas, Eletra e Mitsubishi. Já o
                                                             com energia       chassi articulado Mercedes-Benz, a
                                                             suficiente para    carroceria Induscar/Caio e todo o
                                                             mais 11 km        sistema elétrico de tração, da WEG,
                                                                               são fabricados no Brasil, semelhantes


           32
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37